Sardinhas

Como saber se a sardinha está estragada

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se a sardinha está estragada

Peixes de forma geral são alimentos muito saudáveis que devem fazer parte do cardápio de todas as pessoas. No entanto, como qualquer outro alimento pode não estar em condições de ser consumido. Dessa forma, como saber se a sardinha está estragada é fundamental para garantir que as suas refeições têm o melhor sabor e qualidade, além de evitar possíveis problemas de saúde devido ao consumo de peixes estragados. Por isso, confira as dicas a seguir que o umComo.com.br tem para dar sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como saber se a lula está estragada

Passos a seguir:

1

Os sentidos na hora de saber se a sardinha está estragada são os grandes aliados que temos. Tanto na hora de comprar o peixe fresco quanto enlatado é preciso estar muito atento ao seu cheiro e aspecto, senão, é o paladar que vai se dar mal depois. No caso da sardinha enlatada, quem já está acostumado a adquirir o produto facilmente consegue perceber se existe alguma coisa errada, seja pelo cheiro ou pelo aspecto diferente. É preciso observar tanto o peixe quanto o líquido da embalagem, se está com a viscosidade e a cor do costume.

Como saber se a sardinha está estragada - Passo 1
2

Claro que para evitar a compra de alimentos estragados é de extrema importância não adquirir produtos que tenham passado da validade ou que suas embalagens estejam amassadas ou estufadas. Porém, mesmo tendo esses cuidados, é possível que a sardinha esteja estragada. No caso do peixe fresco, vale lembrar que o seu cheiro costuma ser forte, mas ele lembra maresia e isso quer dizer que está em condições de ser consumido. Outra dica é observar as suas guelras ou brânquias, que são por onde os peixes respiram e ficam nas laterais da cabeça. Elas devem estar na coloração rosa, quase vermelha, mas se estiverem na cor cinza é porque o peixe está estragado.

3

No caso mais especificamente da sardinha, outra dica é conferir a sua escama, sendo que essa espécie começa a ficar estragada a partir do momento que a escama se solta com facilidade. Além disso, a sua carne começa a se soltar da espinha, assim, quando a carne não estiver firme, e sim, flácida, é um claro sinal de que a sardinha não está adequada para o consumo. E mais, a pele não solta também, sendo que ela deve ser ainda brilhante. Um truque é pressionar o corpo do peixe com o dedo, se não ficar as marcas, não está estragado.

4

É possível ainda observar os olhos do peixe para avaliar o seu estado, sendo que eles devem estar salientes, com as córneas transparentes, bem como a pupila negra e brilhante. Além disso, recomenda-se que na hora de comprar peixes frescos eles estejam inteiros e não já cortados. Outra dica para garantir um peixe da mais segura qualidade na sua mesa é verificar se ele está bem acondicionado, isto é, no gelo picado ou balcão frigorífico a oito graus no máximo.

Como saber se a sardinha está estragada - Passo 4
5

Já na hora de armazenar em casa, os peixes devem ser congelados se não forem consumidos dentro de 24 horas depois da sua compra. Se for esse o caso, eles devem ser limpos antes de entrar no congelador. E assim como qualquer outro alimento, depois de descongelado o peixe não pode voltar ao congelador.

Confira também as nossas informações para saber quanto tempo o peixe se mantém fresco na geladeira e os procedimentos que deve seguir para descongelar o peixe.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a sardinha está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Paula
Bom dia.Preciso de um socorro.Nunca fiz sardinha.E o meu pai adora escabeche de sardinha.Comprei congeladas .Descongelei,tirei o rabo e quando abri pra tirar a espinhela,algumas estão com cor bem amarela,parece gordura. O cheiro parece normal,de peixe,mas fico na dúvida o que é essa cor amarela.Obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Paula! Se o cheiro está bom e todas as indicações do artigo batem certo, em princípio sua sardinha está boa.
1 de 3
Como saber se a sardinha está estragada