menu
Partilhar

Como saber se a abóbora está estragada?

 
Por Juliana Ribeiro. 14 dezembro 2023
Como saber se a abóbora está estragada?

Existem muitos fatores que podem ajudar a determinar se a abóbora está estragada, como a casca, a textura e até o cheiro, à medida que muda. O que mais chama a atenção é o sabor, que fica amargo. Este é um sinal importante de que a abóbora não está adequada para consumo.

Isso ocorre porque a abóbora produz substâncias químicas chamadas cucurbitacinas, que, quando concentradas em grandes quantidades, produzem a síndrome da abóbora tóxica, que pode causar desconfortos como dores abdominais, diarreia, vômitos, inflamação do fígado, vesícula biliar, rins e pâncreas. Algumas pessoas perdem o cabelo.

Alguns desses sintomas são mais comuns que outros, mas é sempre bom saber quando pode consumir. A seguir, explicaremos no unCOMO como saber se a abóbora está estragada? e quais os sinais de que ela pode estar em mau estado.

Também lhe pode interessar: Como saber se o caldo está estragado

Quando não comer a abóbora

  • Textura áspera na casca: quando a abóbora está boa, a casca é lisa. Por outro lado, se estiver áspera, pode indicar que a abóbora está infestada por alguma praga e não deve ser consumida.
  • Insetos na casca: se notar alguns insetos ou ovos de insetos na casca, como larvas de moscas, pode ser que esteja podre por dentro e, portanto, deve ser descartada imediatamente.
  • Marcas e pontos moles: às vezes, podem ser vistos como uma espécie de arranhões na superfície da abóbora, o que faz com que ela fique com partes moles. Isto acontece quando os vegetais estão estragados e também não é aconselhável consumi-los neste caso.
  • Descolorida ou com manchas: se a abóbora não for fresca, com boa cor, mas sim desbotada, ou apresentar manchas marrons, pode estar em decomposição.
  • Mau cheiro: se houver cheiro de podre, pode ser devido à presença de vermes, mofo ou insetos, por isso não deve ser consumida.
  • Sem caule: quando o caule se solta, a abóbora pode estar ruim, pois a função do caule é proteger o vegetal, principalmente naquela área sensível.
  • Seu peso: as abóboras saudáveis ​​​​podem pesar meio quilo, e se pesarem menos podem não ser adequadas para consumo.
  • O sabor é amargo: seu sabor costuma ser um pouco doce ou neutro, quando está em condição de consumo. Mas, se o sabor dela for amargo é porque contém substâncias tóxicas e o melhor, nesses casos, é descartar da abóbora imediatamente.

Neste outro artigo você vai aprender Como congelar abóbora.

Como saber se a abóbora está estragada? - Quando não comer a abóbora

Como saber se abóbora está boa

  • Observe detalhadamente a casca: você deve comprar aquelas abóboras que não tenham estufamentos ou partes moles. As melhores abóboras não têm casca muito fina, mas sim resistentes.
  • Compre quando tiverem caule: além de ter caule, deve estar seco e amarelo. Quando está verde, indica que não amadureceu, por isso não estará macia nem doce.
  • Aroma neutro: a abóbora não deve cheirar mau se for saudável. Cheirar a abóbora é algo sempre recomendado.
Como saber se a abóbora está estragada? - Como saber se abóbora está boa

Quanto tempo duram as abóboras?

  • Quanto à duração, quando cortadas, podem durar apenas 3 ou 5 dias sem se decompor. Algumas podem durar 2 semanas, mas isso é raro, pois tudo depende da luz solar e do clima.
  • Deve-se sempre prestar atenção na casca da abóbora, pois ela costuma ser grossa para protegê-la e, quando ela se quebra em algum lado, podem entrar fungos ou bactérias, acabando por se decompor por dentro.
  • Quanto às abóboras inteiras, estas são colhidas nos meses de setembro e outubro. Aquelas que são saudáveis ​​podem durar muitos meses, se armazenadas adequadamente.
  • Por fim, o mais importante é que, se a abóbora estiver própria para consumo, a pessoa poderá obter muitos benefícios, já que esse alimento é indicado até mesmo para pessoas que sofrem de diabetes e precisam manter os níveis de glicose estáveis.
  • Além disso, as suas sementes também são nutritivas, protegem o sistema nervoso, contribuem para um bom sistema imunitário e previnem resfriados, por isso o consumo de abóboras é altamente aconselhável para todos, inclusive para as crianças.

Agora que você aprendeu como saber se a abóbora está estragada, descubra Como cultivar abóbora.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a abóbora está estragada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se a abóbora está estragada?
1 de 3
Como saber se a abóbora está estragada?

Voltar ao topo da página