Como fazer conserva de jurubeba

Como fazer conserva de jurubeba

A jurubeba é uma planta comestível que se assemelha à pimenta e possui sabor amargo. Também é medicinal e, por isso, com ela é possível fazer chás, inclusive, para tratar indigestão e problemas do fígado. No entanto, na culinária, o mais comum é consumi-la em conserva. Para quem deseja aprender como fazer conserva de jurubeba pode conferir a seguir as dicas que o umComo.com.br tem para dar a respeito do tema.

Passos a seguir:
1

A jurubeba é um arbusto que pode chegar aos três metros de altura, conta com espinhos em seus tronco e ramos e os seus frutos são bagas arredondadas com as quais se prepara a conserva. Possui muitos outros nomes semelhantes, como juribeba, jubeba, jurubeba-branca, juvena, jurubeba-verdadeira, entre muitas outras denominações. Depois de colher os frutos, o primeiro passo para fazer conserva de jurubeba é lavar muito bem cada um deles, remover o seu talo e deixá-los de molho por um dia inteiro.

2

É importante lembrar que o fruto deve estar verde, só assim ele é comestível. Na sequência, é preciso ferver na água as bagas da jurubeba várias vezes, em torno de sete vezes, só dessa forma é possível retirar um pouco do seu amargor. Além disso, quanto mais fervida, menos amarga fica a jurubeba. Após a última fervida, é necessário escorrer a água e esperar que os frutos esfriem.

3

Quando as jurubebas estiverem frias, o passo seguinte para fazer a conserva é colocar as bagas em um pote de vidro, que possa ser bem fechado posteriormente, com vinagre até que todas elas fiquem imersas. No vidro é possível acrescentar ainda sal a gosto, um pouco de azeite ou óleo, um dente de alho e uma folha de louro.

4

É necessário que a jurubeba fique curtindo na conserva ao menos dois dias para ser consumida, de preferência, em local arejado e seco. Há quem diga que é melhor esperar um mês para comer a conserva da jurubeba depois de preparada. Além disso, existem receitas diferentes para preparar a conserva de jurubeba, sendo que algumas pessoas substituem o vinagre pelo suco de limão fervido. Outras também acrescentam pimenta à receita da conserva.

5

Há quem garanta ainda que para as jurubebas ficarem menos amargas um truque é ferver os frutos na água com meia colher de chá de sal, meia xícara de vinagre e dois dentes de alho cortados. Sendo que os alhos devem ser acrescidos apenas na última fervida. Já na hora de comer, a jurubeba pode ser consumida como salada, fria junto com os demais alimentos, com arroz, feijão e demais pratos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer conserva de jurubeba, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.