Sobremesas para crianças

Como fazer gelatina

Como fazer gelatina

Gelatina é uma sobremesa super saborosa e muito fácil de fazer, com uma imensidão de sabores no mercado. É um doce que todas as crianças adoram e que dá vida e cor à sua mesa. Nós podemos comer a gelatina simples, só ela mesmo, ou acompanhando outra iguaria, já que ela se dá bem com uma grande variedade de pratos de doces. Este doce ainda tem a vantagem de ser pouco calórico e muito benéfico para a saúde. Faz bem às unhas e cabelo, à pele e aos ossos e, se for consumida regularmente, a gelatina pode ajudar a baixar os níveis de colesterol. É por isso, pode usar e abusar desta sobremesa e experimentar todos os sabores sem peso na consciência. Neste artigo do umCOMO você confere o passo a passo de como fazer gelatina e tudo o que você precisa saber sobre essa sobremesa gostosa, saudável, econômica e versátil.

Vai precisar de:
  • Taça
  • Copo medidor
  • Colher
Também lhe pode interessar: Como fazer gelatina de laranja

Índice

  1. Como fazer gelatina
  2. Como fazer gelatina cremosa passo a passo
  3. Truques para fazer uma gelatina perfeita

Como fazer gelatina

Não há segredos na escolha dos ingredientes da gelatina, você só precisará de um saquinho de gelatina (ou gelatina de caixinha) água e açúcar como ingrediente opcional. Você pode encontrar gelatina em supermercados, padarias ou lojas de doces. Fique atento, na hora da escolha, ao sabor e se ela é diet ou não. Você poderá encontrar uma diversidade de sabores como gelatina de morango, gelatina de uva e até gelatina sem sabor (usada para sobremesas específicas e outras receitas que pedem esse tipo de textura). Portanto, preste atenção na hora de comprar.

Quanto aos materiais, separe um copo, uma colher, uma panela ou caneca para ferver a água e o(s) recipiente(s) em que você deseja servir a gelatina. Podem ser tacinhas individuais, uma tigela grande ou forma.

Ingredientes para fazer gelatina

  • Gelatina de caixinha (em pó) do sabor da sua preferência;
  • 2 copos (250ml) de água;
  • Açúcar (opcional).

Como preparar gelatina

  1. Num tachinho, panela ou caneca, ferva 250 ml de água;
  2. Depois da água ter fervido, junte o pó de gelatina e mexa bem até dissolver por completo;
  3. Agora, adicione 250 ml de água fria e continue mexendo;
  4. Se quiser, você pode juntar um pouquinho de açúcar para realçar o sabor.
  5. Então, é só colocar numa taça e levar à geladeira por pelo menos 2 horas. Depois de esfriar ela se solidifica e está pronta para ser servida. Você pode consumi-la pura, com leite condensado ou como achar conveniente.

Leitura complementar: Como fazer gelatina de morango

Como fazer gelatina - Como fazer gelatina

Como fazer gelatina cremosa passo a passo

A gelatina cremosa é uma alternativa à receita de gelatina simples que inclui o creme de leite, dando um aspecto de mousse areado à gelatina. Além do sachê de gelatina de morango ou o sabor que preferir, para essa receita de gelatina cremosa você também precisará de 1 caixinha de creme de leite e outra de leite condensado e liquifificador para bater bem e deixar a textura mais porosa. Vamos à receita!

Ingredientes para fazer gelatina cremosa

  • Gelatina de caixinha (em pó) do sabor da sua preferência;
  • Água;
  • 1 caixa ou lata de creme de leite;
  • 1 caixa ou lata de leite condensado.

Gelatina cremosa rápida

  1. Esquente a água, dissolva a gelatina e misture com a água gelada;
  2. Misture bem e passe a mistura para o liquidificador;
  3. Acrescente o leite condensado e o creme de leite e bata tudo até chegar em um mistura homogênea;
  4. Despeje a mistura de gelatina com creme de leite e leite condesando na travessa de sobremesa ou em potinhos individuais;
  5. Leve à geladeira até que a mistura fique firme (aproximadamente 2 horas);
  6. E pronto, você já sabe como fazer gelatina cremosa! A gelatina com creme de leite está pronta para ser deliciada!

Sugestão: sirva com pedacinhos de morango.

