Comer sementes

Semente de tomate faz mal?

Semente de tomate faz mal?

O tomate é um fruto que está bastante presente na alimentação dos brasileiros. De modo geral, ele é adicionado a saladas e, quando temperado da maneira correta, o seu sabor fica irresistível. Apesar de muitos nutricionistas afirmarem que ele pode ser bastante benéfico para a saúde, ainda existe uma dúvida: será que a semente de tomate faz mal?

Para responder essa pergunta, o umCOMO preparou um artigo completo sobre o tomate, tendo como base colocações de especialistas da área de nutrição. Saiba que somente esses profissionais possuem bagagem técnica para identificar se um alimento pode ou não afetar o bem-estar e a saúde do indivíduo. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Comer quinoa crua faz mal? Resposta aqui!

Índice

  1. Benefícios de comer tomate
  2. Comer semente de tomate faz mal?
  3. Cuidado básico antes da ingestão do tomate

Benefícios de comer tomate

Antes de descobrir se caroço de tomate faz mal, é importante conhecer os seus benefícios e entender o motivo dele estar presente quase que diariamente na mesa dos brasileiros.

Este fruto, muitas vezes confundido como legume, é rico em vitaminas C, A, K, potássio e licopeno, fazendo com que ele seja um ótimo antioxidante, além de ajudar na prevenção do câncer de próstata e também de mama.

Vale dizer também que o fato dele ser antioxidante faz com que o seu consumo seja benéfico para diminuir as chances de doenças cardiovasculares. Isso acontece porque ele ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis e reduz o colesterol LDL, que é visto pelos especialistas como aquele que pode trazer malefícios para a saúde.

As demais vitaminas citadas anteriormente e presentes no tomate também conseguem trazer outros benefícios, como regular a pressão arterial, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças do fígado e até é capaz de ajudar a controlar o diabetes.

Comer semente de tomate faz mal?

Sabendo de todos os benefícios que o fruto pode trazer, fica difícil acreditar que a semente do tomate pode trazer algum mal, não é mesmo? Vários estudos mostram que o tomate e as sementes não fazem mal, diretamente, para quem o consome. Porém, existem algumas situações que elas realmente podem trazer algum tipo de dano.

Para entender melhor, veja a seguir uma lista com alguns mitos e verdades sobre o consumo do tomate e a sua semente. Será uma ótima forma de tirar algumas dúvidas que podem estar impedindo que este alimento nutritivo faça parte da dieta de algumas pessoas[1].

Tomate faz mal para os rins?

Alguns estudos mostram que alimentos ricos em oxalatos podem aumentar o risco do desenvolvimento de pedras nos rins. O tomate está na lista desses alimentos que possuem o oxalato e alguns especialistas mostram que ele está presente na semente do fruto.

Porém, apesar desses dados, as pedras têm uma tendência maior a serem formadas em pessoas com uma predisposição. Nesses casos, o recomendado é que o consumo de tomate seja reduzido, mesmo sabendo que a quantidade de oxalato presente é pequena. Essa diminuição é vista com uma forma de prevenção.

Aumentam os riscos de a pessoa desenvolver diverticulite?

Assim como o desenvolvimento de pedras nos rins, a diverticulite também entra nas principais dúvidas sobre os possíveis malefícios das sementes do tomate. É bom dizer que é errado dizer que elas fazem com que uma pessoa passe a ter essa doença intestinal.

O que acontece é que as sementes e o tomate podem agravar uma crise de diverticulite. Em situações normalizadas, tanto o tomate quanto a semente podem ser consumidos por pessoas que tenham essa doença.

Causa danos ao pâncreas e vesícula?

Para responder essa pergunta, é bom ressaltar que o tomate é um alimento capaz de estimular a eliminação de algumas toxinas que podem fazer mal para o corpo. Esse fato faz com que seja comprovado que é mentira que a semente do tomate é capaz de fazer mal para o pâncreas ou vesícula.

O estímulo a eliminação dessas toxinas ajuda o pâncreas e a vesícula a trabalharem de uma forma mais saudável, trazendo ainda mais benefícios ao corpo.

Sementes de tomates e apendicite

Talvez essa associação seja a mais inusitada e, apesar de não haver evidência científica, existem algumas situações em que foram possíveis observar essa ligação. Em todo caso, cabe ficar atento aos possíveis sinais que a doença causa.

Se perceber que o consumo de tomate pode estar agravando o problema, o ideal é retirá-lo da alimentação e buscar um médico para que ele possa esclarecer tudo com mais detalhes.

Cuidado básico antes da ingestão do tomate

Para ajudar a absorção dos nutrientes, existe um cuidado básico que deve ser feito antes de colocar o tomate na salada ou em outra receita. O cuidado é bem simples e ele tem a ver com a limpeza do fruto.

A recomendação é que antes de começar a preparar o prato, o tomate deve ser lavado com água e até com um pouco de sal. Isso ajuda a eliminar vestígios de agrotóxicos que ainda possam estar presos na superfície da fruta. Vale lembrar que cada país tem uma regra em relação a esses produtos utilizados no plantio, porém, o consumidor pode realizar essa limpeza como forma de diminuir os danos causados.

Além disso, a compra de tomates orgânicos também pode ajudar bastante aqueles que estão em busca de alimentos saudáveis. Mas, ainda assim é importante verificar por quem e como o tomate está sendo plantado e cultivado.

Desse modo, pode-se concluir que ainda existe um longo caminho de estudo até que se consiga comprovar se a semente de tomete realmente pode trazer danos à saúde. Entretanto, como mostrado anteriormente, alguns fatos mostram que ela pode, realmente, agravar algumas doenças já existentes.

Como cada corpo reage de uma forma, o indicado é que cada pessoa faça uma autoanálise a fim de identificar o que de fato faz bem ou não para o seu corpo. Não se deve esquecer também de sempre contar com a ajuda de um especialista para tirar todas as dúvidas e, caso necessário, modificar a dieta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Semente de tomate faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. Tua Saúde. É verdade que semente de tomate faz mal? Disponível em <https://www.tuasaude.com/semente-de-tomate-mitos-e-verdades/> Acesso em 04 de outubro de 2022.
Bibliografia
  • Tua Saúde. É verdade que semente de tomate faz mal? Disponível em <https://www.tuasaude.com/semente-de-tomate-mitos-e-verdades/> Acesso em 04 de outubro de 2022.
  • Tua Saúde. 12 benefícios do tomate e como consumir. Disponível em <https://www.tuasaude.com/beneficios-do-tomate/> Acesso em 04 de outubro de 2022
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Jorge
A melhor coisa é retirar as sementes antes de consumi-los, assim não tem erro!
A sua avaliação:
Observador
A questão das sementes de tomate é a quantidade: uma salada "abundante" que ai aumenta as chances de ficar sementes na vesícula e inflamar, com recomendação de cirurgia em tempo breve!
Semente de tomate faz mal?