Congelar fruta

Como congelar morangos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 agosto 2020
Como congelar morangos

Os morangos são frutas, sem dúvida, deliciosas, além disso, também têm propriedades que oferecem benefícios importantes para nossa saúde: são ricas em vitamina C, antioxidantes e minerais[1]. Assim como com todas as outras frutas, legumes e verduras, o ideal para obter o máximo dos nutrientes disponíveis é consumir morangos frescos e da temporada, mas às vezes pode ser necessário congelar os frutos, sendo importante saber como fazer para mantê-los em bom estado. O processo de congelamento deve ser feito com cuidado não apenas para proteger as propriedades da fruta, mas também para mantê-las próprias para o consumo, o que acaba gerando diversas dúvidas em relação a como prosseguir.

Quer saber o que você precisa fazer? Veja como congelar morangos da forma adequada nesse artigo do umCOMO e aprenda como conservar a fruta para ser consumida sem pressa.

Também lhe pode interessar: Como congelar uvas

Índice

  1. Morango descongelado fica bom?
  2. Como congelar morangos
  3. Como descongelar morango

Morango descongelado fica bom?

Quando vamos congelar alimentos, a primeira preocupação que devemos ter é em relação ao quão viável é o congelamento em questão, afinal, existem alguns tipos de vegetais que não devem passar pelo procedimento, como é o caso de verduras. Ao tratarmos de frutas, o problema não é recorrente, o que significa que você pode congelar morango.

Uma dúvida frequente em relação ao assunto é se morango congelado perde nutrientes, questão bastante plausível já que procedimentos cujo objetivo é estender o prazo de validade de produtos como o congelamento, a desidratação e a cura acabam por alterar a forma do alimento. Ao passar pelo processo de congelamento, os morangos acabam por perder parte de sua vitamina C[2], ainda que seja um procedimento capaz de manter boa parte dos nutrientes dos congelados[3].

Apesar de manter suas propriedades, morango descongelado fica mole[2] de forma que não é das melhores ideias comê-lo puro, sendo mais adequado utilizá-o em receitas como tortas e bolos. Os morangos congelados também podem ser úteis em receitas frias como sorvetes.

Como visto acima, a desidratação também é uma técnica utilizada para prolongar a vida útil de alimentos, o que pode ser aplicado em frutas. Se você se interesse pelo método e não sabe por onde começar para preservar seus alimentos, veja uma forma bastante simples e fácil de realizar o processo em como desidratar frutas no microondas.

Como congelar morangos

Antes de congelar os morangos é importante que preste atenção em algumas coisas. Primeiramente, descarte todos os frutos que não estejam em bom estado, ou seja, aqueles um pouco podres, com mofo ou descoloridos, pois não são frutas aptas para o consumo. Além disso, lembre-se que os morangos descongelados não possuem a mesma textura ou sabor que os frescos, sendo assim, é recomendável congelá-los apenas se você terá planos viáveis para utilizá-los pós o descongelamento.

Antes de congelar as morangos é conveniente lavá-los e secá-los muito bem. Jamais coloque as frutas úmidas no congelador ou elas endurecerão muito, por isso é importante dedicar um tempo a secá-las corretamente.Congelar morango é bastante simples e você verá:

  1. Depois que os morangos estiverem lavados e secos, você pode colocá-los em um recipiente onde não estejam muito apertados, desta forma evitará que eles grudem um no outro ao congelar.
  2. Escolha um recipiente com espaço, adequado para seus morangos, e coloque em uma parte plana do congelador onde fiquem bem estáveis.
  3. Coloque o congelador em temperatura mínima pois o congelamento deve ocorrer da forma mais rápida possível, causando um choque térmico[4].
  4. Se preferir congelar os morangos e dar um toque adocicado, o melhor é fazer uma calda de açúcar. Misture quatro xícaras de água e uma de açúcar e deixe ferver; à medida que o açúcar for ficando mais espesso, começará a virar uma calda transparente. Acrescente a calda ao recipiente e coloque os morangos para congelar considerando as instruções anteriores. Ao descongelar, terão um sabor delicioso digno de qualquer sobremesa.

Se não tiver um bom recipiente para congelar morangos, então use papel alumínio. Sem lavar, envolva os morangos por separado em pedaços de papel alumínio e coloque no congelador; cuidando para não amassar. Ao descongelar, estarão em perfeito estado.

Os frutos congelados poderão assim ser mantidos por até 6 meses[5], por isso, é indicado escrever na embalagem do congelado a data na qual o produto foi para o freezer, evitando assim que alimentos fora do prazo sejam consumidos.

Além de como congelar morangos frescos, veja também como congelar banana.

Como descongelar morango

Agora que você já sabe como congelar morango, já está na hora de aprender como reverte o processo de forma a conseguir descongelá-los sem estragar o alimento. O primeiro cuidado que devemos tomar é que, já que o processo de descongelamento ocorre de forma mais lenta do que o de congelamento, o alimento fica suscetível a entrar em contato com bactérias e fungos que acabarão por estragá-lo[4], por isso, não deixe os morango descongelando em embalagem aberta em contato com o ar e prefira manter a embalagem de congelamento fechada até que o processo termine.

Após o descongelamento completo, faça uso dos morango o quanto antes, seja para consumo direto ou para o uso dos frutos em receitas. Lembre-se também que, uma vez descongelados, alimentos não podem voltar ao freezer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar morangos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. ROCHA, D. A.; ABREU, C. M. P de; CORRÊA, A. D.; SANTOS, C. D. dos; FONSECA, E. W. N. da. Análise comparativa de nutrientes funcionais em morangos de diferentes cultivares da região de Lavras - MG. Revista Brasileira de Fruticultura, Vol. 30, Nº 4, pp. 1124-1128, Jaboticabal, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbf/v30n4/a46v30n4.pdf. Acesso em: 31/07/2020.
  2. BERBARI, S. A. G.; NOGUEIRA, J. N.; CAMPOS, S. D. da S. Efeito de diferentes tratamentos pré-congelamento sobre a qualidade do morango Var. Chandler congelado. Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos, Vol 18, Nº 1, pp. 82-86, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20611998000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 31/07/2020.
  3. SILVA, F. T. Recomendações técnicas para o processamento de hortaliças congeladas. Embrapa Agroindústria de Alimentos, Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/doc40-2000_000gc3ptpgo02wx5ok01dx9lc8qfi73p.pdf. Acesso em: 31/07/2020.
  4. COLLA, L. M.; PRENTICE-HERNÁNDEZ, C. Congelamento e descongelamento - sua influência sobre os alimentos. Revista Vetor, Vol. 13, pp. 53-66, Rio Grande, 2003. Disponível em: http://www.repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6803/428-742-1-PB.pdf?sequence=1. Acesso em: 31/07/2020.
  5. LANA, M. M.; TAVARES, S. A. Morango. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nº 2, 2016. Disponível em: https://www.embrapa.br/documents/1355126/31107372/MORANGO_CCCC_2017.pdf/249a930e-a6ef-2abc-e82b-2ac5c70e962a#:~:text=Para%20congelar%20limpe%2C%20lave%20e,mantidos%20por%20at%C3%A9%206%20meses.. Acesso em: 31/07/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como congelar morangos