Outros Preparação e apresentação da comida

O que é mise en place

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 10 abril 2023
O que é mise en place

Você já ouviu falar em mise en place? Se você costuma assistir a programas de culinária como Master Chef, é provável que você já tenha escutado o termo de origem francesa. Se você já ouviu, mas não sabe o que significa está no lugar certo.

Hoje no umCOMO vamos te explicar o que é mise en place e como fazê-lo na hora de preparar uma receita, seja cozinhando profissionalmente ou de forma amadora na sua casa. Acompanhe o artigo para aprender tudo!

Também lhe pode interessar: O que é um brunch?

Índice

  1. O que significa mise en place
  2. Por que é importante fazer mise en place
  3. Como fazer mise en place
  4. Importância do mise en place no ambiente profissional
  5. Mise en place garante agilidade

O que significa mise en place

O termo mise en place é de origem francesa e significa "colocar em ordem" ou "fazer a disposição". Na cozinha mise en place é o ato de organizar todos os ingredientes que você precisa para preparar uma receita antes de iniciar o processo.

Ou seja, antes de começar a cozinhar, você deve separar tudo o que vai ser usado, nas quantidades corretas, além de picar, cortar, descascar e fatiar o que for necessário antes do início do processo de preparação.

Por que é importante fazer mise en place

Sabe quando você vai fazer aquele bolo que está sonhando comer e chega no meio da receita e descobre que não tem a quantidade de ovos suficientes? Aí você tem que abandonar a receita ou descer para ir ao supermercado? Pois é, se você tivesse feito o mise en place, isso não teria acontecido.

Além de saber que você tem tudo o que você precisa antes de começar a receita, o mise en place também garante que o processo de cozinhar seja mais tranquilo e prazeroso, já que toda a sua dedicação fica a cargo da preparação da receita e não é preciso se preocupar em parar para cortar, picar, separar, descascar, procurar, etc.

Como fazer mise en place

Agora que você já sabe o que é mise en place e como ele te ajuda na hora de cozinhar, tá na hora de saber como você vai fazer a própria Ana Maria Braga na sua casa e preparar uma receita digna de passar embaixo da mesa fazendo um bom mise en place.

1. Leia a receita com atenção

Caso você tenha a receita impressa, melhor. Veja quais são os ingredientes necessários e as respectivas quantidades e vá separando os itens. Depois, leia o passo a passo do preparo para ver quais são os utensílios que você vai precisar, ou seja, formas, tipos de canecas para medidas, fouet, espátula, etc, e separe tudo também.

2. Limpe, descasque, fatie

Uma vez munido de todos os ingredientes e utensílios necessários, é hora de separar as quantidades, limpar tudo o que seja necessário, fatiar o que tem que ser fatiado, picar o que tem que ser picado, etc.

3. Separe tudo em recipientes

Claro que, provavelmente, em nossa casa não teremos milhares de recipientes de louça iguais como no programa da Ana Maria ou Master Chef, mas, aqui, o importante não é a beleza, sim a organização. Por isso, coloque cada ingrediente em um recipiente individual e disponha-os sobre a superfície na qual você vai preparar a receita, para deixar tudo à mão.

4. Comece a preparação

Agora, com tudo separado, organizado e colocado no lugar é hora de preparar a receita e desfrutar da facilidade que é cozinhar com um bom mise en place.

O que é mise en place - Como fazer mise en place

Importância do mise en place no ambiente profissional

Não é só nos programas de televisão ou em casa que fazer um bom mise en place é fundamental para o curso correto da preparação de uma receita. Em restaurantes ele é fundamental, não só para haver mais agilidade na hora de preparar os pratos que os clientes estão esperando, como também para garantir que nada vá faltar.

Afinal, é uma situação bem chata quando você vai a um restaurante desejando comer algo específico e te dizem que o prato que você escolheu não será possível de ser preparado porque o restaurante não tem todos os ingredientes necessários.

Além disso, o mise en place não serve somente para a preparação de pratos, mas também para uma boa colocação de mesa. O mise en place é extremamente importante na mesa posta, pois te ajuda a colocar cada item em seu lugar para facilitar que o cliente faça a refeição usando os devidos utensílios.

O que é mise en place - Importância do mise en place no ambiente profissional

Mise en place garante agilidade

Se você ainda não se convenceu que fazer mise en place pode ser uma boa ideia, pense na agilidade que proporciona. Já parou para pensar em quanto tempo demora para montarem um sanduíche no Subway para você ou entregarem a sua massa no Spoleto?

Ambos estabelecimentos utilizam o mise en place para preparar a sua refeiçãoe por isso ela está na sua frente tão rápido! Eles colocam todos os ingredientes dipostos e já picados e sabem de cabeça as quantidades corretas para cada preparação.

E, por falar em Subway, se você quiser saber como preparar um cookie igual ao deles, veja também nosso outro artigo.

Conta para a gente nos comentários, você vai fazer mise en place na hora de cozinhar na sua casa?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é mise en place, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que é mise en place