Partilhar
Partilhar em:

Como saber se kefir morreu

Avaliação: 5 (4 votos)
4 comentários
1 vez partilhado
 
Como saber se kefir morreu

Para quem não sabe o kefir é na verdade uma colônia de microrganismos/bactérias boas para a saúde humana, sendo eles o lactobacilos e a levedura, capazes de fermentar quando associados ao leite, produzindo então uma bebida saudável e refrescante, além de todos os benefícios. Mas por ser tão utilizado pode chegar uma altura em que não dê mais para produzir o tal leite de kefir. Como saber se kefir morreu? Neste artigo do umComo explicamos.

Também lhe pode interessar: Como saber se o kefir está estragado

Kefir morrendo

Estamos fazendo o nosso kefir, o nosso iogurte líquido com os grãos de kefir e um pouco de leite. Pegamos nos grãos e eles começam a esfarelar. Paramos um pouco e percebemos que isso não é normal, geralmente até têm uma consistência meio rija embora lodosa mas não esfarelam. Bem se isso acontecer lamento informar mas realmente o seu kefir está morto. Quando ele perde a sua consistência normal significa que está em processo de putrefação, está ficando podre, e o melhor será não usar ele para produzir o iogurte. Está na hora de procurar outros grãos.

Outra forma de saber se ele está morto é pelo cheiro. Estamos de novo preparando tudo, o leite para colocar os grãos fermentando e eis que vamos pegar no frasco com os grãos de kefir e um cheiro nauseabundo começa a sair dali. Parece que algo morto está nesse frasco, e a verdade é que se esse cheiro existe é porque o nosso kefir, nos nossos grãos colônias de microrganismos e bactérias boas está podre. Morreu.

Kefir na água

Existem pessoas que preferem a bebida kefir em vez de leite com água. Quando fazemos kefir com água é mais fácil perceber se ele está morto ou não. Mesmo por vezes não apresentando o cheiro azedo e podre, ele pode estar morto sem sabermos. Mas com a água é fácil identificar o estado dele. Basta ficar atento às bolhas de ar. Se houver formação de bolhas, o nosso kefir está bom de saúde, mas se realmente não existirem bolhas estamos perante um caso de kefir morto.

Conservando o kefir

Para evitar que o kefir morra basta deixá-lo se alimentando continuamente. Como fazer isso? É simples. Primeiro que tudo prepare um frasco de vidro ou de plástico, e nunca utilize metal para manejar o kefir. Coloque os grãos de kefir no frasco e adicione um pouco de leite. Não precisa de ser a quantidade necessária para fazer a bebida. Basta um pouco de leite para que os grãos se consigam alimentar. E coloque à temperatura ambiente. Vá trocando o leite todos os dias e lavando o frasco, com sabão neutro e enxague bem, porque normalmente a água da torneira é tratada com cloro que pode matar os grãos de kefir. Se for de férias alguns dias coloque mais leite no frasco e deixe ele na geladeira. Vai diminuir a necessidade de alimento dos grãos e durarão mais tempo, cerca de uma semana, no entanto não deixe mais de 3 semanas neste estado.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se kefir morreu, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Comentários (4)

Escrever comentário sobre Como saber se kefir morreu

4 comentários
A sua avaliação:
Milenna
Depois de 24h congelado em quanto tempo o kéfir voltará a fermentar?
A sua avaliação:
maria geralda
meu kefir esta amarelado e esfarelado mas ta com cheiro normal o que fazer e se tiver morrendo...
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Se o seu kefir morrer, o melhor é não o utilizar e procurar outros grãos.
A sua avaliação:
Flávio
Não sei ao certo se meu kefir morreu,não faz essa colônia homogênea e produz uma bebida com gosto salgado que lembra o queijo Minas. Quanto ao cheiro não tem cheiro de azedo,cheiro de coalhada mesmo
A sua avaliação:
Carmem
Não sei se é o caso de meu kefir ter morrido, o que está acontecendo é que o leite dissora. Coloco o kefir no leite e depois de 24h ele está bem espesso, granulado e no fundo da vasilha tem soro e é quase impossivel separar os grãos. Não sei o que fazer.
Márcio Menino
Se o kefir não tem cheiro azedo ou não apresenta mudança de cor significa que ainda está bom. Experimente peneirar a solução mas sem utilizar metal para separar os grãos do leite. Se tiver dúvidas em relação ao kefir se está morto, experimente colocar alguns grãos em água e deixe repousar. Se houver formação de bolhas ele ainda está bom.

Como saber se kefir morreu
1 de 4
Como saber se kefir morreu