Como saber se a salsicha está estragada
Se há embutido que valha a pena comer é a salsicha. Fácil de cozinhar e vai bem com tudo. No caso dos estudantes universitários, principalmente os que não sabem cozinhar, torna-se um alimento indispensável à sua alimentação, fazendo quase parte da dieta diária. Seja frita, cozida, grelhada, assada, fatiada, picada, de conserva, fresca, não há quem não goste de uma boa salsicha, principalmente se for dia de churrasco. Mas, e se eu acabar por esquecer das salsichas na geladeira? Como saber se a salsicha está estragada? Na continuação deste artigo do umComo nós explicamos.
Salsicha é feita de Carne
Como quase todo o embutido a salsicha é feita de carne, que em contato com o meio ambiente vai perdendo as suas propriedades conservadoras e ficando infetada com bactérias que vão consumindo e apodrecendo a carne. Um dos elementos a ter em conta é a cor da salsicha. Se começar a notar que ela está ficando meio cinzenta, ou com pedaços de bolor o melhor é colocar direto no lixo.
Atente a validade na embalagem
Se comprou salsicha de conserva ou em pacote, procure na lata ou no frasco a data de validade, aquela mítica frase de "consumir de preferência antes de". Verifique a data e faça as contas. Se tiver guardado fechada na geladeira, provavelmente ainda irá estar boa dois ou três dias depois da data limite. No entanto, se abriu a lata ou o frasco e depois colocou na geladeira, essa validade já não vale a pena. Isso porque assim que abriu, as bactérias presentes no ar foram entrando em contato com a carne da salsicha e se alimentando. Se comprou salsicha fresca e ainda sobrou, o melhor é colocar uma marca ou um papel com o dia em que ela foi comprada. Assim quando for buscar pode facilmente fazer as contas e verificar se ela ainda está dentro da validade.
O cheiro azedo
Um dos efeitos resultantes dessa invasão de bactérias é o cheiro azedo e nauseabundo que começa a sair das salsichas. As bactérias estão se alimentando da carne e libertando gases. Mesmo que tenha tapado o frasco a contaminação está feita. Sim, é certo que vai atrasar um pouco mas nada feito, se não consumir em dois três dias pode dizer adeus às salsichas.
A viscosidade aparente
Se a salsicha começar a parecer viscosa, como uma espécie de gosma, se desfazendo facilmente então é certo que está estragada. Pode mandar embora, porque nem para dar aos animais ela serve mais. Nesses casos não convém arriscar porque a intoxicação por carne estragada dá efeitos nefastos ao seu organismo.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a salsicha está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.