Para fazer a receita de gelatina com leite condensado com duas camadas (como se fosse um pudim bicolor), siga o passo a passo de como fazer gelatina com leite condensado.

Como fazer gelatina - Como fazer gelatina cremosa passo a passo

Truques para fazer uma gelatina perfeita

Não basta a gelatina simples já ser uma sobremesa deliciosa por si só, ela é um ingrediente chave para receitas que vão das mais simples como a gelatina de laranja até receitas mais sofisticadas como mousse de maracujá e outros sabores. Aqui vão alguns truques para que você consiga o efeito desejado em cada uma das receitas com gelatina

Como fazer gelatina mais dura

Um truque básico para quem está aprendendo como fazer gelatina simples é saber que se a intenção é uma gelatina mais mole, adicione mais água. Se preferir a sua gelatina mais dura diminua um pouco a quantidade de água.

Veja também: Quais são os benefícios da gelatina para a saúde

Como fazer gelatina no microondas

Na verdade, a receita da gelatina no microondas é a mesma da gelatina simples. O que muda é o fato que a água é aquecida no microondas. É preciso ter cuidado para esquentar água no microondas, no entanto, já que a água pode respingar e causar queimaduras. Para isso, utilize um recipiente próprio para microondas e sem tampa e comece por 30 segundos. Se esse tempo não for o suficiente para esquentar a água para fazer gelatina, aqueça mais 15.

Como fazer gelatina incolor

A gelatina incolor, usada em diferentes sobremesas, tem uma preparação diferente da gelatina de caixinha de sabores. Então, repare bem nas instruções de uso e não vá fazendo como se fosse a gelatina tradicional. O segredo para usar gelatina incolor em receitas é não despejar o conteúdo do envelope de uma vez só na hora de fazer a mistura e deixá-la descansar por 5 minutos antes de usar na receita.

Como fazer gelatina em 5 minutos

Quem tem pressa em servir a gelatina pode apostar nesse tutorial de como fazer gelatina em 5 minutos. Como você vai ver, essa receita tem alguns ingredientes diferentes da receita tradicional mas, sobretudo, o uso do gelo. Isso mesmo, ao invés da água gelada, se adicionam pedrinhas de gelo e a gelatina endurece em 5 minutos no freezer.

Para se aprimorar, aprenda como fazer gelatina colorida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer gelatina, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Vídeos relacionados com Como fazer gelatina

1 de 3
Vídeos relacionados com Como fazer gelatina

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Sergio
Muito bem explicado. Parabéns.
Govind Dulabh
sou diabetico tipo 2.
rose
Govind,faz gelatina zero da royal, otima ,tem o mesmo sabor da gelatina comum
A sua avaliação:
Irina
adorei as dicas
Editor umComo.com.br
Oi Irina! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Janecilda
Gostei da dica,bem prática e rapida
Editor umComo.com.br
Oi Janecilda! Que bom saber isso! Muito obrigado e continue acompanhando nossas receitas e dicas :)
A sua avaliação:
Luciana
Olá Quero saber o que tenho que passar na forma para depois conseguir desenformar inteira
Editor umComo.com.br
Oi Luciana! Uma forma de você desenformar a gelatina inteira é colocar a forma da gelatina dentro de um recipiente maior que a forma com água morna. Cuidado para a água não entrar na forma da gelatina. Deixe assim por uns minutos e depois é só desenformar. Espero que você consiga! Muito obrigada pelo comentário :)
A sua avaliação:
Jorge
Olá...gostaria de saber se depois de juntar a agua fria se tambem devo deixar ferver de novo...obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Jorge! Depois de juntar a água fria na quente é só levar a gelatina à geladeira. Obrigada pelo comentário!
monique 80
eu coloquei já fazem quase 30 min e está super-mole buáá, eu fiz tudo q tava caixa escrito e é justamento o que está aqui.... qto tempo então para endurecer 2 horas?
julia silva
obg nao sadia fazer muito obg❤❤❤
Editor umComo.com.br
Oi Julia, obrigada nós pelo seu comentário e visita ;)
humberto
é preciso colocar na geladeira ? é preciso colocar agua gelada não pode ser so quente, o que eu fiz não ficou duro, por que?
1 de 3
Como fazer gelatina