Frutas Secas

Como fazer maçã desidratada

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 24 dezembro 2020
Como fazer maçã desidratada

A desidratação é uma técnica bastante antiga, que consiste em eliminar a maior parte da água presente nos alimentos com o objetivo de conservá-los. É um método bastante vantajoso, já que a perda de vitaminas, nesse caso, é muito menor do que quando investimos em outras técnicas de conservação. Além disso, os alimentos desidratados adquirem um sabor mais intenso, devido à concentração de açúcares naturais. O melhor de tudo? Desidratar frutas ou verduras te ajuda a aproveitá-las durante todo o ano, sem ser necessário usar nenhum tipo de conservante.

Por isso, no umCOMO, compartilhamos com você o passo a passo sobre como fazer maçã desidratada em casa. Você poderá aproveitar as maçãs desidratadas para comer com cereais, bolachas, pudim, brownies, bolos e tortas, e aperitivos variados. Além disso, as maçãs desidratadas também servem para decorar bolos, cheesecakes, saladas, torradas, vitaminas, arroz doce, ou, simplesmente, para degustar como snack saudável.

Também lhe pode interessar: Como fazer salada de maçã

Índice

  1. Como fazer maçã desidratada no forno
  2. Como fazer maçã desidratada ao sol
  3. Como fazer maçã desidratada no micro-ondas

Como fazer maçã desidratada no forno

Usar o forno para desidratar maçã de maneira rápida pode ser considerada a forma mais fácil de fazê-lo, ainda que exista uma desvantagem: os fornos comuns, geralmente, não alcançam temperaturas inferiores a 70-80ºC, ao contrário dos desidratadores, que conseguem temperaturas capazes de baixar até 40-55ºC.

Se a menor temperatura do seu forno caseiro é muito alta, duas coisas podem acontecer: a fruta pode ficar queimada, ou o tempo de secagem é acelerado, o que faz com que ela perca frutas e enzimas. Porém, como ocorre com basicamente tudo quando o assunto é culinária, lançando mão de alguns truques você vai saber como fazer maçã desidratada no forno sem maiores problemas:

  1. Compre maçãs maduras e de qualidade. Evite maçãs ainda verdes, machucadas ou maduras demais.
  2. Pré-aqueça o forno à temperatura mais baixa que você puder (entre 70ºC e 80ºC), ainda que a temperatura ideal seria de 54ºC.
  3. Lave muito bem as mãos, bem como todos os utensílios que você irá usar.
  4. Prepare uma tigela com água e 1 colher de sopa de bicarbonato. Coloque as maçãs no recipiente e deixe que elas descansem por 15 minutos. Após esse tempo, aproveite a mesma água e esfregue suavemente as maçãs com as mãos. Por último, enxágue-as sob a torneira para remover a solução.
  5. Seque as maçãs muito bem, usando papel absorvente ou uma toalha bem limpa.
  6. Corte as maçãs em rodelas bem finas. Use um cortador ou, se não tiver, uma faca bem afiada, sempre com muito cuidado ao manipulá-los. Lembre-se de que os pedaços de maçã devem ser bastante finos, pois assim podem ser desidratados com mais facilidade. Por outro lado, cada peça deve ser cortada o mais uniformemente possível para que sequem por igual.
  7. Disponha as fatias em uma bandeja coberta com papel manteiga. Distribua as fatias deixando espaço entre elas para que o calor circule adequadamente.
  8. Polvilhe especiarias nos pedaços de maçã (opcional). Se quiser, acrescente alguns temperos em pó, como por exemplo: canela, noz-moscada, cravo, entre outros. Outra opção seria adicionar os temperos após o processo de desidratação.
  9. Asse as maçãs durante 90 minutos deixando a porta do forno entreaberta para que a fruta vá desidratando aos poucos. A abertura deve ser de cerca de 5 centímetros.
  10. Após esse tempo, retire a bandeja, vire as rodelas de maçã e coloque a bandeja de volta no forno. O tempo que sugerimos é aproximado, deve ser adaptado de acordo com o seu forno. Além disso, deve-se levar em consideração a espessura das peças, a umidade do ambiente e a umidade da fruta.
  11. Asse por mais 60 minutos ou até que as fatias sequem. Verifique se a fruta está pronta, retirando um pedaço e cortando ao meio para detectar se ainda há vestígios de umidade. Ela deve estar seca e flexível por dentro e por fora. Se sentir que a maçã está muito frágil ao toque, o tempo passou. Se estiver úmida, falta exposição ao calor.
  12. Deixe que os pedaços esfriem em temperatura ambiente. Uma vez frias, conserve-as em um frasco de vidro previamente esterilizado.

Se você usa um desidratador em vez do forno, o tempo de desidratação dos pedaços de maçã pode durar aproximadamente 5 horas, a uma temperatura de 54ºC. Claro, é preciso levar em consideração a umidade do local, a espessura das peças e a potência do aparelho, já que tudo isso vai influenciar no tempo.

Como fazer maçã desidratada - Como fazer maçã desidratada no forno

Como fazer maçã desidratada ao sol

Esta técnica milenar sobre como desidratar maçã de maneira natural é possível desde que você tenha um local onde possa expor as fatias ao sol (mediante clima que oscile em torno dos 40°C). Entre as desvantagens, destacam-se: o tempo de secagem sujeito à variabilidade do clima e a exposição dos alimentos a elementos externos, razão pela qual por vezes esse método pode não ser considerado muito higiênico.

