Comer frutas

Como secar figos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 julho 2019
Como secar figos

Os figos são dos frutos mais apreciados na gastronomia, tratando-se de um ingrediente excelente para a preparação de sobremesas e diversos pratos. A época para coletar figos é de Junho a Outubro, por isso, o processo de secagem é ideal se pretende consumi-los ao longo de todo o ano e usá-los em diversas receitas. Por isso em umComo.com.br explicamos como secar figos de forma correta.

Também lhe pode interessar: Como secar abóboras
Passos a seguir:
1

Na colheita de figos, é possível encontrar alguns que já se encontrem secos e outros que estejam mais macios, estes últimos são os que temos de separar do resto para secá-los e conseguir a textura que desejamos deles, permitindo assim sua conservação.

Como secar figos - Passo 1
2

Antes de secar os figos, você deverá lavá-los muito bem, eliminando toda a terra e sujeira. É importante que o faça de forma cuidadosa para não os danificar, lembre-se de que podem ser muito macios.

3

Também é importante que tenha em conta que os primeiros figos que saem, as bêberas, costumam ser maiores e suculentos, por isso, é melhor consumi-los frescos. A colheita de figos que ocorre em outubro, com menos líquido e menores, são os ideais para secar.

4

A forma mais simples e prática de secar figos é, uma vez selecionados os que se encontram em perfeito estado, estendê-los em uma malha ou cesta muito bem distribuídos e separados, e colocá-los ao sol. Se você planeja fazê-lo na rua, por exemplo, no jardim, pode cobri-los com uma mosqueteira para afastar os insetos.

Além do calor, os figos precisam estar em um espaço que receba boa ventilação. Se tiverem uma temperatura quente constante, o processo de secagem levará entre 1 e 3 dias, conseguindo os resultados esperados de forma rápida.

Como secar figos - Passo 4
5

Quando os figos estiverem bem secos, é importante dar-lhes um pouco mais de calor para conservá-los de forma adequada durante todo o ano.

Uma forma fácil de fazê-lo é colocando uma panela grande com água para ferver. Quando a água começar a ferver, coloque os figos previamente distribuídos em uma grade durante cerca de 20 segundos. Introduza-os pouco a pouco, o calor da água ajudará a eliminar qualquer possível contato com insetos.

6

Depois estenda os figos em um tecido ou papel absorvente e deixe-os um pouco ao sol para eliminar qualquer resíduo de água. Ao terminar, você já terá seus figos secos e prontos para armazená-los durante todo o inverno.

Como secar figos - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar figos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como secar figos