Como fazer um churrasco de legumes

Como fazer um churrasco de legumes

Os churrascos são muito populares no Brasil. No entanto, quase sempre io cardápio está cheio de variedades de carne, ficando a faltar opções vegetarianas para quem não come carne ou apenas está tentando cortar. A carne pode ser um alimento bem pesado para o tempo quente, época alta dos churrascos, pelo que é importante saber como preparar outras opções mais saudáveis e leves. Se você gostaria de saber como fazer um churrasco de legumes delicioso, continue lendo as dicas do Chef umComo e delicie-se, na brasa.

Passos a seguir:
1

Para fazer churrasco com legumes, você pode fazer espetinhos com os ingredientes ou assar os vegetais normalmente. Existem vários alimentos que você pode incluir nesse assado desde legumes, verduras a cogumelos e proteínas vegetarianas. Continue lendo para conhecer os ingredientes e aprender a preparar esse prato de forma bem simples.

2

Cebola

A cebola é um alimento delicioso para preparar na brasa. Comece por descascar as cebolas e cortar pela metade. Ferva as metades até ficarem bem macias, pincele com azeite de oliva e depois deite-as na grelha quente para assar. Deixe por alguns minutos e vire com cuidado para evitar que se quebrem.

Para usar cebola em espetinhos, prefira usá-las inteiras na sua versão pequena. ferva as cebolas em água e regue-as com azeite antes de colocar no espetinho e grelhar.

3

Tomate

O tomate também é uma excelente escolha para o seu churrasco de legumes. Você pode colocá-los no espetinho ou diretamente sobre a churrasqueira, cortando ao meio e virando durante a preparação. Tempere com manjericão, salsinha, orégano e cebolinha picada e regue com um pouco de óleo e sal.

4

Cogumelos

Os cogumelos tornam um churrasco de legumes mais variado e dinâmico. O melhor tipo de cogumelos para churrasqueira é o tipo porcini, que devem marinados em azeite, sal, pimenta-do reino e salsa picada antes de levar à grelha. Demoram apenas alguns minutos a cozinhar e devem ser servidos ainda quentes. Podem ser cortados e servidos em espetos com os legumes.

5

Batatas

Para fazer batatas grelhadas, corte-as em rodelas com cerca de meio centímetro de grossura. Regue com azeite e coloque um pouco de curry em pó para dar mais sabor antes de levar à grelha. Durante a preparação, vá virando para que cozinhem de forma uniforme em fogo baixo. Tempere com alecrim, sal e um pouco de azeite.

6

Berinjela

Para preparar a berinjela em churrasco, corte em fatias fininhas sem remover a casca e deixe-as num escorredor com sal por uma hora antes de cozinhar. Isso vai remover o seu sabor amargo quando elas perderem água. Quando estiverem escorridas, coloque-as numa marinada de azeite com alho picado e hortelã por duas horas e coloque em espetinho para grelhar.

Nota: A berinjela pode grudar quando colocada na grelha diretamente, pelo que se não usar espetinhos deve virá-las com frequência.

7

Abobrinha

A abobrinha é um alimento que não precisa de muita preparação antes de ir à churrasqueira. Basta cortá-las em rodelas e untá-las com azeite antes de colcoarf no fogo por alguns minutos.

8

Aspargos

Para preparar espargos na churrasqueira, comece por cortar e limpar, removendo as partes duras. Coloque na grelha por alguns minutos até ficarem crocantes. Tempere com um pouco de azeite de oliva, suco de limão e sal.

9

Pimentões

Os pimentões são umas das escolhas mais populares em churrascos de legumes. Levam mais tempo a cozinhar do que a maior parte dos outros vegetais, mas possuem um sabor bem característico na churrasqueira. Coloque-os inteiros na grelha e vire sempre que a pele ficar com um tom marrom. Quando estiver uniforme, retire da grelha e deixe esfriar. Remova a pele e as sementes e corte em tirinhas, misturando com azeite, hortelã, pimenta-do-reino e alho triturado.

10

Tofu e Seitan

O tofu e o seitan são outra das opções para quem procura alternativas à carne, combinando muito bem com o churrasco de legumes. Ambos devem ser marinados por, no mínimo, meia hora antes da sua preparação. Coloque-os em marinada de molho de soja, ervas e azeite. Coloque na brasa até dourarem e tempere com alecrim, sálvia e orégano. Delicioso!

11

Agora que já sabe como fazer um churrasco de legumes, dê uma olhada nesses deliciosos pratos alternativos à carne:

Como fazer um hambúrguer vegetariano

Como fazer almôndegas de soja com vegetais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um churrasco de legumes, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.