Quais legumes podem ser congelados

Quais legumes podem ser congelados

Congelar alimentos é uma forma prática e simples não só de aumentar a durabilidade dos alimentos como também de facilitar o consumo de refeições caseiras em vários dias da semana, o que é especialmente útil a quem trabalha fora de casa. No entanto, na hora de congelar alimentos, inclusive, vegetais, é comum surgir dúvidas sobre quais deles podem entrar no congelador. Para saber quais legumes podem ser congelados confira as informações reunidas pelo umComo.com.br a respeito desse assunto.

Passos a seguir:
1

Praticamente todos os legumes podem ser congelados, com exceção de alguns, por isso, não existe mistério na hora de colocar no congelador os vegetais para aumentar a sua durabilidade e facilitar as refeições no dia a dia. No entanto, existe a recomendação de que todos eles sejam cozidos antes de irem para o refrigerador, sendo que conforme o tipo de alimento pode ser ainda indicado que ela seja picado e/ou passe pelo processo chamado de branqueamento. Isso consiste em fazer com que o vegetal passe por um choque término para ajudar a manter as suas propriedades mesmo depois de ser descongelado.

2

Dessa forma, na lista de legumes que podem ser congelados estão a abóbora, a abobrinha, o alho, a berinjela, a cebola, o chuchu, a couve-flor, a ervilha, a moranga, o milho, a pimenta, o pimentão, o quiabo, o repolho e a vagem. Por outro lado, não é indicado o congelamento de legumes como nabo, pepino e rabanete, uma vez que se eles forem para o congelador vão perder a sua textura e firmeza, deixando a desejar para o paladar ao serem consumidos. Há também as verduras que podem e não podem ser congeladas.

3

A maioria das verduras não é recomenda congelar, nesse caso, a exceção é para as variedades que podem ir ao congelador, como é o caso do brócolis. Além disso, seguindo a técnica do branqueamento e seguindo os demais cuidados necessários é possível ainda congelar a acelga, a couve, o coentro, a hortelã, o manjericão, a cebolinha e salsa. Já as verduras que não são indicadas para o congelamento por praticamente todas as pessoas, considerando que existem opiniões diversas sobre o assunto, são o salsão, a alface, o agrião, a rúcula, o almeirão, a alcachofra, o aspargo, a chicória e o espinafre.

4

Mesmo o tomate sendo uma fruta cabe aqui lembrar que é outro alimento que não deve ser congelado, pois como os demais, ele perde a sua textura e firmeza ao ser exposto às baixas temperaturas. No entanto, uma alternativa é preparar um molho de tomate e, aí sim, congelá-lo. Quanto às raízes, elas também podem ser congeladas, sendo essencial o seu cozimento anterior. Como são alimentos ricos em amido, se não forem cozidos antes poderão se tornar molengas, esfarelarem e escurecerem, já que absorvem muita água. Isso acontece principalmente com a batata. Outras raízes que podem ser congeladas desde que cozidas antes são: a batata-doce, a beterraba, a cenoura, o inhame, a mandioca, entre outras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais legumes podem ser congelados, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.