Outras sobremesas

Como fazer gelatina arco-íris

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 28 dezembro 2020
Como fazer gelatina arco-íris

A gelatina é uma sobremesa saborosa e refrescante, ideal para qualquer ocasião. Você pode preparar sua gelatina para acompanhar bolos, doces ou, simplesmente, consumi-la sozinha. Por esse motivo, essa sobremesa funciona bem em qualquer comemoração, seja uma festa de aniversário, Natal, Ano-novo ou em um jantar especial.

Qual o segredo que faz da gelatina uma sobremesa tão versátil? Provavelmente uma mistura entre o sabor leve e, sobretudo, suas possibilidades de apresentação. A gelatina permite que você prepare as mais diferentes receitas usando a criatividade, dando a ela formas e cores distintas, ou seja, criando verdadeiras obras de arte na cozinha!

O melhor de tudo? Fazer uma gelatina diferente não é difícil, ainda que exija alguns truques. Por isso, se você quer saber como fazer gelatina arco-íris, opção similar à gelatina de mosaico, nós do umCOMO vamos te ensinar todos as dicas para tal. Mãos à obra!

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer gelatina

Passos a seguir:

1

Coloque todos os ingredientes sobre a mesa. Pese os ingredientes e confira se as medidas estão corretas e, em seguida, reserve-os. Se não tiver uma balança, use um medidor.

Unte com óleo a forma que você irá usar para preparar a gelatina arco-íris (opcional). Se optar por esta etapa, depois será mais fácil desenformar a gelatina. Caso você use uma forma especial, deve espalhar muito bem o óleo, em cada cavidade - você pode lançar mão de um pedaço de papel absorvente ou de um pincel de silicone para isso. Depois de espalhar o óleo, e antes de adicionar a gelatina, coloque a forma no congelador por 10 minutos.

Como fazer gelatina arco-íris - Passo 1
2

Ferva a água. Assim que ela começar a borbulhar, você pode retirá-la do fogo. Para fazer a gelatina arco-íris, a água deve estar com temperatura que varia de morna a quente, nunca extremamente quente. Outra alternativa é esquentar a água no micro-ondas, em porções de 1/2 xícara para cada parte do arco-íris.

Como fazer gelatina arco-íris - Passo 2
3

Escolha a ordem das cores. Você pode combiná-las de acordo com o seu gosto pessoal, ou seguir estritamente a ordem correspondente às cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano ou azul celeste, anil ou azul marinho e violeta. Se você quiser começar pelo verde, use a gelatina de sabor limão e, assim, sucessivamente.

4

Deposite ½ xícara da gelatina escolhida em uma tigela, e adicione ½ xícara de água morna/quente. Misture os ingredientes muito bem até que estejam completamente integrados. Depois, adicione ½ xícara de água fria e misture novamente.

Divida a mistura ao meio. Despeje em duas tigelas menores.

Como fazer gelatina arco-íris - Passo 4
5

Adicione o leite condensado em uma das tigelas. Misture muito bem o leite condensado com a gelatina. Use apenas ¼ de xícara de leite condensado (ou seja, apenas uma porção da 1 ½ xícara reservada). Além disso, você pode adicionar um pouco de baunilha à sua gelatina arco-íris com leite condensado.

6

Despeje a gelatina sem leite condensado na forma fria, usando uma colher. Coloque a colher próxima ao fundo, e gire-a até embaixo. Se preferir, você também pode usar uma espátula. Adicione a gelatina aos poucos sobre ela, até completar o primeiro nível. Este truque serve para que você evite espirrar a gelatina nas paredes da forma, assim o restante das cores ficará uniforme.

Coloque para gelar por 10/15 minutos, tempo suficiente para que a gelatina endureça. Se você deixar esse tempo passar, pode ser que ela fique muito sólida e, por isso, as camadas não fiquem devidamente misturadas.

