Partilhar

Como fazer gelatina - muito fácil!

Por Ana Caseiro. Atualizado: 7 outubro 2019
Como fazer gelatina - muito fácil!

Gelatina é uma sobremesa super saborosa e muito fácil de fazer, com uma imensidão de sabores no mercado. É um doce que todas as crianças adoram e que dá vida e cor à sua mesa. Nós podemos comer a gelatina simples, só ela mesmo, ou acompanhando outra iguaria, já que ela se dá bem com uma grande variedade de pratos de doces. Este doce ainda tem a vantagem de ser pouco calórico e muito benéfico para a saúde. Faz bem às unhas e cabelo, à pele e aos ossos e, se for consumida regularmente, a gelatina pode ajudar a baixar os níveis de colesterol. É por isso, pode usar e abusar desta sobremesa e experimentar todos os sabores sem peso na consciência. Neste artigo do umCOMO você confere o passo a passo de como fazer gelatina e tudo o que você precisa saber sobre essa sobremesa gostosa, saudável, econômica e versátil.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer gelatina colorida

Como fazer gelatina simples

Não há segredos na escolha dos ingredientes da gelatina, você só precisará de um saquinho de gelatina (ou gelatina de caixinha) água e açúcar como ingrediente opcional. Você pode encontrar gelatina em supermercados, padarias ou lojas de doces. Fique atento, na hora da escolha, ao sabor e se ela é diet ou não. Você poderá encontrar uma diversidade de sabores como gelatina de morango, gelatina de uva e até gelatina sem sabor (usada para sobremesas específicas e outras receitas que pedem esse tipo de textura). Portanto, preste atenção na hora de comprar.

Quanto aos materiais, separe um copo, uma colher, uma panela ou caneca para ferver a água e o(s) recipiente(s) em que você deseja servir a gelatina. Podem ser tacinhas individuais, uma tigela grande ou forma.

Ingredientes para fazer gelatina

  • Gelatina de caixinha (em pó) do sabor da sua preferência;
  • 2 copos (250ml) de água;
  • Açúcar (opcional).

Como fazer gelatina - Passo a passo

  1. Num tachinho, panela ou caneca, ferva 250 ml de água;
  2. Depois da água ter fervido, junte o pó de gelatina e mexa bem até dissolver por completo;
  3. Agora, adicione 250 ml de água fria e continue mexendo;
  4. Se quiser, você pode juntar um pouquinho de açúcar para realçar o sabor.
  5. Então, é só colocar numa taça e levar à geladeira por pelo menos 2 horas. Depois de esfriar ela se solidifica e está pronta para ser servida. Você pode consumi-la pura, com leite condensado ou como achar conveniente.

Leitura complementar: Como fazer gelatina de morango

Como fazer gelatina cremosa

A gelatina cremosa é uma alternativa à receita de gelatina simples que inclui o creme de leite, dando um aspecto de mousse areado à gelatina. Além do sachê de gelatina de morango ou o sabor que preferir, para essa receita de gelatina cremosa você também precisará de 1 caixinha de creme de leite e outra de leite condensado e liquifificador para bater bem e deixar a textura mais porosa. Vamos à receita!

Ingredientes para fazer gelatina cremosa

  • Gelatina de caixinha (em pó) do sabor da sua preferência;
  • Água;
  • 1 caixa ou lata de creme de leite;
  • 1 caixa ou lata de leite condensado.

Como fazer gelatina como creme de leite

  1. Esquente a água, dissolva a gelatina e misture com a água gelada;
  2. Misture bem e passe a mistura para o liquidificador;
  3. Acrescente o leite condensado e o creme de leite e bata tudo até chegar em um mistura homogênea;
  4. Despeje a mistura de gelatina com creme de leite e leite condesando na travessa de sobremesa ou em potinhos individuais;
  5. Leve à geladeira até que a mistura fique firme (aproximadamente 2 horas);
  6. E pronto, você já sabe como fazer gelatina cremosa! A gelatina com creme de leite está pronta para ser deliciada!

Sugestão: sirva com pedacinhos de morango.

Para fazer a receita de gelatina com leite condensado com duas camadas (como se fosse um pudim bicolor), siga o passo a passo de como fazer gelatina com leite condensado.

