Partilhar

Como fazer almôndegas de bacalhau

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer almôndegas de bacalhau

Está cansado de preparar as tradicionais almôndegas de carne moída e não sabe de que forma pode inovar nesta receita? Pois neste artigo de umComo propomos a você uma simples e deliciosa alternativa que com certeza vai adorar: almôndegas de bacalhau. Além disso é uma excelente oportunidade para introduzir em sua dieta este peixe tão rico em ômega 3 e benéfico para a saúde do organismo. Preste atenção ao passo a passo e descubra como fazer almôndegas de bacalhau sem muita complicação.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: 9 pratos de bacalhau para a Páscoa
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro passo para fazer esta receita de almôndegas de bacalhau é dessalgar o bacalhau no caso de não ter comprado este peixe sem a cura que o caracteriza. Para isso, deverá deixar os pedaços de bacalhau de molho entre 24 e 48 horas trocando a água onde está mergulhado pelo menos a cada 8 horas. O melhor é que enquanto tira o sal, o bacalhau permaneça na geladeira em uma temperatura entre 6 e 8º, tentando manter a água bem fria. Depois de pronto, retire da geladeira e coloque os diferentes pedaços sobre um papel de cozinha absorvente para retirar o excesso de água e permitir que o bacalhau seque antes de cozinhar.

Esta é a forma tradicional de dessalgar o bacalhau, mas também pode recorrer a outras igualmente eficientes como a que utiliza um pouco de leite frio. Descubra todos os detalhes deste processo no artigo Truques para dessalgar o bacalhau.

Como fazer almôndegas de bacalhau - Passo 1
2

A seguir, coloque uma panela no fogo, adicione as batatas lavadas e descascadas e o bacalhau, e cubra todos os ingredientes com água para que se cozinhem. Depois de uns 15 minutos, retire o bacalhau e deixe as batatas cozinhando por mais 5 ou 10 minutos. Você pode ver se estão prontas espetando com uma faca para comprovar se estão macias por dentro. Se for assim, retire do fogo e esmague-as muito bem com um garfo.

3

Quando o bacalhau estiver frio, tire a pele e todas as espinhas com muito cuidado para não deixar nenhuma. Depois, desfie o bacalhau em pedaços muito pequenos; o melhor é fazê-lo diretamente com as mãos. Desta forma poderá comprovar também que está completamente livre de espinhas.

4

Coloque em uma tigela ou recipiente as batatas esmagadas e o bacalhau desfiado, misture ambos os ingredientes até os integrar por completo. Bata a gema dos ovos (reserve as claras para mais tarde) com um garfo ou um fuê e adicione o ovo batido na tigela também. Mexa até obter uma massa homogênea que não seja nem muito dura nem excessivamente macia. A seguir, adicione o alho picado, a salsinha picada e a pimenta, e acabe de amassar com as mãos.

Como fazer almôndegas de bacalhau - Passo 4
5

Agora já está pronta a massa para fazer as suas almôndegas de bacalhau. Só tem que ir pegando porções de massa com as mãos levemente umedecidas e ir fazendo bolas para obter todas as almôndegas de bacalhau. Repita este passo até terminar a massa e só terá que fritar para poder provar.

6

Coloque uma frigideira no fogo com um pouco de azeite de oliva e espere esquentar. Enquanto isso, passe as almôndegas pelas claras de ovo reservadas anteriormente e por um pouco de farinha de rosca. Depois, frite as almôndegas até que fiquem bem douradinhas por todos os lados e prontas para servir!

Esperamos que esta receita agrade, e se quiser descobrir outras formas especiais de cozinhar o bacalhau, não hesite em consultar alguns dos seguintes artigos:

Como fazer almôndegas de bacalhau - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer almôndegas de bacalhau, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer almôndegas de bacalhau

O que você achou da receita?

Como fazer almôndegas de bacalhau
1 de 4
Como fazer almôndegas de bacalhau

Voltar ao topo da página