Cozinhar amêijoas

Como fazer amêijoas na chapa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer amêijoas na chapa

Não há dúvida que as amêijoas são uns dos frutos do mar mais deliciosos. São muitas as formas de as preparar, mas se o que quer é uma receita simples, de rápida elaboração e que lhe permita desfrutar do sabor autêntico do mar, não há nada melhor do que fazer amêijoas na chapa. São poucos os ingredientes necessários para fazer esta receita e nossa única recomendação para que fique deliciosa, é que as amêijoas estejam bem frescas. Descubra o passo a passo no seguinte artigo de umComo.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer camarão na chapa
Passos a seguir:
1

Para que o resultado final das suas amêijoas na chapa seja o esperado, aconselhamos comprar amêijoas frescas e de boa qualidade. Além disso, o melhor é cozinhar as amêijoas o quanto antes depois de compradas. Se tiver comprado no dia anterior conserve-as na geladeira cobertas com um pano limpo umedecido, assim continuarão em perfeitas condições.

Como fazer amêijoas na chapa - Passo 1
2

Logo antes de preparar as amêijoas na chapa retire-as da geladeira e coloque-as em um recipiente com água fria e um pouco de sal. Deixe de molho por pelo menos 15 a 20 minutos para que soltem todos os restos de areia e resíduos que possam conter em seu interior. Na hora de cozinhá-las, enxágue e escorra bem.

3

Agora é hora de preparar uma espécie de molho leve com azeite, alho e salsinha que servirá para dar sabor às amêijoas e obter uma receita bem mais saborosa. Primeiro, pique um pouco de salsinha com uma faca, deixando-a quanto mais fina melhor, e a seguir faça o mesmo com os dentes de alho. Em um pequeno recipiente, misture ambos os ingredientes e adicione um copinho de azeite de oliva virgem extra, mexa e pronto! Esta preparação é ideal para temperar muitos pratos de carne também, por isso se quiser obter mais detalhes consulte o artigo Como fazer molho de alho e salsinha.

4

Coloque uma frigideira bem ampla no fogo, adicione um pouco de azeite de oliva e quando este estiver bem quente, introduza todas as amêijoas escorridas de forma a que fiquem bem separadas entre elas e não se amontoem. Caso contrário, não cozinharão muito bem. Polvilhe as amêijoas com o molho de azeite, alho e salsinha que preparou previamente, mexa e cubra a frigideira com uma tampa.

5

Basta saltear as amêijoas no fogo por alguns minutos e estarão prontas quando as conchas abrirem, algo que acontecerá muito rápido se forem frescas e de boa qualidade. Depois de abertas, retire a frigideira do fogo e sirva em um prato ou bandeja. Por último você só tem que adicionar , se gostar, umas gotas de suco de limão por cima e suas amêijoas na chapa estarão prontas para degustar. Esperamos que goste!

Como fazer amêijoas na chapa - Passo 5
6

Se quiser descobrir outras receitas diferentes para cozinhar amêijoas, convidamos você a consultar os seguintes artigos da umComo:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer amêijoas na chapa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Emiliana Barnabé
gostaria de ter algumas proposta dos Concelhos de Pombal, caldas da Rainha e Peniche. Grata pela atenção.
1 de 3
Como fazer amêijoas na chapa