Como fazer compota de laranja
As laranjas são a fruta por excelência em caso de resfriado, devido ao seu alto conteúdo em vitamina C. O seu consumo em forma natural ou em sucos, e até mesmo em geléias e doces (apesar de seu alto conteúdo em açúcar que pede um pouco mais de precaução), é um excelente alimento para o café da manhã ou inclusive para sobremesas.
Vai precisar de:
- Laranjas
- Água
- Açúcar
Passos a seguir:
Cortam-se as laranjas em rodelas finas, sem descascar e separando as sementes que devem ser guardadas em um pedaço de gaze.
As rodelas de laranja devem ficar de molho durante 48 horas em água fria, que deverá ser renovada de manhã e de noite.
Depois deste tempo, colocam-se para cozinhar em uma grande quantidade de água levemente salgada, até ficarem moles e transparentes, e então devem ser colocadas para escorrer em uma peneira.
Prepara-se uma calda com água e a relação da metade do peso das laranjas em açúcar, e quando este caldo estiver fervendo por 10 minutos mais ou menos, jogam-se as rodelas de laranja e as sementinhas dentro da gaze em formato de trouxa.
Deixa-se ferver durante mais 30 minutos, retira-se a trouxa de gaze e coloca-se o doce em potes, tampando imediatamente.
Conserva-se o doce de laranja em potes de vidro em lugares secos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer compota de laranja, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.
Conselhos
- Depois de aberto um pote de compota de laranja consumir o mais cedo possível.