O que é a cozinha em baixa temperatura
São muitas as técnicas culinárias que existem hoje em dia para preparar alimentos, seja em casa ou a nível de restauração. Uma das mais recentes é a cozinha em baixas temperaturas, a qual pode ser realizada com a ajuda de bolsas a vácuo, ainda que também se possa cozinhar sem elas. Para saber em que consiste este método de cocção e suas vantagens, em umComo.com.br te explicamos o que é a cozinha em baixa temperatura.
O que entendemos por cozinha em baixa temperatura
A cozinha em baixa temperatura pode ser definida como o processo de cocção em que a temperatura de cocção é próxima à temperatura desejada. Para isso, podem ser empregadas fontes de calor de baixa intensidade nos alimentos com o objetivo de cozinhar durante períodos mais prolongados.
Neste tipo de cocção, é necessário dispor de uma tecnologia que nos garanta um controle preciso de temperatura de cocção e umidade.
Como se cozinha em baixa temperatura
Pode ser feito de duas maneiras:
- Com bolsas a vácuo : favorecem a segurança alimentar e reduzem o encolhimento.
- Sem bolsas a vácuo: é importante controlar o grau de umidade para que os alimentos não sequem e diminuam muito.
Que vantagens tem a cozinha em baixa temperatura
Através da cocção em baixa temperatura, conseguimos resultados diferentes aos de outras técnicas culinárias. Alguns dos benefícios dos resultados de cozinhar em baixas temperaturas são:
- Evitar a perda de líquidos e a desidratação e ressecamento dos produtos.
- Alimentos com sabores mais contrastados.
- Texturas mais suaves, comparadas com as dos métodos tradicionais de maior temperatura e menos tempo.
- Os aromas mantêm-se muito mais.
- A baixa temperatura ajuda a digerir melhor os alimentos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a cozinha em baixa temperatura, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.