Apesar de tudo, muita gente continua usando esse procedimento, principalmente por se tratar de uma alternativa econômica e ecológica. Portanto, se você quiser aprender como fazer maçã desidratada ao sol, siga as etapas:

  1. Use maçãs maduras.
  2. Lave bem as mãos. Faça isso durante, no mínimo, 15 segundos, para que o processo seja eficiente. Lave também os demais utensílios que for usar.
  3. Lave as maçãs e seque-as muito bem. Use, de preferência, papel absorvente.
  4. Corte as maçãs em rodelas finas. Use um cortador ou uma faca bem afiada. Tanto quanto possível, certifique-se de que cada peça seja cortada uniformemente. Da mesma forma, todas as fatias devem ser semelhantes entre si.
  5. Distribua as peças sobre uma grelha. Servem tanto as grelhas do próprio forno quanto uma tela metálica ou plástica que possa ser adaptada como grelha.
  6. Distribua os pedaços de maçã deixando espaço entre eles. A prioridade é permitir que o calor circule de forma adequada.
  7. Cubra-o com um mosquiteiro. Isso evita que insetos contaminem as fatias de maçã. Se possível, arrume o tecido de forma que não toque nas fatias, apenas as proteja.
  8. Vire as fatias pelo menos 1 ou 2 vezes ao dia. Será ainda melhor se você puder virá-las a cada 3-6 horas.
  9. Recolha as grelhas à noite. Dessa forma, você evita que a fruta entre em contato com a umidade que ocorre à noite, bem como com certos animais. No dia seguinte, coloque as grelhas de volta ao local, bem cedo.
  10. O tempo de secagem será de 1-3 dias. Isso pode mudar dependendo das condições climáticas (umidade, chuva, etc.).
  11. Retire as maçãs prontas do local. Você saberá que as fatias de maçã estão no ponto quando não apresentarem nenhum indício de umidade. Corte um pedaço para verificar.
  12. Conserve as peças em um pote de vidro esterilizado. Identifique o recipiente com a data e o nome do produto. Guarde o frasco em local seco e escuro.

Você também pode usar um desidratador solar. O processo em si ficará mais higiênico, e você terá melhor controle do calor. Existem muitas opções de modelos no mercado, principalmente se você planeja desidratar frutas e vegetais regularmente.

Além de frutas e verduras, você também pode secar plantas na intenção de aproveitar seus benefícios. Descubra mais no nosso artigo sobre como secar plantas medicinais.

Como fazer maçã desidratada - Como fazer maçã desidratada ao sol

Como fazer maçã desidratada no micro-ondas

Se você quer se deliciar com pedacinhos de maçã desidratada, mas não quer esperar horas até que eles fiquem prontos, este é o método mais rápido para quem quer saber como fazer maçã desidratada. O micro-ondas proporciona a opção mais rápida para desidratar maçãs, mas você deve ter cuidado: essa mesma rapidez pode acabar queimando a fruta. Siga o passo a passo abaixo para saber como fazer fruta desidratada no micro-ondas sem maiores problemas, e aproveite esta receita rápida de chips de maçã:

  1. Compre maçãs maduras e de qualidade.
  2. Lave bem as mãos e os utensílios de cozinha.
  3. Lave as maçãs, seque-as e, se quiser, descasque-as.
  4. Corte as maçãs em fatias bem finas. O ideal será cortar as maçãs com um cortador específico, mas se preferir usar uma faca o ideal é cortá-las em um tamanho que varie entre 0,5 cm e 1 cm.
  5. Distribua os pedaços de maçã sobre um prato especial para micro-ondas (ou sobre o vidro do mesmo). Separe as maçãs entre si, ou seja, não coloque-as umas sobre as outras.
  6. Selecione a função de descongelar no micro-ondas. Caso contrário, os pedaços vão acabar queimando.
  7. Programe o tempo para, aproximadamente, 30-45 minutos. Faça intervalos de tempo de 10 minutos. Verifique a cada intervalo se as maçãs estão secando uniformemente, e vire-as. 30 minutos costumam ser suficientes, mas tudo depende da potência do seu micro-ondas. Por isso, se notar que as fatias estão quase secas, comece a aplicar intervalos de segundos em vez de minutos.
  8. Comprove que a fruta está no ponto. Tire um pedaço, corte-o e verifique se está com as seguintes características: flexível ao tato e sem nenhum resquício de umidade.
  9. Uma vez prontas, deixe que as rodelas de maçã esfriem em temperatura ambiente.
  10. Guarde-as em um pote de vidro esterilizado, quando estiverem frias. Use uma etiqueta no frasco e escreve a data na qual as maçãs foram armazenadas nele e o nome do produto.

Essa é a maneira mais rápida e simples de como fazer maçã desidratada, mas você pode eleger a que mais gosta para preparar as suas. E se você gosta de outras frutas desidratadas, não deixe de conferir nosso artigo sobre como desidratar banana.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer maçã desidratada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Uma fruta bem desidratada possui consistência flexível e textura semelhante à do couro.
  • Se a fruta desidratada for superexposta ao calor, ela se torna frágil ao toque e acaba perdendo seus nutrientes.
  • Guarde o frasco com frutas desidratadas em local seco e escuro.
  • Este produto pode durar 6 meses ou mais, desde que mantido bem fechado.
  • Este tipo de alimento deve ser hidratado antes de ser usado.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como fazer maçã desidratada