Partilhar
Partilhar em:

Como saber se kefir morreu

Como saber se kefir morreu

Para quem não sabe o kefir é na verdade uma colônia de microrganismos/bactérias boas para a saúde humana, sendo eles o lactobacilos e a levedura, capazes de fermentar quando associados ao leite, produzindo então uma bebida saudável e refrescante, além de todos os benefícios. Mas por ser tão utilizado pode chegar uma altura em que não dê mais para produzir o tal leite de kefir. Como saber se kefir morreu? Neste artigo do umComo explicamos.

Também lhe pode interessar: Como saber se o kefir está estragado

Kefir morrendo

Estamos fazendo o nosso kefir, o nosso iogurte líquido com os grãos de kefir e um pouco de leite. Pegamos nos grãos e eles começam a esfarelar. Paramos um pouco e percebemos que isso não é normal, geralmente até têm uma consistência meio rija embora lodosa mas não esfarelam. Bem se isso acontecer lamento informar mas realmente o seu kefir está morto. Quando ele perde a sua consistência normal significa que está em processo de putrefação, está ficando podre, e o melhor será não usar ele para produzir o iogurte. Está na hora de procurar outros grãos.

Outra forma de saber se ele está morto é pelo cheiro. Estamos de novo preparando tudo, o leite para colocar os grãos fermentando e eis que vamos pegar no frasco com os grãos de kefir e um cheiro nauseabundo começa a sair dali. Parece que algo morto está nesse frasco, e a verdade é que se esse cheiro existe é porque o nosso kefir, nos nossos grãos colônias de microrganismos e bactérias boas está podre. Morreu.

Kefir na água

Existem pessoas que preferem a bebida kefir em vez de leite com água. Quando fazemos kefir com água é mais fácil perceber se ele está morto ou não. Mesmo por vezes não apresentando o cheiro azedo e podre, ele pode estar morto sem sabermos. Mas com a água é fácil identificar o estado dele. Basta ficar atento às bolhas de ar. Se houver formação de bolhas, o nosso kefir está bom de saúde, mas se realmente não existirem bolhas estamos perante um caso de kefir morto.

Conservando o kefir

Para evitar que o kefir morra basta deixá-lo se alimentando continuamente. Como fazer isso? É simples. Primeiro que tudo prepare um frasco de vidro ou de plástico, e nunca utilize metal para manejar o kefir. Coloque os grãos de kefir no frasco e adicione um pouco de leite. Não precisa de ser a quantidade necessária para fazer a bebida. Basta um pouco de leite para que os grãos se consigam alimentar. E coloque à temperatura ambiente. Vá trocando o leite todos os dias e lavando o frasco, com sabão neutro e enxague bem, porque normalmente a água da torneira é tratada com cloro que pode matar os grãos de kefir. Se for de férias alguns dias coloque mais leite no frasco e deixe ele na geladeira. Vai diminuir a necessidade de alimento dos grãos e durarão mais tempo, cerca de uma semana, no entanto não deixe mais de 3 semanas neste estado.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se kefir morreu, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Comentários (5)

Escrever comentário sobre Como saber se kefir morreu

5 comentários
Mai
Olá eu recebi o meu kéfir já faz aproximadamente duas semanas, envolvidos em leite em pó e desde então estou em dúvida se eles estão vivos mesmo, o sabor dele é bem ácido, fermentado, um pouco azedo, muito forte, e eles ficam boiando o tempo inteiro estão com bastante nata ao redor deles o que dá a impressão de que eles são bem maiores do que realmente são. Será que estão saudáveis? Porque li que eles são podem se "desmanchar" e os grãos estão se separando, logo não consigo precisar se está vivo morto, se devo deixar dentro da água mineral por algumas horas. Agradeço se alguém puder ajudar.
Max
Bom, se seu Kefir está boiando ele está bem, se está acido vai depender do tempo que você deixa ele fermentar o leite, tipo há fermentação de 12H, 24H e 34H, quanto mais tempo deixar mais acido vai ficar. É recomendado lavar o Kefir uma vez por semana!!!
A sua avaliação:
Milenna
Depois de 24h congelado em quanto tempo o kéfir voltará a fermentar?
A sua avaliação:
maria geralda
meu kefir esta amarelado e esfarelado mas ta com cheiro normal o que fazer e se tiver morrendo...
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Se o seu kefir morrer, o melhor é não o utilizar e procurar outros grãos.
A sua avaliação:
Flávio
Não sei ao certo se meu kefir morreu,não faz essa colônia homogênea e produz uma bebida com gosto salgado que lembra o queijo Minas. Quanto ao cheiro não tem cheiro de azedo,cheiro de coalhada mesmo
A sua avaliação:
Carmem
Não sei se é o caso de meu kefir ter morrido, o que está acontecendo é que o leite dissora. Coloco o kefir no leite e depois de 24h ele está bem espesso, granulado e no fundo da vasilha tem soro e é quase impossivel separar os grãos. Não sei o que fazer.
Márcio Menino
Se o kefir não tem cheiro azedo ou não apresenta mudança de cor significa que ainda está bom. Experimente peneirar a solução mas sem utilizar metal para separar os grãos do leite. Se tiver dúvidas em relação ao kefir se está morto, experimente colocar alguns grãos em água e deixe repousar. Se houver formação de bolhas ele ainda está bom.
Marcia
Carmem, talvez tenha muitos grãos para pouco leite. A proporção é de 1 colher (sopa) rasa de graos para 500 ml de leite. Se for menos leite, diminui os graos também. Vai mexendo com as quantidades até conseguir textura e acidez conforme seu gosto. No meu coloco 1 colher (sobremesa) de graos para 350 ml de leite e fica perfeito, pouco ácido e bem cremoso. Espero que ajude!

Como saber se kefir morreu
1 de 4
Como saber se kefir morreu