Frutas Secas

Como secar as frutas em rodelas para decorar minha casa

Como secar as frutas em rodelas para decorar minha casa

Secar fruta em casa é uma tarefa muito fácil, e permite que o resultado seja exatamente o desejado: formar uma guirlanda de rodelas de abacaxi e de pera, ou um chamativo centro de mesa com rodelas de laranjas e limões. Também é uma forma de aproveitar o excesso de fruta da temporada, que se poderia estragar. Ainda que muitos tipos de fruta possam ser secos seguindo as mesmas técnicas que para a secagem de flores (ao ar livre e com gel de sílica), também se obterão bons resultados secando no forno ou com um desidratador de alimentos. Em umComo.com.br explicamos-lhe como secar frutas em rodelas para decorar sua casa com um resultado perfeito e muito atraente.

Vai precisar de:
  • Fruta
  • Faca Afiada
  • Tábua de cortar
  • Pano de cozinha ou guardanapos de papel
  • Bandeja de forno
  • Papel pergaminho
  • Papel normal
  • Selador acrílico transparente em spray
  • Sumo de limão (opcional)
  • Sal (opcional)
Também lhe pode interessar: Como secar figos
Passos a seguir:
1

Com um faca afiada, corte a fruta em rodelas de 6 mm sobre uma tábua. Exceto para os cítricos, misture 500 ml de sumo de limão com uma colher de sopa de sal e deixe macerar a fruta nesta solução durante um minuto para não adquirir uma cor marrom.

Como secar as frutas em rodelas para decorar minha casa - Passo 1
2

Seque delicadamente todas as rodelas com um pano de cozinha ou com um guardanapo de papel, dando pequenos golpes. Forre a bandeja de forno com papel pergaminho e distribua em cima as rodelas de fruta, formando uma única camada.

Como secar as frutas em rodelas para decorar minha casa - Passo 2
3

Ligue o forno na temperatura mínima. Asse as rodelas de fruta até que estejam secas, mas flexíveis; pode demorar várias horas. Verifique o estado da fruta a cada 20 ou 30 minutos para não queimarem, e vire-a de vez em quando.

Como secar as frutas em rodelas para decorar minha casa - Passo 3
4

Quando a fruta estiver pronta, tire da bandeja e deixe à parte para que esfrie e fique crocante. Estenda as rodelas já frias sobre um pedaço de papel e borrife por cima um selador acrílico transparente para evitar que absorvam a umidade.

Como secar as frutas em rodelas para decorar minha casa - Passo 4
5

A fruta seca pode servir para criar complementos para o lar muito atraentes e, frequentemente aromáticos. Pode ser utilizada sozinha ou acompanhada de materiais florais, formando guirlandas e coroas.

Espero que este artigo tenha sido de seu interesse e que tenha sido útil. Se você tiver alguma ideia para melhorá-lo não hesite em nos deixar um comentário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar as frutas em rodelas para decorar minha casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Umas rodelas de laranjas secas dispostas em fileiras com ramos de canela intercalados dão um chamativo toque final em um pot-pourri de cítricos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Maria de Lourdes Veiga Gonçales Alberto
Achei maravilhoso o seu modo de explicar , as ideias . Obrigada por compartilhar , e gostaria de mais ideias. Beijinhos e obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Maria de Lourdes! Que bom ler comentários como o seu. Continue acompanhando o umCOMO :)
joana leytte
fruta não mé enfeite nem brinquedo! procure uma decoradora kkkkk
ildete dos santos
muito interessante gostaria de mais ideias
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ildete, que bom saber isso! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
1 de 5
Como secar as frutas em rodelas para decorar minha casa