Manter os alimentos saudáveis

Quanto tempo o peixe pode ficar no congelador?

Quanto tempo o peixe pode ficar no congelador?

Se você quer consumir alimentos dias, semanas ou até meses depois de comprá-los, é fundamental saber a melhor forma de congelar cada um deles para que se conservem em bom estado. Dessa forma, você vai poder seguir desfrutando do sabor e da textura sem risco de sofrer intoxicações.

Quando falamos sobre peixes, o melhor é sempre consumi-los frescos, pois a qualidade da carne e o sabor são muito mais apreciados nessas condições. Porém, nem sempre é possível consumir o peixe logo após comprá-lo. Quer saber como congelar peixe e mantê-lo nas melhores condições até o momento do preparo? Quanto tempo o peixe pode ficar no congelador? Vamos te explicar, aqui no umCOMO, as melhores formas de congelar peixe em casa e tudo o que você precisa saber para evitar o parasita anisakis e demais intoxicações.

Índice

  1. Como congelar peixe inteiro passo a passo
  2. Como congelar peixe em pedaços passo a passo
  3. Pode congelar peixe empanado com farinha?
  4. Quanto tempo o peixe pode ficar no congelador?
  5. Por quanto congelar o peixe para evitar o anisakis?
  6. Outras dicas para congelar peixe

Como congelar peixe inteiro passo a passo

Para saber como congelar peixe fresco corretamente se a sua intenção é cozinhá-lo daqui a um tempo, você deve seguir estritamente essas dicas para consumi-lo com segurança e sem risco de deixá-lo estragado:

  1. Congele o peixe o mais rápido possível depois que chegar em casa.
  2. Limpe o peixe antes do congelamento. Limpe os restos de sangue e remova todas as escamas, assim como as tripas caso isso não tenha sido feito na peixaria.
  3. Tire a umidade do peixe. Para isso, use papel absorvente para secá-lo antes de colocá-lo no freezer.
  4. Regule a temperatura do congelador para ter certeza de que ele está ajustado na mais recomendada na hora de congelar peixes: -18 oC.
  5. Coloque o peixe em uma sacola plástica, em um Tupperware ou em qualquer outro recipiente com fecho hermético que esteja apto para congelar alimentos. Caso você use sacolas sem fecho, poderá fechá-las com um clipe de plástico.
  6. Anote o tipo do peixe e a data em que ele foi congelado para que você controle o tempo.
  7. Guarde o peixe na gaveta superior o freezer, pois é a parte mais fria e mais adequada para congelar esse tipo de alimento.

Com esse passo a passo você poderá congelar, por exemplo, o atum vermelho ou qualquer outro tipo de peixe inteiro. O método é especialmente útil se você quiser cozinhar o peixe ao forno.

Para conhecer mais métodos de congelamento para outros alimentos, te convidamos a fazer uma visita no nosso guia completo sobre como congelar alimentos.

Como congelar peixe em pedaços passo a passo

Por conta da praticidade ou por falta de espaço, pode ser que para você seja mais fácil congelar o peixe em pedaços. Além disso, a grande vantagem de congelar o peixe em pedaços é que você pode descongelá-lo de acordo com as porções que vai consumir. Dessa forma, você evita de descongelar o peixe mais de uma vez, o que com o risco de perder as qualidades nutricionais do alimento.

Para cortá-lo em pedaços, lembre-se da maneira que você deseja cozinhá-lo mais tarde: fatiado, filé ou outros cortes. Com isso em mente, basta seguir estas etapas para congelar o peixe adequadamente:

  1. Congele o peixe assim que chegar em casa, da mesma forma que você faria caso ele estivesse inteiro.
  2. Limpe o peixe e seque-o.
  3. Pique o peixe usando o corte desejado. Esse método será ideal se você planeja cozinhar o peixe grelhado, seja ele um linguado, pescada branca, robalo ou outro.
  4. Guarde os pedaços de peixe em sacos plásticos ou Tupperwares. Feche-os bem e coloque-os no freezer na mesma temperatura indicada no método anterior.

Preservar ao máximo a frescura dos alimentos que vêm do mar é sempre um desafio.

Quanto tempo o peixe pode ficar no congelador? - Como congelar peixe em pedaços passo a passo

Pode congelar peixe empanado com farinha?

