menu
Partilhar

Como congelar beterraba

 
Por Marina Corrêa, Editora. 10 abril 2021
Como congelar beterraba

Algumas vezes compramos uma quantidade superior de alimentos frescos em relação ao que conseguimos consumir antes de que eles se estraguem e, por isso, precisamos recorrer a condições de armazenamento que vão aumentar a sua vida útil. Uma delas é o congelamento. Neste artigo do umCOMO, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre como congelar beterraba para que ela dure mais tempo e você possa fazer diferentes receitas sem correr o risco de que ela se estrague tão cedo. Anote as dicas para congelar a roxinha da maneira correta, tanto para que ela dure mais, quanto para facilitar o consumo na rotina corrida durante a semana. Você verá que descongelar pequenas porções para consumo imediato é muito mais simples no dia a dia.

Também lhe pode interessar: Como congelar berinjela

Como fazer branqueamento

Um pensamento comum ao fazer o congelamento de legumes é achar que basta lavá-los, descascá-los e cortá-los e colocá-los no congelador. Isso pode ser feito com alguns alimentos, mas o ideal é tomar um pouco mais de cuidado neste processo. Para saber como congelar beterraba corretamente é preciso conhecer um processo chamado branqueamento ou escaldamento, que serve tanto para beterrabas, quanto para outros legumes e verduras. Mas, afinal, o que é branqueamento?

Este processo consiste em escaldar os alimentos em água fervente, mas não deixá-los cozinhar, normalmente, menos de dois minutos serão suficientes, e, logo em seguida, passá-los para um recipiente com água com gelo, para dar um choque térmico.

Isso serve para impedir a ação de enzimas nos vegetais e evitar que eles se estraguem. Portanto, se você quer saber como congelar beterraba crua, fazer o branqueamento é essencial. Em seguida daremos detalhes sobre o processo com este tipo de legume específico.

Como congelar beterraba crua: passo a passo

Agora que você já conhece o processo de branqueamento, vamos ao tema do artigo. Veja abaixo o passo passo de como congelar beterraba usando esse método:

  1. Lave as beterrabas como de costume;
  2. Descasque-as;
  3. Corte-as no formato em que você pretende usá-las, julienne, rodelas, cubos, ou como preferir;
  4. Em uma panela, coloque a água para ferver. Quando levantar fervura, deixe a beterraba dentro por cerca de 2 minutos, caso tenha cortado em rodelas. Caso tenha feito algum corte em pedacinhos menores, tome cuidado para que não cozinhem.
  5. Transfira-as para um recipiente com água gelada e gelo e deixe por alguns minutos.
  6. Seque-as com um papel absorvente totalmente limpo.
  7. Separe pequenas porções, conforme imagine que serão utilizadas, e coloque em sacos plásticos ou recipientes de vidro com tampa que possam ser congelados, igualmente limpos. No caso dos saquinhos, tire o ar o máximo que conseguir e, caso eles não sejam do tipo zip lock, feche-os com uma fita.
  8. Guarde as porções de beterrabas no congelador.

Como congelar beterraba cozida

Pode congelar beterraba cozida? Sim! Além do mais, o processo já será bem mais simples. Depois de cozida, espere esfriar um pouco e coloque a beterraba em um recipiente hermético ou saquinho do tipo zip lock e leve ao congelador.

A única coisa que você deve observar aqui é: não deixe a beterraba cozida muito tempo fora da geladeira antes de congelá-la, para não correr risco de contaminação. Se você deixar um par de horas fora, já é motivo de perigo, por isso preste bastante atenção a este detalhe.

Para descongelar a beterraba cozida, use o micro-ondas ou o processo de banho-maria e consuma imediatamente.

Quanto tempo a beterraba dura no congelador e outras dicas

Quanto tempo a beterraba dura no congelador? Normalmente, os legumes congelados duram cerca seis meses, mas, se você fizer todo o processo corretamente, pode manter suas beterrabas congeladas por até 8 meses. Aproveitando, veja algumas dicas relativas ao controle do tempo de congelamento e mais:

  • Coloque etiquetas nos saquinhos com a data de congelamento: muito provavelmente você não irá congelar somente as beterrabas e depois ficará difícil lembrar quando armazenou cada alimento. Para ter controle e evitar deixar os alimentos congelados por um prazo maior que o indicado, sinalize quando congelou cada coisa usando etiquetas com as datas.
  • Evite o recongelamento: descongelar e recongelar alimentos pode fazer com que eles se estraguem. Por isso, sempre que for congelar beterraba ou qualquer outro legume, faça porções pequenas para descongelar somente o que for usar no momento.
  • Não encha o congelador até a sua máxima capacidade: para garantir condições ideais para o congelamento de alimentos, não se deve lotar o congelador. O ar deve poder circular entre os alimentos.
  • Limpe o congelador: congelar os alimentos não é garantia de que eles não vão se estragar. Para isso, você deve manter o seu congelador sempre limpo e em boas condições de uso, com a manutenção sempre em dia e a temperatura bem regulada.
  • Descongele da maneira correta: caso você vá cozinhar a beterraba, depois de congelá-la com o processo de branqueamento, você pode passá-las direto para a panela com água fervente. Caso for utilizá-la em uma receita crua, passe do congelador para a geladeira um dia antes do preparo.

Se você quer saber como congelar outros legumes e verduras para facilitar seu processo na cozinha no dia a dia, veja também nossos artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar beterraba, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Bibliografia
  • FREEZE IT. Can you freeze beetroot? Disponível em: <https://www.freezeit.co.uk/can-you-freeze-beetroot/> Acesso em: 25 de março de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como congelar beterraba
Como congelar beterraba

Voltar ao topo da página