Como remover a areia das amêijoas

Como remover a areia das amêijoas

O marisco é um dos alimentos mais preciosos do mar e oferece uma infinidades de possibilidades na hora de prepará-los. Ainda assim, alguns deles requerem uma limpeza prévia antes de elaborar qualquer receita, como é o caso dos bivalves, isto é, aqueles que têm duas conchas: amêijoas, berbigão, navalhas, ostras, vieiras... que costumam vir carregados de areia de mar. Se não eliminarmos esta areia, vamos encontrá-la ao comer e será muito desagradável. Por isso, em umComo, queremos explicar alguns truques sobre como tirar a areia das amêijoas.

Vai precisar de:
  • Água
  • Sal
  • Vinagre
  • Água com gás
  • Recipientes
Passos a seguir:
1

Um dos métodos mais utilizados para eliminar a areia das amêijoas consiste em polvilhá-las com sal e mergulhá-las em água bem fria ou submergi-las em água marinha durante algumas horas, ou pelo menos 30 minutos se não dispõe de tanto tempo. A seguir, deverá lavá-las com água fria; verá como no fundo do recipiente onde as deixou se acumulará a areia.

Imagem: mibloguicodecocina.blogspot.com
2

Outra boa solução para que as amêijoas soltem toda a areia é colocá-las em água com vinagre. Será necessário que as deixe submergidas durante algum tempo, uma meia hora será suficiente para eliminar a areia. Em seguida, lave-as bem sob a torneira.

Imagem: cocotteminute.es
3

Além disso, poderá aplicar uma outra alternativa para limpar o marisco e conseguir que soltem a areia: usar água com gás ou carbônica. Antes de cozinhá-los, deverá deixar repousar as amêijoas em um recipiente com água com gás e verá como as amêijoas soltarão os resíduos existentes. Enxague antes de prepará-las.

Imagem: lacocinadeadita.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover a areia das amêijoas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.