Técnicas culinárias

Como fazer conserva de jurubeba

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer conserva de jurubeba

A jurubeba é uma planta comestível que se assemelha à pimenta e possui sabor amargo. Também é medicinal e, por isso, com ela é possível fazer chás, inclusive, para tratar indigestão e problemas do fígado. No entanto, na culinária, o mais comum é consumi-la em conserva. Para quem deseja aprender como fazer conserva de jurubeba pode conferir a seguir as dicas que o umComo.com.br tem para dar a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Como fazer salsicha em conserva
Passos a seguir:
1

A jurubeba é um arbusto que pode chegar aos três metros de altura, conta com espinhos em seus tronco e ramos e os seus frutos são bagas arredondadas com as quais se prepara a conserva. Possui muitos outros nomes semelhantes, como juribeba, jubeba, jurubeba-branca, juvena, jurubeba-verdadeira, entre muitas outras denominações. Depois de colher os frutos, o primeiro passo para fazer conserva de jurubeba é lavar muito bem cada um deles, remover o seu talo e deixá-los de molho por um dia inteiro.

Como fazer conserva de jurubeba - Passo 1
2

É importante lembrar que o fruto deve estar verde, só assim ele é comestível. Na sequência, é preciso ferver na água as bagas da jurubeba várias vezes, em torno de sete vezes, só dessa forma é possível retirar um pouco do seu amargor. Além disso, quanto mais fervida, menos amarga fica a jurubeba. Após a última fervida, é necessário escorrer a água e esperar que os frutos esfriem.

3

Quando as jurubebas estiverem frias, o passo seguinte para fazer a conserva é colocar as bagas em um pote de vidro, que possa ser bem fechado posteriormente, com vinagre até que todas elas fiquem imersas. No vidro é possível acrescentar ainda sal a gosto, um pouco de azeite ou óleo, um dente de alho e uma folha de louro.

4

É necessário que a jurubeba fique curtindo na conserva ao menos dois dias para ser consumida, de preferência, em local arejado e seco. Há quem diga que é melhor esperar um mês para comer a conserva da jurubeba depois de preparada. Além disso, existem receitas diferentes para preparar a conserva de jurubeba, sendo que algumas pessoas substituem o vinagre pelo suco de limão fervido. Outras também acrescentam pimenta à receita da conserva.

Como fazer conserva de jurubeba - Passo 4
5

Há quem garanta ainda que para as jurubebas ficarem menos amargas um truque é ferver os frutos na água com meia colher de chá de sal, meia xícara de vinagre e dois dentes de alho cortados. Sendo que os alhos devem ser acrescidos apenas na última fervida. Já na hora de comer, a jurubeba pode ser consumida como salada, fria junto com os demais alimentos, com arroz, feijão e demais pratos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer conserva de jurubeba, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Michelle
Olá, eu fiz uma conserva só com azeite. Acrescentei cebola, oregano, pimenta calabresa. Tem algum problema não usar vinagre? Obrigada
maria do socorro
posso somente colocar em vinagre sal e guardar.
rodrigo gomes
nao e a melhor forma de faser pois ficara dura e bem amarga mas pode faser sim
1 de 3
Como fazer conserva de jurubeba