Reduzir calorias

Quais são os alimentos com menos calorias

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os alimentos com menos calorias

Com certeza que muitas vezes você já pensou em ter uma vida mais saudável, verdade? Manter uma dieta equilibrada ao mesmo tempo que pratica exercício é uma das melhores fórmulas para conseguir seu objetivo. No entanto, existe uma série de alimentos pobres em calorias que deve incorporar ao seu menu para evitar que as gorduras se acumulem.

Em umComo indicamos quais são os alimentos com menos calorias que terá que acrescentar à dieta para ter uma alimentação equilibrada e livre de gorduras saturadas. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Alimentos com calorias negativas

Índice

  1. Verduras e legumes
  2. Os peixes com menos calorias
  3. As carnes com menos calorias
  4. As frutas com poucas calorias
  5. Recomendações

Verduras e legumes

As verduras e legumes são alimentos com uma composição elevada de água, motivo pelo qual são ideais para usar em receitas com poucas calorias e perfeitas para sua dieta.

As verduras com menos calorias são as seguintes:

  • Pepino: Esta verdura contém apenas 16 calorias por cada 100 gramas.
  • Alface: A alface também deve ser um ingrediente essencial em sua dieta pois existem apenas 20 calorias por cada 100 gramas deste produto.
  • Abobrinha: Contém 23 calorias por cada 100 gramas. É uma verdura composta de 96% de água e contém ainda uma grande quantidade de nutrientes como vitamina C, B3 e A.
  • Tomate: Assim como no caso da abobrinha, os tomates têm apenas 23 calorias/100 gramas. O tomate ainda possui vitaminas C, E e A.
  • Aspargos: contêm 25 calorias por cada 100 gramas devido ao alto teor de água; além disso os aspargos contêm propriedades diuréticas e antioxidantes.
  • Cogumelos: Seu valor calórico é de 33 calorias por cada 100 gramas, portanto, também é um aliado das dietas.
  • Alcachofra: Esta verdura também é um ingrediente perfeito para sua dieta pois contém apenas 44 calorias/100 gramas.
Quais são os alimentos com menos calorias - Verduras e legumes

Os peixes com menos calorias

Se quer saber quais são os alimentos com menos calorias não se esqueça do peixe, uma grande fonte de proteínas ideal para ter um estilo de vida saudável. Entre todos os tipos de peixe que existem, em umComo indicamos a você quais são os que menos calorias contêm e, portanto, os melhores para sua alimentação.

  • Mexilhão: É o fruto do mar com menos calorias já que só consumimos 60 por cada 100 gramas ingeridas. Aproveite os mexilhões!
  • Camarão: este fruto do mar é perfeito para introduzir à alimentação já que contém apenas 88 calorias por cada 100 gramas.
  • Merluza: É o peixe com menos calorias já que contém somente 70 calorias por cada 100 gramas.
  • Bacalhau: É um peixe muito leve e que só contêm 76 calorias/100 gramas, portanto, é perfeito para sua dieta pobre em calorias.

Uma sugestão: para dar sabor ao peixe de uma forma saudável e pobre em calorias o melhor é optar por jogar um pouco de limão ao invés de usar molhos ou azeites.

Quais são os alimentos com menos calorias - Os peixes com menos calorias

As carnes com menos calorias

As proteínas que obtemos das carnes também podem ser mais ou menos ideais para nossa dieta dependendo do número de calorias que possuem. Em umComo queremos revelar a você quais são os alimentos com menos calorias, por isso informamos sobre o conteúdo calórico das carnes por cada 100 gramas.

  • Peru: é a carne com menos calorias, pois contém apenas 120 calorias por cada 100 gramas.
  • Frango: também é um dos ingredientes principais em qualquer tipo de dieta pois por cada 100 gramas de frango você consome apenas 160 calorias.
  • Coelho: a carne do coelho também é pobre em calorias já que existem 162 por cada 100 gramas.
  • Vaca: também costuma ser uma carne introduzida nas dietas, mas com menos frequência do que as outras; ao comer 100 gramas de carne de vaca ingere-se 175 calorias.
Quais são os alimentos com menos calorias - As carnes com menos calorias

As frutas com poucas calorias

A dieta mediterrânea promove uma alimentação onde as frutas e as verduras não devem faltar, no entanto existem algumas frutas recomendadas para uma alimentação com menos calorias.

  • Melancia: por causa do seu alto conteúdo de água, a melancia é a fruta com menos calorias pois por cada 100 gramas, toma-se apenas 15 calorias.
  • Morango: também é uma fruta ideal para sua dieta porque contém apenas 27 calorias por cada 100 gramas.
  • Pêssego: é outro aliado das dietas já que contém apenas 30 calorias por cada 100 gramas.
  • Melão: é mais uma entre as melhores frutas para acrescentar à sua dieta pois só tem 30 calorias por cada 100 gramas.

No seguinte artigo de umComo você poderá saber Quais são as frutas que menos engordam.

Quais são os alimentos com menos calorias - As frutas com poucas calorias

Recomendações

Se quer começar a ter uma vida saudável, além de elaborar um plano de alimentação pobre em calorias é recomendável que acompanhe sua dieta com exercícios diários; no seguinte artigo oferecemos alguns truques para queimar calorias rapidamente.

Antes de modificar qualquer hábito de vida é recomendável consultar um especialista para elaborar um menu equilibrado e fazer um acompanhamento personalizado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os alimentos com menos calorias, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Quais são os alimentos com menos calorias