Amêijoas

Como remover a areia das amêijoas

Como remover a areia das amêijoas

O marisco é um dos alimentos mais preciosos do mar e oferece uma infinidades de possibilidades na hora de prepará-los. Ainda assim, alguns deles requerem uma limpeza prévia antes de elaborar qualquer receita, como é o caso dos bivalves, isto é, aqueles que têm duas conchas: amêijoas, berbigão, navalhas, ostras, vieiras... que costumam vir carregados de areia de mar. Se não eliminarmos esta areia, vamos encontrá-la ao comer e será muito desagradável. Por isso, em umComo, queremos explicar alguns truques sobre como tirar a areia das amêijoas.

Vai precisar de:

  • Água
  • Sal
  • Vinagre
  • Água com gás
  • Recipientes
Também lhe pode interessar: Como congelar amêijoas

Passos a seguir:

1

Um dos métodos mais utilizados para eliminar a areia das amêijoas consiste em polvilhá-las com sal e mergulhá-las em água bem fria ou submergi-las em água marinha durante algumas horas, ou pelo menos 30 minutos se não dispõe de tanto tempo. A seguir, deverá lavá-las com água fria; verá como no fundo do recipiente onde as deixou se acumulará a areia.

Como remover a areia das amêijoas - Passo 1
Imagem: mibloguicodecocina.blogspot.com
2

Outra boa solução para que as amêijoas soltem toda a areia é colocá-las em água com vinagre. Será necessário que as deixe submergidas durante algum tempo, uma meia hora será suficiente para eliminar a areia. Em seguida, lave-as bem sob a torneira.

Como remover a areia das amêijoas - Passo 2
Imagem: cocotteminute.es
3

Além disso, poderá aplicar uma outra alternativa para limpar o marisco e conseguir que soltem a areia: usar água com gás ou carbônica. Antes de cozinhá-los, deverá deixar repousar as amêijoas em um recipiente com água com gás e verá como as amêijoas soltarão os resíduos existentes. Enxague antes de prepará-las.

Como remover a areia das amêijoas - Passo 3
Imagem: lacocinadeadita.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover a areia das amêijoas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Paciencia de Carvalho
Boa tarde! Gostei de saber, vou experimentar
Carmen Sobral De Menezes Filha
Vou ecperimentar
ana paula alves constantino
Boa Tarde Sou uma leitora do vosso site e gostaria de saber fazer molho freche. Na medida do possível gostaria de obter esta receita. Muito Obrigada. Ana Paula Alves Constantino
Editor umComo.com.br
Olá Ana Paula, Obrigado pelo seu comentário. De momento ainda não temas nenhum artigo com a receita de molho fraiche, mas ficou registado o seu pedido e em breve publicamos a receita. Entretanto pode ver esta receita: http://comida.umcomo.com.br/receta/como-preparar-nata-ou-creme-de-leite-1730.html É um molho muito parecido ao creme fraiche ;)
Imagem: mibloguicodecocina.blogspot.com
Imagem: cocotteminute.es
Imagem: lacocinadeadita.com
1 de 4
Como remover a areia das amêijoas