Mel

Mel vence?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 23 agosto 2022
Mel vence?

O mel é um daqueles produtos que costumamos ter em casa mas que consumimos pouco a pouco, tal como o sal, o açúcar ou o arroz. É por isso que este tipo de potes e conservas geralmente permanecem em nossas despensas por um longo período de tempo. Portanto, é normal perguntar: mel vence? No umCOMO, queremos responder a esta pergunta para que você possa saber tudo sobre a data de validade apropriada do mel e como detectar se ele ainda está em boas condições. Anote!

Também lhe pode interessar: Como substituir o açúcar por mel

Índice

  1. Validade do mel
  2. Mel estraga com o tempo?
  3. Como saber se o mel venceu

Validade do mel

Uma das perguntas mais frequentes quando falamos de mel é a seguinte: o mel vence? De acordo com os regulamentos de consumo, todos os produtos devem ter uma data de consumo preferencial ou uma data de validade, mas essas datas não significam a mesma coisa.

Enquanto o prazo de validade está relacionado à segurança e, portanto, por meio dele desaconselha-se o consumo de um alimento quando essa data for ultrapassada, a data de consumo preferencial está relacionada à qualidade, ou seja, a partir dessa data programada o produto pode perder propriedades, portanto, sua durabilidade dependerá do próprio alimento e de suas condições de armazenamento.

Mel vence?

Nesse sentido, podemos estabelecer que o mel tem uma data de consumo preferencial, mas não uma data de validade, portanto, determina-se que o mel não vence. No entanto, é aconselhável consumi-lo preferencialmente antes de 2 anos de sua colheita, para obter todas as suas propriedades e continuar consumindo mel de qualidade.

A questão agora seria: podemos consumir mel após a data de consumo preferencial? A resposta é sim, embora tendo sempre em conta que após este período o produto pode sofrer alterações que podem afetar o seu estado ideal de consumo, tornando-se um mel de qualidade inferior.

Mel estraga com o tempo?

Como vimos, a data de consumo preferencial do mel é de 2 anos após a sua colheita e embora o mel não vença, estes são os anos em que terá a melhor qualidade quando consumido. Tal como acontece com a maioria dos produtos, nem todos resistem à passagem do tempo e, pouco a pouco, deterioram-se em maior ou menor grau. No caso do mel, esta deterioração é muito lenta devido à sua composição, razão pela qual é mais resistente que outros alimentos.

O que explica sua durabilidade? Basicamente fatores como o baixo percentual de água que contém (entre 17 e 18%), o que dificulta a proliferação de microrganismos. O segundo fator que complica o desenvolvimento de bactérias nocivas é o pH do mel, que é ácido. E, por último, os compostos antimicrobianos do mel, como compostos fenólicos ou peróxido de carbono, que possuem propriedades antifúngicas e antibacterianas, evitando que o mel se deteriore excessivamente ao longo do tempo.

Embora o mel seja um produto muito resistente ao tempo, é certo que ao longo dos anos pode sofrer alterações organolépticas e físico-químicas, como alterações da acidez e umidade, que podem levar à perda da qualidade do mel. Portanto, considera-se que após 3 anos, o mel não está mais em um estado ideal para consumo. No entanto, a durabilidade do mel pode variar dependendo de suas condições de armazenamento.

Como conservar o mel

Para que o mel dure muito mais, é preciso conhecer os melhores métodos para conservá-lo corretamente, pois esses fatores podem influenciar na perda da qualidade do alimento. Nesse sentido, é aconselhável seguir estas dicas:

  • Evite que o mel fique em contato com o exterior.
  • Feche muito bem o pote de mel, para que fique hermeticamente vedado.
  • Armazene o mel em locais secos, evitando umidade.
  • Não guarde o mel em temperaturas muito altas ou na geladeira. O ideal é armazená-lo em temperatura ambiente e longe de fontes de calor.
Mel vence? - Mel estraga com o tempo?

Como saber se o mel venceu

Como apontamos anteriormente, o mel não vence, mas pode sofrer mudanças que alteram sua qualidade ideal para consumo. Mas como saber se o mel está estragado? A resposta está basicamente em sua aparência.

Se o mel não for conservado adequadamente, pode perder eficácia, qualidade e adquirir uma aparência ruim. Se você perceber que o mel escureceu, isso pode ser um indicador de que não está em boas condições.

O mel contém HFM, um composto natural presente devido aos altos teores de açúcar, água e acidez. Caso as quantidades de HFM variem, devido à exposição a condições e fatores adversos, isso pode afetar sua qualidade. Ou seja, se o HFM for menor, o mel vai virar açúcar, secar e escurecer, perdendo consistência e propriedades.

No caso do mel adulterado, por exemplo reduzido com água, é provável que estrague rapidamente, pois a água é um fator que potencializa o aparecimento de bactérias e outros microrganismos. Para verificar, você pode colocar uma colher de sopa de mel em um papel absorvente e removê-lo. Se houver marcas ou o papel estiver rasgado, significa que está adulterado, pois o mel natural não deixa vestígios.

Agora que você sabe que o mel não vence, mas tem uma data de consumo preferencial, recomendamos que você leia sobre Como saber se o mel é puro e Como usar o mel para cicatrizar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mel vence?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Mel vence?