Partilhar

Qual é a diferença entre compota e geleia

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 24 julho 2019
Qual é a diferença entre compota e geleia

Existem alimentos muito parecidos entre eles que com frequência não sabemos distinguir ou se realmente existem diferenças entre eles. Isto é o que acontece com as compotas e as geleias, pois são muitas as pessoas que não têm claro se realmente são coisas diferentes ou se tratam de duas formas de designar um mesmo produto. Se quer saber qual é a diferença entre compota e geleia, não perca este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como fazer compota de limão

Compota

A compota é feita a partir de frutas inteiras, cortadas em pedaços ou trituradas que se cozinham com açúcar para conseguir uma espécie de purê que pode ou não conter pedaços de fruta, mas a sua consistência será mais líquida ou semilíquida.

É necessário que o conteúdo de fruta seja pelo menos de 30% em relação ao produto final, enquanto que, se esta porcentagem for superior a 50%, já poderá ser considerada uma compota extra.

Pode ver aqui algumas das nossas receitas de compotas:

Qual é a diferença entre compota e geleia - Compota

Geleia

A geleia prepara-se com a polpa das frutas cozidas em calda e, portanto, contém maior quantidade de açúcar do que as compotas. A textura da geleia é mais gelatinosa pelo fato de conter água na mistura.

Quanto ao conteúdo mínimo de fruta, deverá ser de 35% e de 45% para a extra. Pode ver como se preparam algumas das mais comuns nos nossos artigos:

Qual é a diferença entre compota e geleia - Geleia

Diferenças entre compota e geleia

Desta forma, o que diferencia de fato a compota da geleia é o seguinte:

  • Método de preparação;
  • Quantidade de fruta mínima;
  • Quantidade de açúcar;
  • Textura ou consistência final.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre compota e geleia, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Qual é a diferença entre compota e geleia
1 de 3
Qual é a diferença entre compota e geleia

Voltar ao topo da página