Outros Preparação e apresentação da comida

Como fazer hambúrguer de lentilha

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer hambúrguer de lentilha

Quem disse que a comida vegetariana é chata? Existem muitas alternativas de pratos deliciosos sem nada de carne, e uma delas é o hambúrguer de lentilhas, uma forma diferente de desfrutar de um prato nutritivo e principalmente delicioso. Aproveite quando fizer lentilhas e reserve um pouco para elaborar esta criativa proposta. Em umComo.com.br explicamos-lhe como fazer hambúrguer de lentilha.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer sal de alho
Passos a seguir:
1

O hambúrguer de lentilha é a típica receita que pode elaborar quando sobraram muitas lentilhas de uma receita prévia e deseja aproveitá-las em outro prato, ou quando quer cozinhar legumes de uma forma diferente.

Se decidir aproveitar uma receita prévia, é importante que peneire o caldo e elimine qualquer líquido das lentilhas, só assim conseguirá a consistência desejada.

Como fazer hambúrguer de lentilha - Passo 1
2

Para quem vai começar de zero com esta receita, o primeiro que deve fazer é lavar muito bem as lentilhas. No supermercado é possível conseguir embalagens de preparação rápida que não precisam ficar de molho, mas se não encontrar recomendamos mergulhar os 250 gramas de lentilhas em um recipiente com água fria por 4 horas com o objetivo de amolecê-las. Se for usar panela de pressão ignore este passo.

Como fazer hambúrguer de lentilha - Passo 2
3

Encha uma panela de água com quantidade suficiente para cobrir as lentilhas, acrescente sal e, de forma opcional, um toque de cominho para melhorar o sabor e a digestão, e um caule de aipo para dar um sabor fresco e delicioso. Deixe cozinhar até que fiquem ternas, o que levará entre 45 minutos e 1 hora.

Depois de prontas, peneire todo o líquido e reserve apenas os legumes.

4

Já estamos a ponto de iniciar a preparação do hambúrguer vegetariano. Para isso você deverá triturar as lentilhas usando um garfo ou um espremedor de batatas, mas deixando pedaços pequenos de lentilha intactos para que possa saborear no prato.

Pique a cebola em pedaços pequenos, os dentes de alho e a salsinha, bata o ovo e junte tudo isto com as lentilhas, até formar uma pasta.

5

Quando o purê de lentilhas estiver pronto, então comece a dar forma aos hambúrgueres com a mão, assim como faria se fossem de carne. Em uma frigideira (de preferência antiaderente) coloque um pouco de óleo e esquente a fogo médio.

Antes de colocar os hambúrgueres na frigideira passe pela farinha de rosca para melhorar sua consistência. Depois só deverá cozinhar a fogo médio até que fiquem dourados.

6

Os hambúrgueres de lentilhas contam com uma textura bem mais suave que os de carne, são deliciosos e nutritivos, sem dúvida uma excelente opção para variar em sua dieta. Além disso você pode acrescentar à receita outros vegetais triturados como berinjelas grelhadas ou cogumelos ao alho, que darão ao hambúrguer vegetariano um sabor incrível.

Como fazer hambúrguer de lentilha - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer hambúrguer de lentilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 de 4
Como fazer hambúrguer de lentilha