Confeitaria

Como fazer balas de caramelo em casa

Como fazer balas de caramelo em casa

Se há coisa que os mais pequenos gostam é de balas, então que tal fazê-las em casa? Sabe aquelas balas de caramelo, que se derretem na boca, muito doces e incrivelmente viciantes? É essas mesmo que vamos ensinar a fazer! Para esta receita de balas, precisa ler a receita completa antes de começar, garantir que tem os utensílios adequados e usar um termômetro confiável. Continue lendo este artigo de umComo e aprenda como fazer balas de caramelo em casa.

Dificuldade média

Ingredientes:

Passos a seguir:

1

Para fazer as suas balas de caramelo, comece por cobrir a forma para assar com papel de forno e aplique spray antiaderente sobre ele.

Como fazer balas de caramelo em casa - Passo 1
2

De seguida, a fogo médio, esquente o creme, a manteiga e o sal em uma panela até que a manteiga derreta. Retire a panela do fogo.

Como fazer balas de caramelo em casa - Passo 2
3

Em uma panela maior, junte o açúcar, com o xarope de milho e a água. Mexa até que o açúcar umedeça uniformemente e forme uma pasta grossa. Limpe os lados da panela com uma espátula úmida para que não fiquem cristais de açúcar por cima da mistura. Insira o termômetro de açúcar na mistura. Não mexa depois deste ponto.

Como fazer balas de caramelo em casa - Passo 3
4

Leve a panela grande a fogo médio-alto. Deixe que o xarope comece a ferver, sem mexer. No começo verá pequenas bolhas ao redor da borda da panela, que com o tempo começarão a aparecer no interior. Por volta dos 160º C, o xarope escurece levemente e cheira a caramelo. Pode continuar com o seguinte passo quando o caramelo atingir essa temperatura.

Como fazer balas de caramelo em casa - Passo 4
5

Apague o fogo. Verta, lentamente, o creme quente no xarope de açúcar enquanto bate com cuidado. O xarope de açúcar triplicará de tamanho. Deixe de bater quando tiver adicionado toda a mistura de creme e manteiga.

Como fazer balas de caramelo em casa - Passo 5
6

Coloque a panela a fogo médio-alto. Deixe que o caramelo ferva sem mexer. Terá um aspecto amarelo cremoso que com o tempo escurecerá para marrom avermelhado. Retire do fogo quando o caramelo chegar aos 120 ºC.

Como fazer balas de caramelo em casa - Passo 6
7

Rapidamente adicione a baunilha e bata. Verta o caramelo na forma para assar. Não raspe a panela. Reserve a forma com as balas de caramelo por um tempo para que esfriem. Pelo menos durante 2 horas ou, se possível, a noite toda.

Como fazer balas de caramelo em casa - Passo 7
8

Quando os doces tiverem endurecido, retire da forma jogando fora o papel para assar e coloque sobre uma tábua de cortar. Corte as balas com um faca muito afiada.

Como fazer balas de caramelo em casa - Passo 8
9

Envolva cada bala de caramelo em papel de manteiga e torça as pontas do papel para fechar. E já tem as suas balas de caramelo prontas! Se gostou desta receita, não deixe de conferir esta outra sobre como fazer jujuba.

Como fazer balas de caramelo em casa - Passo 9

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer balas de caramelo em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Fabio de Souza
Oi tudo bem, espero que sim. Como faço para comprar este termometro utilizado. Poderia indicar um local para a compra?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fabio! Poderá encontrá-lo em lojas de artigos para o lar :)
1 de 10
Como fazer balas de caramelo em casa