menu
Partilhar

Como conservar compotas

Como conservar compotas
Imagem: enbuenasmanos.com

Depois de fazer compotas caseiras, o mais útil é mantê-la em conserva para que possamos utilizá-la quando quisermos. O processo para conservar compotas é muito simples e neste artigo de umComo mostramos como seguindo passos bem fáceis. Descubra como conservar compotas para que dure o tempo que desejar.

Também lhe pode interessar: Como fazer compota de laranja
Passos a seguir:
1

Os frascos de vidro são os mais adequados na hora de conservar compotas. Pode reutilizar frascos de outras conservas, mas para isso deverá se assegurar de que tanto os frascos como as tampas se encontram em perfeito estado. Um frasco mal fechado, uma tampa oxidada ou uma borracha em mau estado poderiam fazer perder a sua compota.

2

Um truque para saber se seus frascos reutilizados são válidos é enchê-los de água, fechá-los e colocá-los de boca para baixo e de lado. Deixe-o sobre uma folha de jornal durante a noite, e se pela manhã o jornal estiver úmido, não o utilize, já que significa que as tampas não fecham bem.

3

O passo seguinte que deve dar é esterilizar tanto frascos como tampas. Ferva os frascos separados das tampas em água limpa durante uns 15 minutos. Desta forma se assegurará de que não fica nenhum resto de conservas anteriores ou cheiros.

Como conservar compotas - Passo 3
Imagem: recetin.com
4

Assegure-se de secar perfeitamente frascos e tampas uma vez que estejam esterilizados.

5

Com a geleia ainda morna, encha os frascos aos poucos para que não se formem bolhas de ar. A compota deverá chegar até à borda do frasco, mas sem transbordar.

Como conservar compotas - Passo 5
Imagem: elcocinicas.com
6

Coloque a tampa, ainda quente depois de sua esterilização, e se certifique de fechar bem. Ponha os frascos de boca para baixo até que esfriem. O alto conteúdo de açúcar das compotas faz com que não seja necessário nenhum processo de pasteurização para conservá-las.

7

Quando os frascos estiverem frios, vire-os e certifique-se de que as tampas ficam para baixo, com forma côncava, o que significa que o esvaziamento se fez corretamente. Etiquete os frascos com a data de embalagem e guarde em um lugar seco, fresco e protegido da luz. Pronto! Assim conseguirá conservar sua compota de forma adequada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar compotas, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Madalena Crespo
Parabéns, ótima receita de compota de tomate e ótimas dicas também...
Vou fazer 😋
A sua avaliação:
Fernanda Araújo
Excelente
A sua avaliação:
ELENICE MARQUES
Gostei dessa materia, pretendo fazer o teste, obrigada!!!
Editor umComo.com.br
Oi Elenice! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando o umCOMO!

Como conservar compotas
Imagem: enbuenasmanos.com
Imagem: recetin.com
Imagem: elcocinicas.com
1 de 3
Como conservar compotas

Voltar ao topo da página