PARTILHAR

Como fazer aletria

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer aletria

Aletria é um macarrão conhecido como "cabelinho de anjo". Usando este ingrediente, é possível fazer uma sobremesa típica da quadra natalícia: Aletria doce. De origem tradicionalmente portuguesa, a aletria doce é uma sobremesa muito gostosa coberta com canela em pó, sendo cozida com leite e raspas de limão. Essa sobremesa preparada com macarrão é servida, tipicamente, no Natal. Contudo, ela pode ser apreciada em qualquer altura e é garantido que vai surpreender quem experimentar. Ficou curioso? Descubra como fazer aletria, lendo essa receita do Chef umComo.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer Pavlova
Passos a seguir:
1

Para fazer aletria, comece por colocar o açúcar e o leite em uma panela. Leve ao fogo médio até começar a ferver.

Como fazer aletria - Passo 1
2

Quando levantar fervura, baixe o fogo e coloque todo o macarrão dentro da panela. Mexa o preparado, em formato de Z, para que o macarrão não grude.

3

Quando verificar que o macarrão está cozido, retire a panela do fogo e junte as gemas batidas. Mexa muito rapidamente para evitar que as gemas cozam.

4

Junte a canela em pau e as raspas de limão para dar mais sabor à sua aletria. Misture tudo muito bem e transfira a mistura para uma travessa.

5

Decore, polvilhando um pouco de canela em pó, e leve a sua sobremesa à geladeira. Espere que esfrie e sua aletria está pronta a comer.

Bom apetite!

Como fazer aletria - Passo 5
6

Dicas

  • A canela em pau, as raspas de limão e a canela em pó são elementos tradicionais desse prato, mas podem ser eliminados da receita se você assim o preferir.
  • Algumas pessoas preferem preparar essa receita com coco ralado ao invés de limão, e leite condensado para substituir a mistura de leite e açúcar. Tudo depende da sua preferência!
7

Agora que já sabe como fazer aletria, confira como preparar outras sobremesas tradicionais portuguesas deliciosas:

Como fazer arroz doce

Como fazer pastel de nata

Como fazer salame de chocolate

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer aletria, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Como fazer aletria
1 de 3
Como fazer aletria

Voltar ao topo da página ↑