Outros Preparação e apresentação da comida

O que é um brunch?

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 10 março 2022
O que é um brunch?

Nos últimos tempos, uma certa palavra tem se tornado cada vez mais popular nas hashtags das redes sociais: o brunch. Mas afinal, do que se trata essa palavra? O que é um brunch? O brunch nada mais é do que uma refeição servida em um horário que funcione como um meio termo entre café da manhã e almoço. O costume de comer em um horário intermediário ainda não é tão comum no Brasil, mas vem ganhando cada vez mais adeptos graças às redes sociais e a adoção de tendências internacionais.

Para sanar sua curiosidade e te ajudar a entender de uma vez por todas o significado de brunch, aqui no umCOMO preparamos um artigo cheio de informação. Depois de ler, você vai saber o que é um brunch, as origens desta tradição, em que horário ele é feito e algumas dicas de cardápio para organizar um evento como esse. Não deixe de conferir!

Também lhe pode interessar: O que é cozinhar a vácuo

Índice

  1. O que é um brunch
  2. Origem do brunch
  3. Brunch: horário
  4. Cardápio de brunch
  5. Receitas de brunch

O que é um brunch

Se você quer saber a resposta para a pergunta o que significa brunch, veio ao lugar certo. “Brunch” é uma palavra em inglês que se originou da junção de dois outros termos: breakfast e lunch. Essa informação já entrega do que se trata o significado da palavra. Afinal, em tradução livre para o português, breakfast e lunch significam café da manhã e almoço.

Sendo assim, se você quer saber o que é brunch, se refere ao termo utilizado para a refeição que acontece em um horário intermediário entre as duas refeições. Por conta disso, no brunch costumam ser servidos pratos que poderiam tanto ser comidos no café da manhã quanto no almoço. A ideia é que aquela será a primeira refeição do dia, e como ela estará valendo por duas, precisa ser farta e nutritiva para saciar a fome até o jantar.

Mas hoje, o significado de brunch já ultrapassou o de uma simples refeição. O brunch se tornou sinônimo de evento social, uma oportunidade para reunir amigos e familiares e aproveitar uma refeição farta na manhã de domingo, por exemplo, quando é possível acordar mais tarde.

Origem do brunch

Agora que você já sabe o que é um brunch, certamente gostará de conhecer as origens do brunch. Apesar de incertas, o melhor palpite dos historiadores é que a tradição nasceu na Inglaterra no final dos anos 1800. A lenda popular é de que essa palavra era utilizada para definir a refeição tardia no sábado ou domingo das pessoas que saíam para farrear na sexta ou sábado à noite e por isso acordavam tarde no dia seguinte e precisavam de uma refeição robusta para se alimentar e continuar no ânimo de festa.

Mas o costume realmente foi popularizado pelos norte-americanos nos anos 1930, com a ascensão da indústria cinematográfica em Hollywood. Desde então, a tradição foi ganhando espaço no cotidiano dos estadunidenses até se popularizar internacionalmente. Nos últimos anos, esse costume vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e promete ter chegado para ficar, sendo inclusive figurinha carimbada no cardápio de muitos restaurantes e cafeterias.

Brunch: horário

Qual o horário do brunch? Novamente, não há uma resposta exata para essa pergunta. Mas em geral, o brunch é uma refeição que costuma ser servida entre 11h e 12h e que pode se estender até no máximo às 15h ou 16h.

É comum encontrar brunches que são verdadeiros eventos gastronômicos, organizados no formato de buffet. Assim, o anfitrião arruma uma mesa variada com diversas opções para que os convidados possam ir se servindo ao longo do dia.

Cardápio de brunch

O que servir em um brunch? Fazer um cardápio de brunch não é uma tarefa tão complicada. Em geral, no evento é comum servir pratos que poderiam ser comidos em um café da manhã convencional, mas que levam um toque especial para tornar a refeição diferente.

Algumas das preparações mais comuns para servir em um brunch são:

  • Pães variados (croissants, brichoes, multigrãos);
  • Donuts;
  • Queijos e frios diversos;
  • Geleias e patês com e sem carne;
  • Quiches;
  • Saladas;
  • Tortas salgadas;
  • Bolos;
  • Tortas doces;
  • Bacon;
  • Ovos em várias formas de preparo (mexidos, em forma de omelete, eggs benedict, fritatas);
  • Panquecas;
  • Waffles;
  • Crepes;
  • Biscoitos;
  • Canapés, entre vários outros.

Também é comum encontrar opções de carne, já que a refeição também substitui o almoço. Salmão grelhado, atum, peito de frango estão entre as ideias mais comuns. Para opções mais saudáveis, vale apostar em frutas, iogurte e granola. E se você quiser dar um toque brasileiro ao brunch, por que não apostar em tapioca, cuzcuz e pão de queijo, por exemplo? Todos são alimentos que caem muito bem no brunch.

Como o brunch atualmente já se tornou um verdadeiro evento social, é muito comum encontrar opções de bebidas alcoólicas, principalmente coquetéis como Mimosas e Bloody Marys. Também é importante servir o tradicional café com leite e opções sem álcool ou cafeína como sucos de frutas, água saborizada, chás gelados, etc.

Leia também: Como fazer omelete

Receitas de brunch

Se você precisar de uma forcinha no preparo de algumas das opções do cardápio de brunch, oferecemos duas receitas que estão entre as mais tradicionais quando a pergunta é o que servir em um brunch.

Eggs Benedict

Ingredientes:

  • 100g de manteiga
  • 1 gema de ovo
  • ½ colher de sopa de vinagre
  • Sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de preparo:

Derreta a manteiga no micro-ondas e reserve. Em seguida, ferva cerca de dois dedos de água em uma panela em fogo médio. Junte a gema e o vinagre em um recipiente e mexa para incorporar. Depois, adicione uma colher de sopa da água fervida à mistura e continue a bater. Encaixe o recipiente acima da panela com água fervendo para fazer um banho-maria. Continue batendo até que a misture espume, e em seguida adicione a manteiga derretida sem parar de mexer. Quando a mistura estiver encorpada, pode desligar o fogo e temperar com sal e pimenta-do-reino à gosto.

Avocado toast

Ingredientes:

  • 1 fatia de pão de forma branco ou integral
  • ½ abacate fatiado
  • 1 colher de chá de azeite
  • 1 colher de chá de suco de limão fresco
  • Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo:

Comece amassando o abacate com um garfo. O ponto vai depender do seu gosto pessoal: ele pode ficar mais encorpado e cheio de pedaços ou se transformar em uma pasta. Misture o abacate amassado com azeite e o suco de limão. Toste o pão em uma frigideira e coloque o abacate batido em cima. Polvilhe com sal, pimenta e outros temperos à sua escolha. Se quiser, vale adicionar tomate e cebola roxa para dar um toque especial.

Se gostou do nosso artigo sobre o que é um brunch, você também pode se interessar por Como fazer um café da manhã inglês.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um brunch?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Bibliografia
  • LOVE & LEMONS. 60 best brunch recipes. Disponível em: <https://www.loveandlemons.com/brunch-recipes/> Acesso em: 01 de março de 2022
  • CASA VOGUE. A diferença entre café da manhã e brunch. Disponível em: <https://casavogue.globo.com/LazerCultura/Comida-bebida/noticia/2015/08/diferenca-entre-cafe-da-manha-e-brunch.html> Acesso em: 01 de março de 2022
  • RESTAURANTS ALL ACCOR. What is brunch? Disponível em: <https://restaurantsandbars.accor.com/en/article/brunch-around-the-world-2> Acesso em: 01 de março de 2022

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que é um brunch?