Como fazer gelatina - muito fácil! - Como fazer gelatina cremosa

Truques para fazer uma gelatina perfeita

Não basta a gelatina simples já ser uma sobremesa deliciosa por si só, ela é um ingrediente chave para receitas que vão das mais simples como a gelatina de laranja até receitas mais sofisticadas como mousse de maracujá e outros sabores. Aqui vão alguns truques para que você consiga o efeito desejado em cada uma das receitas com gelatina

Como fazer gelatina mais dura

Um truque básico para quem está aprendendo como fazer gelatina simples é saber que se a intenção é uma gelatina mais mole, adicione mais água. Se preferir a sua gelatina mais dura diminua um pouco a quantidade de água.

Veja também: Quais são os benefícios da gelatina para a saúde

Como fazer gelatina no microondas

Na verdade, a receita da gelatina no microondas é a mesma da gelatina simples. O que muda é o fato que a água é aquecida no microondas. É preciso ter cuidado para esquentar água no microondas, no entanto, já que a água pode respingar e causar queimaduras. Para isso, utilize um recipiente próprio para microondas e sem tampa e comece por 30 segundos. Se esse tempo não for o suficiente para esquentar a água para fazer gelatina, aqueça mais 15.

Como fazer gelatina incolor

A gelatina incolor, usada em diferentes sobremesas, tem uma preparação diferente da gelatina de caixinha de sabores. Então, repare bem nas instruções de uso e não vá fazendo como se fosse a gelatina tradicional. O segredo para usar gelatina incolor em receitas é não despejar o conteúdo do envelope de uma vez só na hora de fazer a mistura e deixá-la descansar por 5 minutos antes de usar na receita.

Como fazer gelatina em 5 minutos

Quem tem pressa em servir a gelatina pode apostar nesse tutorial de como fazer gelatina em 5 minutos. Como você vai ver, essa receita tem alguns ingredientes diferentes da receita tradicional mas, sobretudo, o uso do gelo. Isso mesmo, ao invés da água gelada, se adicionam pedrinhas de gelo e a gelatina endurece em 5 minutos no freezer.

Para se aprimorar, aprenda como fazer gelatina colorida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer gelatina - muito fácil!, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Vídeos de Como fazer gelatina - muito fácil!

1 de 3
Vídeos de Como fazer gelatina - muito fácil!

Escrever comentário sobre Como fazer gelatina - muito fácil!

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Govind Dulabh
sou diabetico tipo 2.
rose
Govind,faz gelatina zero da royal, otima ,tem o mesmo sabor da gelatina comum
A sua avaliação:
Irina
adorei as dicas
Editor umComo.com.br
Oi Irina! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Janecilda
Gostei da dica,bem prática e rapida
Editor umComo.com.br
Oi Janecilda! Que bom saber isso! Muito obrigado e continue acompanhando nossas receitas e dicas :)
A sua avaliação:
Luciana
Olá Quero saber o que tenho que passar na forma para depois conseguir desenformar inteira
Editor umComo.com.br
Oi Luciana! Uma forma de você desenformar a gelatina inteira é colocar a forma da gelatina dentro de um recipiente maior que a forma com água morna. Cuidado para a água não entrar na forma da gelatina. Deixe assim por uns minutos e depois é só desenformar. Espero que você consiga! Muito obrigada pelo comentário :)
A sua avaliação:
Jorge
Olá...gostaria de saber se depois de juntar a agua fria se tambem devo deixar ferver de novo...obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Jorge! Depois de juntar a água fria na quente é só levar a gelatina à geladeira. Obrigada pelo comentário!
monique 80
eu coloquei já fazem quase 30 min e está super-mole buáá, eu fiz tudo q tava caixa escrito e é justamento o que está aqui.... qto tempo então para endurecer 2 horas?
julia silva
obg nao sadia fazer muito obg❤❤❤
Editor umComo.com.br
Oi Julia, obrigada nós pelo seu comentário e visita ;)
humberto
é preciso colocar na geladeira ? é preciso colocar agua gelada não pode ser so quente, o que eu fiz não ficou duro, por que?

Como fazer gelatina - muito fácil!
1 de 2
Como fazer gelatina - muito fácil!

Voltar ao topo da página