Picar o alho

Como descascar alhos facilmente

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como descascar alhos facilmente

O alho é um dos ingredientes mais presentes na gastronomia mundial, servindo para dar sabor a uma grande variedade de pratos e inclusive sendo o protagonista absoluto em receitas como os camarões ao alho, o coelho ao alho ou o delicioso molho aioli. Mas todo mundo que cozinha com alho sabe que quando é hora de descascar uma grande quantidade, o processo pode se converter em uma tarefa aborrecida. Mas talvez exista uma forma de fazer isso rápido para economizar tempo. Por isso, em umComo.com.br explicamos para você como descascar alhos facilmente aplicando vários truques.

Também lhe pode interessar: Como descascar camarão

Índice

  1. Amassar alhos com a faca
  2. Descascar alhos facilmente no microondas
  3. Mergulhar os alhos em água
  4. Colocar os dentes de alho num pote
  5. Tirar o cheiro de alho

Amassar alhos com a faca

Amassar os alhos com a faca para conseguir soltar sua casca é uma das técnicas mais usadas por cozinheiros do mundo todo, sendo uma solução realmente eficaz.

Para descascar os alhos facilmente é conveniente escolher uma faca que tenha uma lâmina longa, depois deverá colocar simplesmente o alho sob a lâmina e dar um golpe seco com a mão, mas sem aplicar muita força. Isso fará com que o alho seja esmagado levemente e a casca irá se soltar com um simples toque, sem quase esforço nenhum.

Como descascar alhos facilmente - Amassar alhos com a faca
Imagem: placeralplato.com

Descascar alhos facilmente no microondas

Outra técnica ideal para descascar alhos é usar o microondas para amaciar a casca. O recomendável é colocar cada dente de alho no microondas por 10 segundos, ou seja, se forem 5 dentes de alho deverá colocar ao redor de 50 segundos ou 1 minuto dependendo da potência do seu aparelho.

Ao retirar do microondas, a casca terá secado pelo calor, fazendo com que seja muito fácil de retirar, basta pressionar pela ponta para que ela deslize de forma simples.

Como descascar alhos facilmente - Descascar alhos facilmente no microondas

Mergulhar os alhos em água

Se não gostar de nenhuma das duas técnicas anteriores, existe mais uma que poderia ser útil para descascar os alhos facilmente: trata-se de mergulhar os alhos em água quente durante uns 10 minutos antes de descascar.

A temperatura da água fará com que a casca do alho amoleça bastante, fazendo com que seja muito fácil de retirar.

Como descascar alhos facilmente - Mergulhar os alhos em água

Colocar os dentes de alho num pote

Outra técnica super simples para descascar os alhos facilmente é pegar em um pote com tampa ou uma panela, como preferir, e desmontar a sua cabeça de alho para dentro dela. Depois basta colocar a tampa e chocalhar o pote com força por cerca de 20 segundos. Quando abrir o pote, verá como a casca dos dentes de alho estará separada. Experimente e vai ver como é bem simples e rápido!

Tirar o cheiro de alho

Independentemente da técnica que utilizar, quase de certeza que suas mãos ficarão cheirando a alho, o que pode ser muito desagradável para algumas pessoas. Se quiser evitar este "efeito colateral" ao manipular este alimento, em umComo.com.br explicamos para você como tirar o cheiro de alho das mãos de forma eficiente, um truque que com certeza será muito útil depois de descascar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descascar alhos facilmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: placeralplato.com
1 de 4
Como descascar alhos facilmente