Partilhar

Alimentos com calorias negativas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos com calorias negativas

Existem alguns alimentos específicos que gastam mais calorias para serem processados pelo nosso sistema digestivo do que possuem quando os comemos. Estes alimentos são conhecidos como calorias negativas, e ainda que o termo não seja exatamente correto pois não existem alimentos sem calorias, o resultado calórico da sua ingestão e sua digestão é negativo, ou seja, você queima mais do que come. Para esclarecer as suas dúvidas a respeito, neste artigo de umComo vamos revelar quais são os alimentos com calorias negativas.

Também lhe pode interessar: Quais são os alimentos com menos calorias

O que são as calorias negativas

Antes de mais nada devemos esclarecer que todos os alimentos têm calorias, portanto, quando falamos de calorias negativas estamos nos referindo ao resultado final. A seguir, esclarecemos para você.

Quando você come um produto, o trabalho que o sistema digestivo deve fazer para processar e transformá-lo em energia requer uma quantidade de calorias que deve queimar para poder fazer direito este trabalho. Existe uma série de alimentos com menos calorias do que as que seu organismo precisará para assimilar esse ingrediente, e estes são conhecidos como alimentos com calorias negativas.

Portanto, o termo "calorias negativas" refere-se ao saldo energético negativo resultante de ingerir um alimento concreto. São só alguns ingredientes que têm este poder, por isso se quer comer sem engordar, é muito bom conhecer quais são eles e incorporá-los em sua dieta.

Alimentos com calorias negativas - O que são as calorias negativas

Lista de alimentos com calorias negativas

Depois de esclarecer o conceito, vamos detalhar quais são os alimentos com calorias negativas. Antes de mais nada devemos esclarecer que para desfrutar de uma vida saudável e perder peso não pode basear toda a sua alimentação nestes produtos; prefira uma dieta equilibrada e pobre em gorduras e incorpore estes ingredientes em alguma refeição. Desta forma você trará ao seu corpo os nutrientes essenciais sem exagerar nas calorias.

Os alimentos com calorias negativas são:

  • Alcachofra, aipo, abóbora, couve-flor, aspargo, funcho, pimentão, beterraba, abobrinha, maçã, abacaxi, melancia, alho, brócoli, cebola, endívia, espinafre, alface, pepino, cenoura, mirtilo, melão e toronja.

Estes ingredientes que acabamos de detalhar precisam de aproximadamente o dobro de calorias do que possuem para serem digeridas. Como exemplo: a cada 100 gramas de aspargos, que contêm 17 calorias, o seu organismo gastará 30 calorias (13 a mais) para poder processar o alimento, portanto, podemos dizer que o aspargo tem -13 calorias fazendo a subtração do que toma e do que queima.

Alimentos com calorias negativas - Lista de alimentos com calorias negativas

Receitas de alimentos com calorias negativas

É importante lembrar que não deve centrar a sua dieta na ingestão única destes alimentos pois o corpo precisa de calorias para poder funcionar e ter energia para queimar durante todo o dia. Por isso, para emagrecer e desfrutar de uma vida saudável você pode adicionar algumas receitas com calorias negativas mas nunca centrar toda a sua alimentação nelas, pois poderia chegar a ficar doente.

A seguir damos algumas ideias de pratos com calorias negativas que pode tomar em alguma refeição:

  • Alcachofras com alho: ambos ingredientes fazem parte da lista anterior, por isso é um prato perfeito para emagrecer.
  • Salada de alface com aipo, cebola, pepino e cenoura.
  • Caldo pronto com cenoura, aipo, alho e cebola.
  • Suco natural de melão ou de melancia.
Alimentos com calorias negativas - Receitas de alimentos com calorias negativas
Imagem: donnapinha.com.br

Emagreça de forma saudável

Ainda que queira perder peso, lembre-se que a saúde é o primeiro e que as medidas tomadas para conseguir emagrecer devem estar de acordo com as suas necessidades reais, com o seu corpo e com os seus hábitos. Viver saudavelmente não consiste em fazer dieta de vez em quando e depois voltar aos maus hábitos alimentares pois, assim, só conseguirá engordar e emagrecer durante a sua vida toda.

O ideal é entender as necessidades do seu corpo e a forma de se alimentar saudavelmente para poder desfrutar da comida sem engordar. Levando este aspecto em consideração, daremos algumas dicas básicas para desfrutar de uma vida mais saudável e pobre em calorias:

  • Coma 5 vezes por dia: é importante que não pule nenhuma das refeições para que o seu corpo acelere seu metabolismo e evite chegar às principais refeições com muita fome.
  • Lanchinhos saudáveis: aposte na fruta, aveia ou iogurtes desnatados nos momentos em que a fome apertar.
  • Beba muita água: recomenda-se o consumo diário de 1,5 litros ou 2 litros de água para ajudar o seu corpo a eliminar toxinas e a depurar o organismo.
  • Reduza o consumo de carboidratos e coma mais proteínas: já que os carboidratos têm um alto conteúdo de açúcares que, se não forem queimados imediatamente, acaba, se convertendo em gorduras saturadas.
  • Jantares leves: é imprescindível que trate a comida com coerência, pois ela trabalha como se fosse a "gasolina" do nosso corpo para poder viver; por isso, à noite, se vai dormir não tem que se encher de calorias. Prefira verduras e proteínas pobres em gorduras que tirarão a fome sem quase trazer calorias.
  • Pratique exercício: é de extrema importância que mantenha o seu corpo em forma e queime calorias de forma habitual. Além disso, o esporte funciona perfeitamente para evitar doenças cardiovasculares que podem aparecer com o tempo. Neste artigo contamos a você como o esporte beneficia a saúde.
Alimentos com calorias negativas - Emagreça de forma saudável

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos com calorias negativas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Alimentos com calorias negativas

O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos com calorias negativas
Imagem: donnapinha.com.br
1 de 5
Alimentos com calorias negativas

Voltar ao topo da página