Sobremesas para crianças

Como fazer compota de maçã

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 26 janeiro 2021
Como fazer compota de maçã
Imagem: peroleando.com

A maçã é uma fruta que conta com múltiplas propriedades benéficas para a nossa saúde, entre as quais se destacam a anti-inflamatória e antidiarreica. Se você é apaixonado por confeitarias provavelmente já viu que muitas bolos contam com um leve brilho que, além de melhorar a apresentação, contribui com um toque de sabor. Isto se consegue mediante a compota de maçã, a qual, também, pode ser usada para rechear doces, cupcakes, etc. Assim, ao mesmo tempo em que decora suas sobremesas favoritas, aproveita de suas múltiplas propriedades. Se quiser saber como fazer compota de maçã, não perca este artigo de umComo.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer compota de pera

Passos a seguir:

1

O primeiro que faremos será preparar os ingredientes. Para fazer a compota só precisará da casca das maçãs e os corações, o resto pode reservar para preparar outra sobremesa. É melhor utilizar maçãs verdes por seu alto conteúdo em pectina, mas, se só tem vermelhas, também pode fazer a compota. A quantidade de água dependerá do total de compota que queiramos obter. Da quantidade de açúcar falaremos nos seguintes passos.

2

Pegue uma caçarola ou panela, acrescente as cascas e corações da maçã, cubra-as com água e cozinhe em fogo médio até que ferva. Quando atingir o ponto de ebulição, baixe para fogo lento e deixe até que as partes das maçãs amoleçam. Quando estejam macias, apague o fogo.

Como fazer compota de maçã - Passo 2
Imagem: petittempledelpatissier.com
3

Agora, deverá coar a água. Faça diretamente sobre outra panela ou caçarola, pois precisamos do caldo para elaborar a compota de maçã. Para extrair toda a água possível, amasse os corações e cascas com a ajuda de uma espátula ou colher.

4

É o momento de acrescentar o açúcar. Para isso, deve medir a quantidade de água obtida já que a proporção é de 600 g de açúcar para cada litro de caldo. Assim, se tiver 500 ml de água, precisará de 300 g açúcar, por exemplo.

5

Coloque o açúcar na água, misture com uma colher e volte a esquentá-lo em fogo médio até que ferva. Se você notar que a água se torna marrom, não se preocupe, é normal. Conforme vai cozinhando irá adquirindo um tom dourado e translúcido. Quando tiver esta cor e uma textura espessa, a compota de maçã estará pronta. Retire do fogo e deixe esfriar.

Como fazer compota de maçã - Passo 5
Imagem: eldelantalrojocereza.com
6

Pegue potes com fechamento hermético e esterilize-os se não o fez previamente. Verta a compota neles quando tiverem esfriado um pouco, feche e reserve na geladeira até ao momento de utilizar. E pronto! Preparar compota de maçã caseira é uma tarefa realmente simples que permitirá a você dar a seus bolos um toque diferente e delicioso. Se desejar, pode coar antes de introduzi-la nos potes.

Como fazer compota de maçã - Passo 6
Imagem: mundorecetas.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer compota de maçã, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
Imagem: peroleando.com
Imagem: petittempledelpatissier.com
Imagem: eldelantalrojocereza.com
Imagem: mundorecetas.com
1 de 4
Como fazer compota de maçã