Tanto o peixe fresco quanto o peixe empanado com farinha podem ser congelados para consumo futuro. Em muitos supermercados, você pode comprar esse peixe já congelado, mas você também pode empanar um pedaço fresco de peixe e deixar para congelá-lo em casa. Uma vez empanado, você pode congelá-lo usando qualquer um dos métodos sugeridos acima.

As dúvidas sobre quais tipos de peixe podem ser congelados são muito comuns, mas a resposta é bastante simples: todos os peixes podem ser congelados, mas quanto mais rápido você o fizer, além de controlar bem as datas, melhor - e mais fácil de evitar qualquer tipo de intoxicação.

Quanto tempo o peixe pode ficar no congelador?

Um aspecto importante a se considerar é o tempo que o peixe pode passar no freezer antes que ele estrague. Nem todos os peixes têm a mesma durabilidade, por isso é necessário saber com antecedência se ele é do tipo branco ou azul.

Os peixes brancos podem ser congelados por um período de 6 meses, mas os peixes azuis duram até 3 meses. Ao contrário dos primeiros, os peixes azuis contêm mais gordura, que oxidam mais rápido. Desse modo, o tempo para consumi-los também acaba sendo reduzido.

Por quanto congelar o peixe para evitar o anisakis?

O anisakis é um parasita que costuma habitar o sistema digestivo dos peixes, e pode ser transmitido aos seres humanos através do consumo de peixes infectados. Mesmo que você compre peixe fresco para consumo imediato, é aconselhável congelá-lo previamente para evitar o anisakis.

Depois de limpar o peixe, tiras suas tripas e remover o sangue, você deve congelá-lo por um período que pode variar entre 24 e 48 horas, em uma temperatura de -20 °C. Segundo a Organização de Consumidores e Usuários (OCU)[1], você pode manter o peixe no congelador por até 5 dias antes de cozinhá-lo.

Lembre-se de que só será necessário seguir esse processo quando você for consumir peixe cru ou defumado. Nos casos em que você planeja grelhar, fritar ou cozinhar, você não precisa se preocupar com o anisakis, pois as altas temperaturas são responsáveis ​​pela eliminação do parasita.

Quanto tempo o peixe pode ficar no congelador? - Por quanto congelar o peixe para evitar o anisakis?

Outras dicas para congelar peixe

Agora que você já sabe que é possível congelar todo tipo de peixe, como o atum, é importante que você considera as seguintes dicas para sanar outras dúvidas sobre como congelar peixe:

  • Assim como para congelar, também é importante seguir cuidados importantes no descongelamento. Para isso, leia o post que explica como descongelar peixe corretamente.
  • O peixe descongelado pode ser congelado desde que você o tenha cozinhado anteriormente. Caso contrário, você não poderá fazer isso de novo.
  • Lave muito bem as mãos e mantenha sempre limpa a área onde você irá mexer no peixe limpo antes de congelá-lo. As bactérias nos peixes não morrem quando ele é congelado: são desativadas e reativadas na hora do descongelamento.
  • Anote sempre a data do congelamento e o tipo de peixe (branco ou azul) para que você possa controlar o tempo no qual é permitido deixá-lo no congelador.
  • Se você suspeita que o peixe que você comprou já foi previamente congelado, não volte a congelá-lo em casa.
  • Se por algum motivo você não conseguiu colocar o peixe para congelar rapidamente após chegar em casa, ou simplesmente demorou muito para ir para casa, não o congele. Nesses casos, o peixe ficou tempo demais exposto à temperatura ambiente, e já perdeu a capacidade de congelar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo o peixe pode ficar no congelador?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. OCU (2019). Anisakis, cuándo es necesario congelar el pescado. Publicado por OCU. Disponível em: <https://www.ocu.org/alimentacion/seguridad-alimentaria/noticias/congelacion-anisakis-pescado/>. Acesso em 11 de maio de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Antonio Luis Alves de Sena
Muito útil essa matéria. Gratidão!
A sua avaliação:
Isabel Ribeiro Souza luiz
O peixe pode ficar 2 meses no freezer?
1 de 3
Quanto tempo o peixe pode ficar no congelador?