Fazer chá

Chá de alecrim é bom para quê?

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 8 julho 2019
Chá de alecrim é bom para quê?

Chá de alecrim é bom para quê? O alecrim, de nome científico Rosmarinus officinalis L., é um arbusto primeiramente encontrado na região banhada pelo mar Mediterrâneo. Suas folhas possuem um aroma e sabor únicos, levando o alecrim a ser utilizado como tempero para os mais diversos tipos de pratos. Além disso, essa planta aromática também possui um toque de misticismo: diz a lenda que os habitantes da Grécia Antiga utilizavam o alecrim para obter criatividade e fortalecer a memória. O alecrim se adaptou muito bem ao clima brasileiro e pode ser cultivado até lugares onde não há muito espaço disponível (como apartamentos, por exemplo). O alecrim também pode ser consumido na forma de chá, promovendo assim inúmeros benefícios para a saúde e é sobre eles que nós falaremos neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Qual é a diferença entre chá e infusão?

Índice

  1. Chá de alecrim é bom para quê?
  2. Chá de alecrim é bom para emagrecer?
  3. Chá de alecrim é bom para o cabelo
  4. Como fazer chá de alecrim
  5. Chá de alecrim: contraindicações

Chá de alecrim é bom para quê?

Os poderes das infusões de ervas (como os chás, por exemplo) já são conhecidos há séculos pela humanidade. Antes da existência da indústria farmacêutica, a maioria dos tratamentos era feitos com chás e outros remédios naturais. Para que serve o chá de alecrim, ou seja, como esse chá pode ajudar a melhorar sua saúde?

Chá de alecrim é bom para...

Confira abaixo alguns benefícios do alecrim que você poderá obter se consumi-lo na forma de chá:

  • Alívio no que diz respeito aos desconfortos gástricos (como gases e má digestão);
  • Redução das cólicas menstruais. Veja como aliviar a dor menstrual com remédios naturais nesse artigo.
  • Combate a cefaleia (dor de cabeça), o estresse e também a ansiedade, melhorando o humor de maneira geral;
  • Perda de peso, pois o alecrim tem efeito diurético (auxilia na eliminação de líquidos);
  • Facilita a circulação do sangue;
  • Auxilia na expectoração de fluidos como o catarro, por exemplo;
  • Fortalece a memória. Confira como usar o alecrim para a memória nessa ligação.

Chá de alecrim é bom para emagrecer?

Sim! O chá de alecrim é um excelente aliado daqueles que estão brigando com a balança. Isso ocorre pois o alecrim é um diurético natural, logo, ajuda o organismo a eliminar líquidos, promovendo assim a perda de peso.

No entanto, é importante levar em conta que para emagrecer tomando chá de alecrim é preciso fazer uma dieta adequada, comendo alimentos pobres em gordura e açúcar, além de praticar atividades físicas habitualmente. Em umCOMO explicamos como tomar chá de alecrim para emagrecer. Confira!

Chá de alecrim é bom para o cabelo

Não é à toa que o alecrim é um dos queridinhos da indústria cosmética: essa poderosa planta apresenta diversos benefícios para o cabelo e também para a pele. O alecrim estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, ou seja, ativa os folículos capilares para que seu cabelo cresça forte e saudável. Além disso, o alecrim também promove uma limpeza profunda - por isso, recomenda-se o uso de xampu com alecrim para aqueles que possuem cabelo com tendência à oleosidade.

Mas como usar o chá de alecrim no cabelo? O ideal é fazer uma infusão de alecrim, armazená-la na geladeira e utilizar sempre após lavar o cabelo normalmente (ou seja, logo após o enxague do condicionador). Despeje um pouco do chá de alecrim no couro cabeludo e faça uma massagem por aproximadamente dez minutos. Após isso, basta enxaguar com água. Pronto! Você deve sentir seus fios mais fortes e saudáveis após algumas aplicações do chá. Se deseja um tratamento mais intenso, veja como fazer shampoo de alecrim caseiro nesse artigo.

Como fazer chá de alecrim

Sabendo de todos os benefícios do alecrim, é irresistível a vontade de querer preparar um chá de alecrim tão logo quanto possível. Siga o passo a passo para aprender como fazer chá de alecrim:

  1. Ferva um litro de água e, após desligar o fogo, adicione uma colher de sopa de alecrim. Dica: dê sempre preferência ao alecrim fresco em detrimento do desidratado. Você pode cultivar alecrim em sua casa: veja como cuidar de alecrim em vaso.
  2. Deixe as folhas em infusão na água por cerca de dez minutos. Passado esse tempo, coe o chá e leve-o para resfriar. Para sentir todos os benefícios do alecrim, o ideal é tomar pelo menos um litro de chá por dia. Fique atento!

Chá de alecrim: contraindicações

Apesar de fazer maravilhas pela saúde de quem o consome, o chá de alecrim não é recomendado em alguns casos:

  • Principalmente para as gestantes: a depender da dose é possível que o chá de alecrim provoque um aborto.
  • Além disso, não se recomenda o chá de alecrim para homens que têm ou tiveram câncer de próstata.
  • Outro grupo que deve evitar o chá são aqueles que são alérgicos ao alecrim.

 

Se pretende ler mais artigos parecidos a Chá de alecrim é bom para quê?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Chá de alecrim é bom para quê?