7

Adicione a gelatina com leite condensado à forma. Uma vez terminado o tempo de refrigeração, adicione a segunda camada. Dessa vez e nas próximas, coloque a colher bem próxima à outra camada de gelatina, mas sem tocar nela. O resto do procedimento você já conhece. Nesse caso, não só evitamos atingir as paredes da forma, mas também protegemos a camada anterior.

8

Deixe refrigerar durante 10/15 minutos. Use o mesmo tempo para as camadas seguintes.

9

Continue com a próxima cor. Repita o processo a partir do passo três. Faça isso assim que terminar de colocar todas as cores e camadas.

Lembre-se de que você deve manter a água morna. Se a gelatina estiver muito quente, você pode derreter outra camada. Caso esteja muito fria, ela não chegará a encostar na camada anterior.

Ao finalizar a última camada, deixe refrigerar por, no mínimo, 4 horas. Será melhor ainda se você puder deixar a gelatina na geladeira durante toda a noite. Assim, ela vai ficar sólida da maneira correta e adquirir mais firmeza.

10

Assim que você terminar de fazer sua gelatina, é hora de desenformar. Lave bem as mãos e deixe-as um pouco úmidas. Depois, use as pontas dos dedos para puxar levemente as bordas no sentido contrário da forma. Faça isso por toda a extensão do recipiente. Quando a gelatina começar a soltar, coloque um prato na base e vire-a.

Outro truque para desenformar consiste em colocar a forma submersa em água morna/quente, sem deixar que a água caia na gelatina. Depois, tire a forma da água e agite-a um pouco, mexendo lado a lado. Por último, coloque a gelatina no prato conforme indicamos anteriormente.

Pronto! Sua gelatina arco-íris está pronta para ser provada. Você pode cortá-la em cubinhos, para preparar gelatina arco-íris em copinhos.

Se você curte preparar receitas com gelatina colorida não deixe de conferir também como fazer gelatina colorida no copinho outra receita deliciosa para ser servida em diversos eventos festivos!

Como fazer gelatina arco-íris - Passo 10
11

Por fim, te deixamos algumas dicas para que você possa preparar sua gelatina arco-íris sem complicações e de forma personalizada:

  • Se você precisar substituir o leite condensado, pode fazer isso usando leite evaporado, creme de leite, leite de arroz, leite de coco ou creme de coco.
  • Nesta receita, não é recomendável preparar todas as gelatinas de uma só vez. Vá fazendo as gelatinas à medida que for formando as camadas.
  • Se você respingar um pouco de gelatina nas laterais da panela, limpe-a com papel de cozinha ou um pano. Faça isso com muito cuidado.
  • Se a mistura esfriar, aqueça um pouco em banho-maria ou no micro-ondas. Se você aquecer a mistura no micro, espere entre 15 e 20 segundos. Esse tempo pode ser menor dependendo da potência do seu aparelho.
  • Para fazer gelatina arco-íris, você também pode usar gelatina misturada com sucos naturais.
  • Se você usar a gelatina, pode realçar as cores usando corantes vegetais.
  • Há quem, entre cada cor, coloque também a gelatina branca. A camada branca pode ser feita com gelatina de coco, leite de coco com gelatina ou creme de coco com gelatina. Iogurte ou creme de leite, quando misturados com gelatina, também funcionam.
  • Se você quiser dar mais consistência à sua gelatina comprada, hidrate uma colher de sopa de gelatina incolor em água em temperatura ambiente. Depois, derreta a gelatina sem sabor e combine-a com a mistura de gelatina comum. Faça isso para cada uma das cores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer gelatina arco-íris, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Use um copo medidor, e não qualquer copo, pois as quantidades podem variar.
  • Você pode usar moldes de qualquer tipo: silicone, metal, vidro, etc.
  • Os moldes de silicone são mais fáceis de desenformar.
  • Se você usar água muito quente, a gelatina vai perder seu poder de gelificação.
Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 5
Como fazer gelatina arco-íris