Como aproveitar a casca do pequi - ideias sustentáveis!

Como aproveitar a casca do pequi - ideias sustentáveis!

Encontrado em abundância no cerrado brasileiro, o pequi é um fruto com cheiro bem característico e diversas utilidades. Base da alimentação de várias regiões do país, o pequi faz parte de muitas receitas tradicionais. Além disso, seu óleo, flores e folhas também são utilizados para tratamentos fitoterápicos.

Mas como aproveitar a casca do pequi? Neste artigo, o umCOMO explica e dá dicas simples para você aproveitar a casca deste fruto e, assim, utilizá-lo da melhor forma possível. Além disso, trazemos os benefícios do óleo do pequi para que você saiba aproveitar todas as partes da fruta da melhor maneira possível.

Aproveitamento da casca do pequi: para que serve a casca do pequi?

A casca do pequi, assim como o restante do fruto, é bem nutritiva. Nela que se concentram os nutrientes. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não a utilizam. Ela, depois de passar por alguns processos, pode ser reaproveitada para fabricar sabões e farinha, por exemplo. Além disso, é possível extrair a pectina, um elemento que pode ser usado para fazer geleias na indústria alimentícia. Indo mais fundo na questão do reaproveitamento da casca do pequi, pode ser extraído, também, carvão ativo para o tratamento de água. Tudo isso pode ajudar na economia de pequenas comunidades do cerrado, gerando empregos e renda.

Dica: veja todos os benefícios do pequi para a saúde.

Sabão de casca de pequi

O sabão caseiro de casca de pequi é uma das formas de aproveitar 100% da fruta. Como somente a polpa e o caroço são consumidos, normalmente a casca vai para o lixo. Para reaproveitar a casca e gerar renda para muitas famílias, surgiu a ideia de fabricar o sabão. Ele é utilizado para diversas atividades da casa, como lavar roupas, limpar e até lavar os cabelos. Muitas mulheres, inclusive, relatam que o sabão feito da casca do pequi dá mais brilho e maciez aos fios.

O material necessário para fazer sabão caseiro de casca de pequi é:

  • 160g de soda cáustica de 90%;
  • 1 litro óleo de cozinha reaproveitado, isto é, você pode ter cozinhado com ele anteriormente;
  • 160g casca de pequi;
  • 1 litro de água;
  • Luvas;
  • Recipiente de aço inoxidável para a mistura;
  • Recipiente para molde.

Caso você vá aumentar a quantidade de cada ingrediente, a de casca de pequi deve ser proporcional a de soda cáustica que você vai utilizar.

Agora que você já tem tudo o que precisa em mãos, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. O primeiro passo é fermentar a casca do pequi durante 8 dias. Para fazer isso é só deixá-lo num saco plástico fechado durante esse período;
  2. Retire as cascas de pequi do saco e coloque as luvas para proteger as mãos da soda cáustica;
  3. Coloque o litro de água em um recipiente de aço inoxidável e acrescente a soda cáustica;
  4. Tenha cuidado porque a temperatura pode alcançar os 80ºC.
  5. Deixe descansar e esfriar até os 35ºC. Acrescente a casca do pequi à mistura;
  6. Despeje o óleo lentamente na água e mexa sempre para o mesmo lado durante meia hora ou 40 minutos;
  7. Transfira a mistura para o recipiente do formato que você gostaria que fique o seu sabão e deixe descansar por 30 dias;
  8. Pronto, o sabão de casca de pequi está pronto para ser utilizado!

Veja também outras receitas de como fazer sabão caseiro se você quer fazer outros tipos de sabão na sua casa. E já que estamos falando em sustentabilidade e aproveitar a casca do pequi para fazer sabão, não deixe de conferir também como reciclar sabão.

Farinha da casca do pequi

A farinha da casca de pequi é usada para a fabricação de pães de forma. Ela é vendida pronta por conta do processo de fabricação complicado e industrializado. Primeiro, as cascas são lavadas com um produto químico e, depois, congeladas. Em seguida, as cascas de pequi são raladas e secas, trituradas e, em seguida, refrigeradas novamente.

Normalmente, a farinha de casca de pequi é misturada à farinha de trigo para receitas. A farinha da casca de pequi é cheia de fibras e micronutrientes, deixando os pães mais nutritivos sem afetar tanto o gosto e composição.

Para fazer um pão com farinha da casca de pequi, você deve misturá-la à farinha de trigo. Depois, é só adicionar os outros ingredientes da receita de sua preferência normalmente e observar o comportamento da massa. Às vezes, é preciso completar com mais farinha de trigo por conta da umidade.

Se você está pensando em provar farinha de pequi no pão, mas não sabe como fazer um pão do zero, não deixe de conferir nosso artigo sobre como fazer pão.

Para que serve óleo de pequi

Outra parte do pequi que também pode ser muito bem aproveitada é o óleo, ou azeite, extraído da fruta. E para que serve o óleo de pequi? Além de ser capaz de reduzir dores musculares e ser muito benéfico para pessoas que praticam exercícios, segundo estudos[1], o óleo de pequi é muito positivo quando aplicado com intenção cicatrizante.

Ele é capaz de atenuar o processo inflamatório em feridas e estimula maior produção de colágeno em relação a feridas que cicatrizam sem a aplicação do óleo. E, além disso, também é comprovada a eficiência da ação antifúngica e antimicrobiana o que contribui para que o processo de cicatrização ocorra sem contaminações. Isso faz do óleo de pequi uma boa alternativa natural quando o assunto é cuidar de feridas. Mas, claro, sempre tendo consciência que deve-se buscar um médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar a casca do pequi - ideias sustentáveis!, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. Bertolino, J. F., Ferreira, K. D., Mascarenhas, L. J. S., Oliveira, L. P., & Vulcani, V. A. S. (2019). Aplicabilidade do óleo de pequi na cicatrização. Enciclopédia Biosfera, 16, 229-243. Disponível em: <https://www.conhecer.org.br/enciclop/2019a/agrar/Aplicabilidade%20do%20oleo.pdf> Acesso em: 01 de dezembro de 2020.