Partilhar

Como preparar um bom churrasco

Por Ana Caseiro. Atualizado: 9 agosto 2019
Como preparar um bom churrasco
Imagem: groupon.com.br

Ideal para um dia de sol, para um almoço com a família e amigos, para um piquenique, para uma festa ou para uma refeição simples e rápida de preparar... não há nada melhor que um churrasco!

Além de proporcionar um bom momento, pois você pode ir preparando junto dos amigos enquanto bebem um chopp, é super gostoso, fácil, rápido, econômico e os homens adoram preparar essa refeição!

Seja o melhor no churrasco e deixe todos de água na boca... nesse artigo de umComo.com.br ensinamos-lhe como preparar um bom churrasco!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como temperar carne para churrasco
Passos a seguir:
1

Para iniciar o seu churrasco, escolha um bom carvão! Opte por carvão de eucalipto, pois ele vai dar um gosto e aroma bem gostoso na carne.

Coloque alguns pedaços de carvão e acenda o lume. Vá juntando mais consoante a quantidade de carne que irá grelhar!

Se preferir, pode começar por queimar ramos e lenha miúda e acrescentar o carvão depois. Se tiver ainda cinzas do churrasco anterior, deixe ficar, pois elas acalmam a brasa.

2

Coloque a grelha sobre o lume para ela ir queimando um pouco, enquanto tira a carne da geladeira e vai temperando.

3

Escolha bem a carne, ela não deverá ser demasiado seca nem com muita gordura. A melhor opção é a carne "marmorizada", com raios de gordura no meio da carne. Essa fica no ponto, bem gostosa! Faça conta com cerca de 500 gr de carne por pessoa.

Se estiver congelada, deixe a carne descongelar ao natural algumas horas antes de iniciar o churrasco, para evitar pré-cozeduras em microondas ou por causa do gelo.

Tempere a carne: Coloque-a sobre uma travessa e polvilhe com sal grosso e alho esmagado. Se gostar, coloque um pouco de cominhos ou tomilho, dá um gosto bem legal à carne. Pode também colocar picante e pimenta do reino!

Não esqueça que a carne não deve ser cortada em pedaços muito altos/grossos, para evitar que fique dura e seca. Ao cortar a carne, corte sempre contra as fibras, para que esta não fique dura.

4

Coloque a carne na grelha quando esta estiver já quente e o carvão em brasa. Sacuda o excesso de sal da carne e coloque na brasa para grelhar. Se o pedaço de carne tiver uma camada de gordura, comece por colocá-la virado para cima, para que a gordura vá derretendo e penetrando na carne.

Por vezes, a gordura ao cair no carvão cria labaredas, pelo que deve ter à mão uma garrafa de água com um furo na tampa para acalmar a chama.

Depois de estar passada a seu gosto, vire a carne e deixe grelhar o outro lado. O ideal é virar com uma tenaz, pois se usar um garfo fura a carne e ela perde suco por esse pequeno orifício.

5

O segredo do churrasco começa na escolha da carne e no modo de grelhá-la.

As escolhas mais seguras e saborosas são a picanha, a fraldinha, o contrafilé, a alcatra e a maminha.

Se optar pela fraldinha, pela costela ou pela alcatra, grelhe a peça por inteiro. No caso do contrafilé e da picanha, a melhor opção é cortar a peça em fatias, com cerca de 10 cm.

Não esqueça da linguiça, é ótima para abrir o apetite enquanto se espera a carne... acompanhada com uma cervejinha bem gelada é uma delícia!

6

Capriche nos acompanhamentos da carne: você pode preparar um arroz simples, arroz com feijão preto, uma salada bem fresca, farofa, vinagrete, etc.

E claro, escolha bem as bebidas! Um bom vinho, uma cervejinha gelada, sangria ou um suco bem fresco são boas opções!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar um bom churrasco, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como preparar um bom churrasco

O que lhe pareceu o artigo?

Como preparar um bom churrasco
Imagem: groupon.com.br
Como preparar um bom churrasco

Voltar ao topo da página