Lentilhas

Como preparar lentilha

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 1 agosto 2018
Como preparar lentilha
Imagem: fcc-fac.ca

A lentilha é uma leguminosa que cresce em vagens e contem sementes. O seu sabor difere de acordo com a variedade mas, geralmente, apresentam um sabor intenso semelhante a nozes. É dos alimentos mais saudáveis do mundo pois está cheia de nutrientes. Contem poucas calorias, é barata e pode ser acrescentada em sopas, saladas e em pratos recheados ou cozidos. A lentilha não necessita ficar de molho como o feijão pois é um grão macio, podendo ser cozinhada facilmente de várias formas diferentes. Aprenda como preparar lentilha e melhore a sua saúde com este artigo umComo.

Também lhe pode interessar: Como cozinhar lentilhas
Índice
  1. Preparando a lentilha
  2. Cozinhando lentilha no fogão
  3. Cozinhando lentilha na panela de cozimento lento
  4. Cozinhe com sabor
  5. Pronto!

Preparando a lentilha

  • Cate a lentilha. Despeje uma 250 ml (uma xícara) de lentilhas numa superfície limpa como um pano, parto ou tábua de corte. Retire todas as pedras, pedaços de solo ou qualquer detrito que encontrar. Jogue fora qualquer lentilha que danificada. Os bons vendedores têm o seu processo de separação, mas isso não garante que passem pedrinhas ou lentilhas estragadas nas máquinas. Antes de cozinhar, não deixe de catar as lentilhas à mão.
  • Lave a lentilha. Coloque-a num escorredor e lave com água fria por, pelo menos, trinta segundos. Escorra o grão agitando gentilmente o escorredor.
Como preparar lentilha - Preparando a lentilha
Imagem: markdymiotis.com

Cozinhando lentilha no fogão

  • Adicione meio litro de água (duas xícaras) ao recipiente das lentilhas limpas e catadas. Coloque tudo numa panela pequena ou média. Se você quer cozinhar uma quantidade diferente de lentilha, use essa proporção: a quantidade de água deve ser sempre o dobro da quantidade de lentilha.
  • Dê uma fervura rápida. Aqueça água no fogão (em fogo médio-alto). Não deixe ferver muito, apenas borbulhar. Não cubra a panela.
  • Cozinhe durante 20 a 30 minutos. Depois de borbulhar, baixe o fogo para médio ou médio-baixo e deixe ferver em fogo brando. Nesta fase é possível ver bolhas menores e até algum movimento nas lentilhas, que deve ser suave. Mantenha a panela debaixo de olho. Se necessário, adicione água (apenas o suficiente para cobrir os grãos). Mantenha a panela destampada - a panela coberta gera mais calor e as lentilhas ficarão empapadas. Lentilhas mais velhas podem demorar mais para cozinhar e soltar a pele enquanto fervem.
  • Deixe repousar. Para que absorvam mais água, deixe as lentilhas repousar durante cinco a dez minutos. Se prefere lentilhas com mais textura e maciez, pule esta etapa e vá diretamente para a próxima. Ao absorver mais água, a lentilha apenas ficará mais macia.
  • Escorra. Passe o conteúdo da panela pelo escorredor ou peneira para escorrer a água e volte a colocar as lentilhas na panela.
  • Adicione sal. Misture uma pitada de sal enquanto as lentilhas estão quentes e prove. Adicione sal até ser necessário. Nunca adicione sal antes de terminar o cozimento. Em qualquer etapa anterior, adicionar sal vai tornar as lentilhas duras e crocantes.
Como preparar lentilha - Cozinhando lentilha no fogão
Imagem: fairfieldgreenfoodguide.com

Cozinhando lentilha na panela de cozimento lento

  • Despeje 250 g de lentilhas e um litro de água na panela de cozimento lento. Como no método anterior, pode cozinhar qualquer quantidade de lentilha mantendo a proporção de lentilhas e água de 1 para 4.
  • Cozinhe durante quatro horas em temperatura baixa. Tampe a panela e selecione a temperatura baixa (Low). Nesta etapa você deve cozinhar as lentilhas até estarem macias, mas não empapadas. A duração deste processo varia de acordo com a quantidade de lentilha, mas costuma levar cerca de quatro horas. Se cozinhar em temperatura alta, reduza o tempo de cozimento para duas horas. Não mexa as lentilhas durante o cozimento nem levante a tampa até estarem prontas.
  • Escorra. Pode transferir as lentilhas para uma taça usando uma escumadeira. Se esvaziar a panela, pode voltar a colocar as lentilhas lá dentro. Não se esqueça de verificar que desligou o calor.
  • Tempere com sal. Adicione sal a gosto depois de escorrer as lentilhas, enquanto ainda estão quentes.
Como preparar lentilha - Cozinhando lentilha na panela de cozimento lento
Imagem: Megabeth.net

Cozinhe com sabor

Pode usar vários métodos para tornar as suas lentilhas ainda mais saborosas:

  • Adicione temperos. Vários temperos, excepto o sal, podem ser usados para dar sabor à lentilha. Temperar enquanto cozinham solta o sabor dos temperos que são absorvidos pelo grão. Use e abuse de pimenta-do-reino moída, folha de louro, alho picado, cebola fatiada, curry, cominho ou ervas. Quando escorrer a água, remova os temperos grandes como folhas de louro e pedaços de alho.
  • Substitua a água por caldo. Pode usar um caldo com baixo sem sódio na mesma medida da água. Os caldos de carne e legumes funcionam bem com as lentilhas, mas tenha atenção ao sal para não endurecer os grãos.
  • Use batata ou bata-doce em cubos para acompanhar. Batatas cortadas em cubos de 1,25 cm cozinham no mesmo tempo que as lentilhas. Pode também usar legumes duros que cozam lentamente. Se cozinhar as lentilhas com legumes, adicione mais água (pelo menos 5 cm cobrindo o conteúdo da panela de cozimento lento).
Como preparar lentilha - Cozinhe com sabor

Pronto!

Se concluiu estes passos, agora pode servir e desfrutar do preparado. Cozinhe lentilhas e melhore significativamente a sua saúde e a sua figura. Há muitas receitas que pode experimentar com este grão, como por exemplo hambúrguer de lentilha. Seja criativo!

Como preparar lentilha - Pronto!
Imagem: alittleyum.files.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar lentilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Se pretende servir lentilhas sozinhas, opte pelas verdes, marrons e francesas.
  • Para molhos, ensopados e sopas, prefira lentilhas vermelhas, laranjas e amarelas (tendem a ficar moles).
  • Se cozinhar com caldo, opte pelos caseiros em vez de caldos de supermercado.
  • Lentilhas cozidas aguentam, aproximadamente, uma semana na geladeira.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: fcc-fac.ca
Imagem: markdymiotis.com
Imagem: fairfieldgreenfoodguide.com
Imagem: Megabeth.net
Imagem: alittleyum.files.wordpress.com
1 de 6
Como preparar lentilha