De que é feita a salsicha

De que é feita a salsicha

Elas existem em todo o lado, de vários tamanhos e muitos sabores. Estou falando da salsicha. Nos EUA é dos produtos mais consumidos através dos seus famosos "hotdogs" mas na verdade a sua criação é creditada aos alemães. Ela tem várias classificações conforme a carne que leva e a forma como é processada. Contudo a salsicha faz parte do cotidiano principalmente do mundo ocidental onde se tornou das conservas mais consumidas. No entanto, para muitas pessoas ainda restam dúvidas quanto ao que leva a salsicha, principalmente depois de declarações de Bismarck (Alemanha) no século XIX, em que admitia que o melhor era não saber como eram feitas as salsichas. Se quer saber de que é feita a salsicha continue lendo este artigo do umComo.

Carnes pouco nobres

Na verdade a salsicha dependendo da sua classificação é feita de carne bovina e suína. No caso da salsicha normal, utilizada na maioria das conservas e refeições (hotdog) ela por vezes leva uma adição de aparas de frango. Nos EUA, a fabricação das salsichas é feita através da utilização de aparas de carne bovina, suína, peru ou frango. Mas afinal o que são aparas? Bem, aparas é tudo o que não são carnes nobres, ou seja, são os restos das carnes cortadas para outros propósitos. Aqui fica a lista:

  • Tecidos gordurosos;
  • Carne da cabeça;
  • Patas de animais;
  • Aparas musculares de baixa qualidade;
  • Pele animal;
  • Sangue;
  • Fígado;
  • E outros produtos comestíveis resultantes do abate.

Temperando as Salsichas

Além dessas aparas resultantes dos restos da produção de outros produtos, as salsichas levam na sua composição: sal e outros temperos, tais como alho, cebola, pimentas em pó e outras especiarias conforme o mercado para onde se dirige a fabricação.

São incluídos também os chamados extensores, que vão ajudar à fusão entre a água e a gordura. Falamos da proteína de soja, amidos e carragena. São também acrescentados aditivos, como o fosfato e o nitrito de sódio para aumentar a durabilidade das salsichas.

Processo de Fabrico

A carne não nobre é colocada para ser triturada, tal como a máquina de fazer carne picada. O resultado é colocado numa máquina de misturar, e aí se adiciona a água, o sal, as aparas de frango, normalmente já em pó, os temperos exclusivos de cada local e também os aditivos, além do xarope de milho. No final vai ficar uma massa que vai ser injetada em tubos de celulose com o tamanho próprio que retiram o ar. A salsicha fica assim com o formato desse tubo, pronta para ser lavada e levada para o pré-cozimento, uma espécie de banho-maria, a fim de serem eliminadas as bactérias que poderiam danificar o produto. Depois de pré-cozidas, sofrem um banho de água fria e finalmente passam por um descascador para retirarem os tubos de celulose e por fim embalarem as salsichas.

Algumas salsichas, chamadas frescas, usam os intestinos higienizados dos animais como invólucros, nesse caso não são retirados.

Outras salsichas

Existem mais tipos de salsichas, algumas delas feitas com carne de qualidade superior, mas essas normalmente são feitas e consumidas no imediato, enquanto que as salsichas normais de hotdog estão preparadas para ficarem em conserva durante algum tempo. Depois temos o caso da mortadela, do salame e outras salsichas frescas e cozidas como a boerewors e a mettwurst.

Se pretende ler mais artigos parecidos a De que é feita a salsicha, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.