Fazer conservas

De que é feita a salsicha

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 24 julho 2019
De que é feita a salsicha

Elas existem em todo o lado, de vários tamanhos e muitos sabores. Estou falando da salsicha. Nos EUA é dos produtos mais consumidos através dos seus famosos "hotdogs" mas na verdade a sua criação é creditada aos alemães. Ela tem várias classificações conforme a carne que leva e a forma como é processada. Contudo a salsicha faz parte do cotidiano principalmente do mundo ocidental onde se tornou das conservas mais consumidas. No entanto, para muitas pessoas ainda restam dúvidas quanto ao que leva a salsicha, principalmente depois de declarações de Bismarck (Alemanha) no século XIX, em que admitia que o melhor era não saber como eram feitas as salsichas. Se quer saber de que é feita a salsicha continue lendo este artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: O que é sabor umami

Índice

  1. Carnes pouco nobres
  2. Temperando as Salsichas
  3. Processo de Fabrico
  4. Outras salsichas

Carnes pouco nobres

Na verdade a salsicha dependendo da sua classificação é feita de carne bovina e suína. No caso da salsicha normal, utilizada na maioria das conservas e refeições (hotdog) ela por vezes leva uma adição de aparas de frango. Nos EUA, a fabricação das salsichas é feita através da utilização de aparas de carne bovina, suína, peru ou frango. Mas afinal o que são aparas? Bem, aparas é tudo o que não são carnes nobres, ou seja, são os restos das carnes cortadas para outros propósitos. Aqui fica a lista:

  • Tecidos gordurosos;
  • Carne da cabeça;
  • Patas de animais;
  • Aparas musculares de baixa qualidade;
  • Pele animal;
  • Sangue;
  • Fígado;
  • E outros produtos comestíveis resultantes do abate.
De que é feita a salsicha - Carnes pouco nobres

Temperando as Salsichas

Além dessas aparas resultantes dos restos da produção de outros produtos, as salsichas levam na sua composição: sal e outros temperos, tais como alho, cebola, pimentas em pó e outras especiarias conforme o mercado para onde se dirige a fabricação.

São incluídos também os chamados extensores, que vão ajudar à fusão entre a água e a gordura. Falamos da proteína de soja, amidos e carragena. São também acrescentados aditivos, como o fosfato e o nitrito de sódio para aumentar a durabilidade das salsichas.

De que é feita a salsicha - Temperando as Salsichas

Processo de Fabrico

A carne não nobre é colocada para ser triturada, tal como a máquina de fazer carne picada. O resultado é colocado numa máquina de misturar, e aí se adiciona a água, o sal, as aparas de frango, normalmente já em pó, os temperos exclusivos de cada local e também os aditivos, além do xarope de milho. No final vai ficar uma massa que vai ser injetada em tubos de celulose com o tamanho próprio que retiram o ar. A salsicha fica assim com o formato desse tubo, pronta para ser lavada e levada para o pré-cozimento, uma espécie de banho-maria, a fim de serem eliminadas as bactérias que poderiam danificar o produto. Depois de pré-cozidas, sofrem um banho de água fria e finalmente passam por um descascador para retirarem os tubos de celulose e por fim embalarem as salsichas.

Algumas salsichas, chamadas frescas, usam os intestinos higienizados dos animais como invólucros, nesse caso não são retirados.

De que é feita a salsicha - Processo de Fabrico

Outras salsichas

Existem mais tipos de salsichas, algumas delas feitas com carne de qualidade superior, mas essas normalmente são feitas e consumidas no imediato, enquanto que as salsichas normais de hotdog estão preparadas para ficarem em conserva durante algum tempo. Depois temos o caso da mortadela, do salame e outras salsichas frescas e cozidas como a boerewors e a mettwurst.

De que é feita a salsicha - Outras salsichas

Se pretende ler mais artigos parecidos a De que é feita a salsicha, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
De que é feita a salsicha