Habas de soja

Como comer edamame

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. 6 agosto 2020
Como comer edamame

A soja tem múltiplos benefícios para a saúde, mas para obtê-los da melhor forma é importante saber como cozinhá-la e quais as quantidades adequadas de consumo. Embora o ato de consumir soja tenha se popularizado no mundo todo, muita gente ainda desconhece as alternativas possíveis na hora de cozinhar soja. Nesse sentido, o edamame, muito popular na culinária e em restaurantes japoneses, é uma ótima opção. Embora o termo edamame não se refira a nenhum produto alimentar específico, mas sim a um método de preparo da soja, é importante explorar todas as possibilidades dessa receita, pois ela oferece grandes benefícios e está se popularizando cada vez mais.

Se você quer saber como comer edamame, o que ele é de fato, que sabor tem e como você pode cozinhá-lo preparando receitas diversas, recomendamos que siga lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como comer espinafre cru

Índice

  1. Como comer edamame
  2. Que sabor tem o edamame?
  3. Como fazer edamame picante com molho sriracha
  4. Como cozinhar edamame refogado com azeite de trufas
  5. Como cozinhar edamame com molho de soja
  6. Propriedades e benefícios de comer edamame
  7. Contraindicações do edamame

Como comer edamame

O termo "edamame" refere-se à preparação das vagens de soja, vez ou outra também chamadas de feijões japoneses. Ou seja, o alimento são as vagens com a leguminosa dentro, e a maneira de cozinhá-las é o edamame. O processo de preparo consiste em colher esses vegetais antes que amadureçam, cortando as pontas e fervendo com uma pitada de sal.

Também é possível falar sobre o snack de edamame, já que para comê-lo basta abrir as vagens com os dentes: coma o grão de dentro e descarte a casca, como se fossem sementes.

Como comer edamame - Como comer edamame

Que sabor tem o edamame?

Quando fresco, o edamame possui um sabor doce e amanteigado. Seu próprio nome significa ramo de feijão", sendo eda = "ramo", e mame = "feijão". Costuma ser servido com algum tipo de molho para acompanhá-lo, o que dá ainda mais sabor à receita.

Outra alternativa que essa receita japonesa de edamame oferece é tirar as sementes previamente cozidas de dentro das vagens de soja e triturá-las, preparando um molho que pode ser consumido com outros aperitivos, como se fosse um guacamole. Se você ainda está se perguntando como comer edamame, anote as seguintes receitas.

Como fazer edamame picante com molho sriracha

Entre as diferentes formas de comer edamame está a alternativa do molho sriracha. Siga os passos para preparar a receita:

Ingredientes

  • Vagens de soja.
  • Água.
  • Sal.
  • Molho sriracha.
  • Pimenta.

As quantidades vão depender tanto do número de convidados que você vai receber quanto do quão picante você quer que sua receita fique. Quanto mais molho você adicionar, mais picante vai ficar.

Passo a passo para cozinhar edamame picante

  1. Ferva as vagens de soja ou, se preferir, cozinhe-as no vapor.
  2. Adicione sal aos legumes cozidos.
  3. Para que o edamame tenha um sabor picante, é necessário fazer o molho sriracha, originário da Tailândia, com os seguintes ingredientes: alho, pimentão vermelho, vinagre, sal e açúcar.
  4. Finalmente, adicione um pouco de pimenta e misture o molho sriracha com as vagens de soja para obter um edamame muito saboroso com toque picante.
Como comer edamame - Como fazer edamame picante com molho sriracha

Como cozinhar edamame refogado com azeite de trufas

Se você não sabe como comer o edamame congelado, que pode ser encontrado nos supermercados, aqui no umCOMO sugerimos que, por exemplo, você o refogue com azeite de trufas. Siga as etapas para preparar o seu:

Ingredientes

  • Vagens de soja.
  • Água.
  • Sal.
  • Azeite de oliva ou óleo de girassol.
  • Sementes de girassol.
  • Azeite de trufas.
  • Sal marinho.

Passos para fazer edamame com azeite de trufas

  1. Coloque a água para ferver em uma panela e, quando ela começar a ferver, adicione o sal.
  2. Despeje as vagens de soja na panela para fervê-las: o cozimento deve durar aproximadamente 5 minutos.
  3. Escorra as vagens da água da panela.
  4. Mergulhe as vagens de soja novamente em água quente para amolecê-las.
  5. Aqueça o óleo em uma frigideira, escorra os legumes e coloque-os na panela junto com algumas sementes de girassol.
  6. Misture as sementes com as vagens e, depois, adicione o azeite de trufa.
  7. Misture tudo de novo com o azeite de trufa e um pouco de sal a gosto.
  8. Sirva o edamame em uma tigela, temperando com sal marinho ou do himalais em flocos ou pequenas quantidades para terminar de salgar os vegetais.

Como cozinhar edamame com molho de soja

Outro molho para edamame muito compatível com esse legume, e com uma ótima oferta de pratos para acompanhá-lo, é o molho de soja. A receita é bem semelhante às de edamame picante com molho sriracha e de edamame com azeite de trufas. Para preparar seu próprio edamame com molho de soja, siga as instruções:

Ingredientes

  • Vagens de soja.
  • Água.
  • Sal.
  • Molho de soja.

Preparação de edamame com molho de soja

  1. Coloque as vagens para ferver.
  2. Tempere com sal e, se quiser, refogue as vagens na frigideira.
  3. Quando estiverem boas, adicione o molho de soja para servi-las.
  4. Se você quer fazer seu próprio molho de soja caseiro, você vai precisar de quatro ingredientes principais: água, sal, soja e trigo. Mas, a não ser que você tenha tempo de sobra e decida preparar o molho para usá-lo em diferentes receitas, recomendamos que para o preparo do edamame você já tenha seu molho preparado ou previamente comprado.

Te convidamos a aprender mais sobre como cozinhar soja nesse outro post.

Como comer edamame - Como cozinhar edamame com molho de soja

Propriedades e benefícios de comer edamame

Além de descobrir como comer vagens de soja, no umCOMO, queremos que você conheça todos os benefícios e propriedades do edamame:

  • Rico em propriedades antioxidantes.
  • Grande fonte de fibras.
  • Reduz o colesterol ruim (LDL), já que, com o edamame, você consome proteínas vegetais em substituição às proteínas animais, além de muita fibra. Proteínas e fibras vegetais promovem a diminuição desse colesterol.
  • Fornece cálcio e magnésio, ajudando a manter os ossos fortes.
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
  • Grande fonte de proteínas e ferro de qualidade, fornecendo muita energia ao organismo.
  • Altamente recomendado para diabéticos, pois reduz problemas relacionados aos rins. Apesar de os diabéticos expelirem mais proteínas pela urina, o edamame é conveniente porque fornece proteínas vegetais, que são melhor digeridas pelos pacientes com esta doença.
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Para acompanhar, veja também como fazer lamen japonês.

Como comer edamame - Propriedades e benefícios de comer edamame

Contraindicações do edamame

Apesar dos grandes benefícios em relação ao consumo, você também deve levar em conta algumas contraindicações do edamame:

  • Pessoas com problemas de tireoide precisam regular muito o consumo de edamame, pois a soja dificulta a absorção correta de alguns medicamentos para tratar essas doença.
  • Pacientes com câncer de mama devem se consultar com especialistas médicos sobre a conveniência de consumir edamame, já que a soja contém fitoestrogênios que podem reduzir o efeito dos medicamentos tomados nos tratamentos para essas doenças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer edamame, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como comer edamame