Outros Preparação e apresentação da comida

Como escolher inhame

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como escolher inhame

O inhame é uma raiz que ao entrar para a cozinha faz papel semelhante ao da batata, o que significa que é um alimento bastante versátil, podendo integrar receitas diversas. É um alimento muito nutritivo, sendo que além de carboidrato é rico em vitaminas do complexo B. No entanto, como não é um alimento comum na mesa de todos os brasileiros é possível que existam pessoas com dúvidas sobre como escolher inhame. Para o ajudar nessa hora, o umComo.com.br vai dar algumas dicas simples e muito eficientes.

Também lhe pode interessar: Como escolher melão

Passos a seguir:

1

Saber escolher inhame é bastante simples, pois como se trata de uma raiz deve estar bem firme, mas sem estar dura demais, a exemplo de outras raízes, como a batata inglesa, a batata doce e mesmo a cenoura, por exemplo. Ou seja, você pode pegar na mão a raiz para senti-la, se estiver murcha não é uma unidade que vale a pena ser comprada. Para se certificar de que o inhame encontrado no mercado está adequado para consumo vale dizer que ele costuma apresentar raízes pequenas e bem ralas.

Como escolher inhame - Passo 1
2

Existe uma dica para escolher o inhame com maiores chances de cozinhar bem. Consiste em dar uma leve furadinha na raiz, o que pode ser feito com a ponta da unha ou outro acessório pontudo, e observar como é o líquido que sai do alimento. O ideal é que esteja leitoso e não transparente, isso vai garantir para a sua mesa um inhame de melhor qualidade. Outras dicas consistem em optar pelas unidades que parecerem mais frescas, ou seja, com tez molhada, mas não encharcada. Não deve estar ainda enrugada demais, esburacada, com fissuras ou machucada.

3

Quando você pega o inhame na mão e sente alguns pontos moles na raiz pode significar que ainda não está maduro o suficiente para ser usado ou que no seu transporte ele sofreu algumas quedas. Dessa forma, o melhor é não os comprar. É importante ainda observar o local onde a raiz está exposta na feira ou no mercado. O melhor é que seja ventilado e não pegue muito sol, assim, ele estará mais adequado ao consumo.

4

Já na hora de usar o inhame na culinária para se certificar mais uma vez que o seu preparo será como o esperado é possível conferir como está o aspecto do inhame por dentro. Ele deve estar com uma cor levemente amarelada, pois é essa a sua característica normal. Embora existam diferentes variedades de inhame, um dos mais comuns deve estar em forma de dedos compridos, isso vai garantir que você está escolhendo as raízes mais jovens.

5

Ou seja, é indicado não adquirir os inhames grandes e gordos, uma vez que indicam que já estão mais velhos e, assim, mais difíceis de serem cozidos e até mesmo menos saborosos. Enquanto isso, na hora de limpar o alimento para preparar a sua refeição, especialistas explicam que a melhor maneira de utilizá-lo é descascando-o preferencialmente embaixo da água corrente. Além disso, deve ser lavado depois de descascado também e deixado dentro de uma vasilha com água até ao momento de ser usado. Tudo isso evita que o inhame endureça.

No nosso artigo pode conferir como cozinhar inhame e se deliciar com uma refeição fantástica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher inhame, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Luiz
Boas dicas. Uma foto comparativa entre o inhame adequado e não adequado ajudaria bastante. abcs.
1 de 2
Como escolher inhame