Partilhar

Quais são os peixes azuis

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são os peixes azuis
Imagem: banoosh.com

Ouvimos dizer frequentemente que os peixes azuis são muito benéficos para a nossa saúde, fornecendo ômega 3 e ácidos graxos essenciais que protegem nosso coração, beneficiando também a aparência da nossa pele e cabelo. Os peixes azuis, além disso, têm poucas calorias e gorduras saturadas, pelo que se tornam excelentes alternativas de proteína animal se a meta for cuidar do seu corpo. Mas que opções estão incluídas neste grupo? Em umComo.com.br explicamos a você quais são os peixes azuis.

Também lhe pode interessar: Quais são os alimentos com menos calorias

Por que se chamam peixes azuis?

Os peixes azuis têm este nome porque, na sua maioria, todos os desta espécie contam com a pele azulada. Mas, além disso, trata-se do grupo de peixes que oferece uma maior contribuição de ácidos graxos ômega 3 e óleos essenciais que são muito benéficos para a nossa saúde cardiovascular, por isso considera-se um dos grupos alimentares mais saudáveis e recomendáveis. Entre eles, a seguir mencionamos os mais conhecidos e recomendados.

Salmão

Um dos reis dos peixes azuis, o salmão é um peixe muito apreciado por sua versatilidade na cozinha. Trata-se de um peixe rico em proteína e ácidos graxos que ajudam a regular nossos níveis de colesterol e triglicéridos no sangue, sendo uma grande alternativa para pacientes que apresentam estes problemas.

Seu alto conteúdo de minerais como o iodo e o magnésio beneficiam também o funcionamento de nossos músculos e cérebro, tornando o salmão uma opção muito saudável.

Quais são os peixes azuis - Salmão

Atum

Na lista dos peixes azuis, o atum é um dos mais conhecidos. Você pode consumi-lo fresco, a opção mais recomendável, ou em lata.

Sua ingestão, além de ajudar a controlar o colesterol e os triglicéridos, fornece importantes minerais, vitaminas como a A e as do grupo B e ácido fólico. Como o salmão, o atum é muito usado na cozinha por sua versatilidade, por isso em umComo propomos a você receitas com este peixe, que você poderá fazer facilmente em casa.

Quais são os peixes azuis - Atum

Sardinhas

Desde sempre as sardinhas têm sido consideradas uma das melhores alternativas de peixes azuis, pois são altamente nutritivas e muito baratas. As sardinhas, além de fornecer os benefícios típicos do peixe azul, são muito ricas em cálcio beneficiando de forma importante a saúde dos nossos ossos.

Quais são os peixes azuis - Sardinhas

Truta

Outra opção de destaque dentro do grupo de peixes azuis, especialmente se consumida bem fresca. A truta fornece ácidos graxos essenciais, mas, além disso, é muito rica em potássio e fósforo, beneficiando nossos músculos e favorecendo a eliminação de líquidos do corpo.

Quais são os peixes azuis - Truta

Anchovas

Estes peixes, que costumamos consumir enlatados ou à vinagrete, também se encontram dentro do grupo dos peixes azuis. Ainda que os usemos habitualmente como ingredientes em diversas preparações, eles oferecem os mesmos benefícios de qualquer tipo de peixe azul, no entanto, é importante lembrar que a melhor forma de comê-los é frescos e ao natural, já que as versões em óleo ou vinagre podem conter muito sal ou gordura.

Quais são os peixes azuis - Anchovas

Outros peixes azuis

O grupo dos peixes azuis é bastante amplo, e além das alternativas que foram mencionadas antes, também podemos incluir:

  • A enguia;
  • O salmonete;
  • O peixe espada ou imperador;
  • O bonito;
  • O congro;
  • O cação;
  • A cavalinha;
  • O xaréu;
  • A lampreia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os peixes azuis, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Quais são os peixes azuis

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ieda Cristina O Santos
sardinha, salmão, cavalinha e atum

Quais são os peixes azuis
Imagem: banoosh.com
1 de 6
Quais são os peixes azuis

Voltar ao topo da página