Partilhar

Como cozinhar alcachofras

Por Sara Viega. Atualizado: 5 julho 2019
Como cozinhar alcachofras
Imagem: emerils.com

Sabe qual é uma das verduras com mais benefícios para o organismo? A alcachofra conta com ótimas propriedades diuréticas e desintoxicantes, entre outras, por ser em sua maioria formada por água. Deste modo, é muito recomendável incorporar a alcachofra em uma dieta equilibrada para assim aproveitar todas as suas vantagens. E embora exista uma infinidade de formas de cozinhar alcachofra, comê-la fervida é uma das mais simples e saudáveis. Por isso, em umComo queremos explicar passo a passo como cozinhar alcachofras.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fritar alcachofras
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Um passo prévio importante para cozinhar alcachofras, será escolhê-la no mercado, na feira ou quitanda.

Desta forma, antes de ferver as alcachofras, será necessário descascá-las para eliminar as folhas mais duras e conservar as macias.

Como cozinhar alcachofras - Passo 1
Imagem: jonarregui.blogspot.com
2

Saiba que a alcachofra, além de ter uma infinidade de propriedades benéficas para o organismo, ela se oxida muito rapidamente. Para evitar isso, será necessário colocá-la em água com limão, por isso, recomendamos que o acrescente diretamente à caçarola onde a alcachofra será cozida e leve ao fogo. Se preferir, você pode colocar uma tigela com água e limão e conservá-la aí enquanto a água não ferve.

Como cozinhar alcachofras - Passo 2
Imagem: hornodelena.blogspot.com
3

Acrescente sal à água de cozimento e, quando a água começar a ferver, coloque a alcachofra descascada na caçarola. É importante que todos os vegetais fiquem cobertos de água, por isso você precisa de uma panela suficientemente grande; assim, também é possível colocar em cima algum utensílio que faça pressão para evitar que a água saia, como um prato ou vasilha de cozinhar a vapor.

Como cozinhar alcachofras - Passo 3
Imagem: cocinasintonterias.blogspot.com
4

Deixe a alcachofra ferver durante cerca de 15 minutos; recomenda-se espetá-la com uma faca ou algum outro utensílio pontudo para verificar se está macia ou se deve deixar a alcachofra durante mais algum tempo. Quando estiver no ponto, já poderá retirá-la da água e já terá prontas uma boas alcachofras cozidas.

Como cozinhar alcachofras - Passo 4
Imagem: lacocinarapidaparados.blogspot.com
5

Saiba que a água resultante do cozimento da alcachofra é muito benéfica como remédio natural contra condições como o ácido úrico ou para tratar a retenção de líquidos, pelo fato de ser diurética. Por isso, se você sofre de algum problema deste tipo, recomendamos que não a elimine e a tome como uma infusão.

Como cozinhar alcachofras - Passo 5
Imagem: agustincortesdiaz.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar alcachofras, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como cozinhar alcachofras

O que você achou da receita?

Como cozinhar alcachofras
Imagem: emerils.com
Imagem: jonarregui.blogspot.com
Imagem: hornodelena.blogspot.com
Imagem: cocinasintonterias.blogspot.com
Imagem: lacocinarapidaparados.blogspot.com
Imagem: agustincortesdiaz.blogspot.com
1 de 6
Como cozinhar alcachofras

Voltar ao topo da página