Técnicas culinárias

Como organizar um curso de culinária

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 fevereiro 2021
Como organizar um curso de culinária
Imagem: curriculum vitae.net

Você é um cozinheiro profissional e deseja transmitir os seus conhecimentos a outras pessoas apaixonadas por este mundo? Preste atenção. Planejar aulas de culinária é fácil se forem seguidas os seguintes conselhos que lhe vamos mostrar em umComo.com.br. Mostre a sua paixão e entusiasmo pela boa cozinha e aprenda como organizar um curso de culinária de forma rápida e simples. Organize os temas que serão tratados, bem como aulas práticas para que os seus alunos desejem continuar com as aulas e o curso seja muito produtivo.

Também lhe pode interessar: O que é mise en place
Passos a seguir:
1

Antes de organizar um curso de culinária, esteja ciente de que é necessário ter uma certificação nacional que o capacite de organizar um curso de culinária profissional. Se ainda não conta com o seu certificado, faça o curso Serve Safe ou de manipulação de alimentos, em que aprenderá que sabe manejar todos os produtos alimentares. Em qualquer lugar é necessário ter o título de manipulador de alimentos, se deseja trabalhar em qualquer âmbito da restauração.

2

Informe-se. Para organizar o seu curso de culinária, conheça primeiro os conhecimentos que estão sendo desenvolvidos em outros cursos similares de curta duração. Deste modo, conhecerá a concorrência desde cedo e poderá contribuir com outra linha de estudos ou melhorar, ampliar e reforçar os cursos de culinária atuais.

3

Especialize-se. Oferecer aos seus alunos aulas específicas sobre um estilo de cozinha será mais fácil e produtivo do que fazer um curso muito geral, tentando abarcar demasiados conceitos e sem se aprofundar em nenhum especificamente. A cozinha japonesa, oriental ou tailandesa são algumas das variedades mais na moda.

Como organizar um curso de culinária - Passo 3
4

Organize um programa atrativo. Pense que as aulas de culinárias devem ser um espaço de diversão e distensão. A maioria das pessoas frequentará o curso após uma dura jornada de trabalho. Faça com que as classes sejam interativas e participativas e acima de tudo, permita que os próprios alunos façam as suas criações culinárias.

5

Para obter utensílios, ferramentas e produtos necessários para realizar o curso, contate alguma empresa de catering ou grandes cozinhas comerciais. Assim, você poderá alugar todo o material necessário para desenvolver o seu curso.

6

Outra opção é organizar o curso conjuntamente com a prefeitura, com alguma escola ou procurar um patrocinador. Deste modo, concederão a você os recursos necessários para desenvolver o seu curso de culinária e, inclusive, algum espaço onde poderá realizá-lo.

7

Diversão culinária. Lembre-se de que o curso de culinária deve ser um espaço agradável onde não existam pressões. Deixe que os seus alunos sejam criativos e que contribuam com as suas próprias ideias. Elabore receitas e faça degustações. Todos irão adorar!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar um curso de culinária, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Se desejar que seu curso de culinária tenha muita repercussão, anuncie. Distribua cartazes nos espaços culturais da cidade, em centros de culinária, lojas de comida ou, inclusive, no restaurante de um amigo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
simone
quem devemos procurar para fazer os materiais graficos
Imagem: curriculum vitae.net
1 de 2
Como organizar um curso de culinária