Partilhar

Como fazer batatas fritas crocantes

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer batatas fritas crocantes

As batatas fritas são uma verdadeira delícia, ideais para comer sozinhas, acompanhadas de algum molho ou como acompanhamento em muitos dos pratos que preparamos todos os dias. Ainda que pareça que fazer batatas fritas não tenha muito segredo, a verdade é que existem alguns truques de cozinha que marcam a diferença entre batatas fritas bem feitas, saborosas e muito crocantes e, pelo contrário, moles ou desfeitas. Descubra neste artigo de umComo.com.br o que você precisa saber para fazer batatas fritas crocantes que deixem todos de boca aberta.

Também lhe pode interessar: Como fazer batatas fritas no micro-ondas
Passos a seguir:
1

Antes de ver que truques podem servir para conseguir que as batatas fritas fiquem extra crocantes, é importante considerar que o tipo de batata utilizado também tem muito a ver com o resultado que se obtém. O mais recomendável é escolher batatas que não sejam muito verdes nem velhas, mas sim aquelas consideradas normais com uma proporção de água não muito elevada; assim, as de uma cor mais amarelada são a melhor opção para fritar. Se fizer uma boa seleção das batatas, notará de seguida a diferença ao comê-las.

Como fazer batatas fritas crocantes - Passo 1
2

Um dos truques de cozinha mais utilizados para obter batatas fritas crocantes é o da dupla fritura, ou seja, fritar duas vezes. Com isso, consegue-se reforçar a casca crocante da batata que se obtém na primeira fritura, pois com o passar do tempo ela vai amolecendo devido à própria umidade da batata.

Para o fazer, o melhor é fritar uma primeira vez as batatas em óleo muito quente (entre uma de 180 e 200 graus) durante 50 ou 60 segundos. Após este tempo, retire-as e coloque-as sobre um prato coberto com papel de cozinha para extrair o excesso de óleo e deixe-as repousar uns minutos. Depois, faça a segunda fritura, com o óleo um pouco mais quente, e frite-as durante aproximadamente 3 ou 4 minutos. Quando adquirirem um delicioso tom dourado, já estarão prontas para comer.

Como fazer batatas fritas crocantes - Passo 2
3

Além da dupla fritura, há outro grande truque que é perfeito para manter o verdadeiro segredo que permite fazer batatas fritas super crocantes. Este é o de fervê-las em água antes de as fritar na frigideira ou na fritadeira. Mas é imprescindível manter o equilíbrio adequado entre o amido, a pectina e os açúcares da batata, já que, caso contrário, elas ficarão amolecidas e se desmancharão com facilidade. É por isso que além de ferver as batatas em água com sal, recomendamos que você adicione um pouco de vinagre ao cozimento, pois este produto ajuda a manter a pectina nas batatas.

De modo que você apenas precisará ferver as batatas já cortadas em uma panela com água, um pouco de sal e vinagre durante 10 minutos para tirar o excesso de amido e potencializar o seu sabor. Após este tempo, retire da água e utilize um papel de cozinha para secá-las. Depois, poderá fritá-las como de costume.

Como fazer batatas fritas crocantes - Passo 3
4

Por último, encontramos a técnica do congelamento para fazer com que as batatas fritas fiquem mais crocantes. Se você não gosta das típicas batatas fritas congeladas de saco, você mesmo pode utilizar esta técnica em casa com as batatas recém cortadas. Isto fará com que a sua estrutura interna se quebre ainda mais e fiquem ótimas por fora. Quando tiver as batatas bem cortadas, coloque-as no refrigerador dentro de um saco de plástico e retire-as na hora de cozinhar.

Como fazer batatas fritas crocantes - Passo 4
5

Se além de saber de que forma conseguir que as batatas fritas fiquem crocantes, você também quer conhecer os conselhos que devem ser seguidos para que não grudem na hora de cozinhar e descobrir novas formas de preparação, não perca os seguintes artigos:

Como fazer batatas fritas crocantes - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer batatas fritas crocantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer batatas fritas crocantes

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer batatas fritas crocantes
1 de 6
Como fazer batatas fritas crocantes

Voltar ao topo da página