Frutas Secas

Como secar abóboras

Como secar abóboras

Quando chega a temporada das abóboras, podemos saborear os muitos pratos que este versátil alimento nos proporciona. Cremes, molhos, bolos, doces e muitas outras alternativas são possíveis usando como ingrediente principal a abóbora. Além de podermos utilizá-las como elementos decorativos para dar um toque diferente à nossa casa. Se a ideia lhe agrada, em umComo.com.br, explicamos como secar abóboras e obter o resultado desejado.

 

Também lhe pode interessar: Como secar figos

Passos a seguir:

1

Escolha as abóboras que estejam maduras. Tenha em conta que precisará de pelo menos três centímetros de talo para secar as abóboras, pois é através desta área que a planta eliminará a umidade. Este aspecto é especialmente importante se planeja cortar a abóbora diretamente da planta.

Além disso, observe que, quanto menor for a abóbora, mais rapidamente ela secará, pois costuma ser um alimento que leva tempo para ficar completamente seco.

Como secar abóboras - Passo 1
2

Lave muito bem a abóbora para eliminar todos os restos de sujeira e terra existentes. Este processo deve ser realizado com água morna e sabão. Não tenha medo de danificá-la, sua casca é muito dura e resistente.

Ao terminar, mergulhe a abóbora em uma mistura com um pouco de água sanitária (uma tampa, por exemplo) e água quente, e deixe repousar ali durante 20 minutos, lavando-a em seguida pela última vez com água fria.

3

Escolha um ponto de sua residência que conte com uma boa circulação de ar e que, de preferência, receba sol. Ainda que possa secar a abóbora no exterior, há o risco de que os insetos e pragas a ataquem, de forma que o melhor talvez seja fazê-lo dentro de casa. Todas as semanas, a abóbora deverá ser virada para deixar exposta aquela parte que está apoiada.

Como secar abóboras - Passo 3
4

Outra boa alternativa é como se faz com os cogumelos, pendurar a abóbora em alguma estrutura resistente e deixá-la secando. O bom desta técnica é que ela secará de forma uniforme, sem necessidade de virá-la.

Como secar abóboras - Passo 4
5

As abóboras podem demorar várias semanas para secar, tudo dependerá de seu tamanho. Será fácil identificar quando ela estiver seca no solo não só por sua aparência e cor mais apagada, como também porque estará mais leve e oca por dentro. Na maior parte dos casos, poderá escutar as sementes ao agitar a abóbora, como se fosse uma espécie de maracá.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar abóboras, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Juliana de Almeida Gonçalves
Bom dia.
Gostaria de saber se eu abrir a tampa da moranga e retirar seu interior eu consigo acelerar a secagem da moranga.
E após essa secagem, se ainda fica úmido lá dentro.
1 de 4
Como secar abóboras