Partilhar

Como descascar alcachofras

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como descascar alcachofras
Imagem: trendyspots.com

A alcachofra é umas das hortaliças que mais propriedades benéficas contém para a nossa saúde, além de ser muito versátil e oferecer a possibilidade de ser cozinhada de muitas formas diferentes. Por isso é ideal para preparar receitas gostosas e variadas que, ao mesmo tempo, sejam saudáveis, pois destaca-se principalmente por seu baixo conteúdo calórico. Agora, na hora de cozinhar, pode surgir a dúvida de como descascar alcachofras, um processo que devemos realizar com paciência e muito cuidado. Descubra o passo a passo neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como limpar alcachofras
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, no momento de comprar as alcachofras você deve escolher as que estejam mais duras, com as folhas bem firmes e com caule, já que assim garante que ao cozinhar não ficam duras. O melhor é apalpá-las antes de escolher e comprovar que não têm folhas separadas nem macias.

2

O primeiro passo para começar a descascar alcachofras é retirar o caule. Você pode fazer isso com a ajuda de uma faca, como aparece na imagem, ou para ser mais eficiente, recomendamos tirá-lo com a mão, já que desta forma também se retiram as fibras mais duras. Você só tem que apoiar a alcachofra em uma superfície, seja uma mesa ou o mármore da cozinha, deixando o caule para fora dela para depois colocar a mão sobre o caule e exercer força para baixo. Com este gesto, verá como sai a parte mais dura inteira.

Como descascar alcachofras - Passo 2
Imagem: cocinaycomparte.com
3

Agora é hora de retirar todas as folhas de fora com as mãos até ver que vão aparecendo as mais tenras, que apresentam um tom mais amarelado. A seguir, com uma faca vire a base da alcachofra para que o coração da mesma fique mais macio.

4

Para acabar de descascar a alcachofra você só tem que cortar as pontas das folhas com apenas um corte com a faca. O processo pode levar alguns minutos, mas finalmente obterá umas alcachofras bem descascadas e prontas para serem cozinhadas da maneira que mais gostar. Se quiser encontrar receitas diferentes e muito saborosas, consulte o nosso artigo sobre Como cozinhar alcachofras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descascar alcachofras, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como descascar alcachofras

O que lhe pareceu o artigo?

Como descascar alcachofras
Imagem: trendyspots.com
Imagem: cocinaycomparte.com
1 de 2
Como descascar alcachofras

Voltar ao topo da página