Partilhar

Chá de alecrim: para que serve? Usos e benefícios

O alecrim, de nome científico Rosmarinus officinalis L., é um arbusto primeiramente encontrado na região banhada pelo mar Mediterrâneo. Suas folhas possuem um aroma e sabor únicos, levando o alecrim a ser utilizado como tempero para os mais diversos tipos de pratos. Além disso, essa planta aromática também possui um toque de misticismo: diz a lenda que os habitantes da Grécia Antiga utilizavam o alecrim para obter criatividade e fortalecer a memória. O alecrim se adaptou muito bem ao clima brasileiro e pode ser cultivado até lugares onde não há muito espaço disponível (como apartamentos, por exemplo). O alecrim também pode ser consumido na forma de chá, promovendo assim inúmeros benefícios para a saúde. Chá de alecrim: para que serve? Confira em umCOMO!

Também lhe pode interessar: Catuaba: para que serve e como usar

Chá de alecrim é bom para quê?

Os poderes das infusões de ervas (como os chás, por exemplo) já são conhecidos há séculos pela humanidade. Antes da existência da indústria farmacêutica, a maioria dos tratamentos era feitos com chás e outros remédios naturais. Para que serve o chá de alecrim, ou seja, como esse chá pode ajudar a melhorar sua saúde? Confira abaixo alguns benefícios do alecrim que você poderá obter se consumi-lo na forma de chá:

  • Alívio no que diz respeito aos desconfortos gástricos (como gases e má digestão);
  • Redução das cólicas menstruais. Veja como aliviar a dor menstrual com remédios naturais nesse artigo.
  • Combate a cefaleia (dor de cabeça), o estresse e também a ansiedade, melhorando o humor de maneira geral;
  • Perda de peso, pois o alecrim tem efeito diurético (auxilia na eliminação de líquidos);
  • Facilita a circulação do sangue;
  • Auxilia na expectoração de fluidos como o catarro, por exemplo;
  • Fortalece a memória. Confira como usar o alecrim para a memória nessa ligação.

Chá de alecrim emagrece?

Sim! O chá de alecrim é um excelente aliado daqueles que estão brigando com a balança. Isso ocorre pois o alecrim é um diurético natural, logo, ajuda o organismo a eliminar líquidos, promovendo assim a perda de peso.

No entanto, é importante levar em conta que para emagrecer tomando chá de alecrim é preciso fazer uma dieta adequada, comendo alimentos pobres em gordura e açúcar, além de praticar atividades físicas habitualmente. Em umCOMO explicamos como tomar chá de alecrim para emagrecer. Confira!

Benefícios do alecrim para o cabelo

Não é à toa que o alecrim é um dos queridinhos da indústria cosmética: essa poderosa planta apresenta diversos benefícios para o cabelo e também para a pele. O alecrim estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, ou seja, ativa os folículos capilares para que seu cabelo cresça forte e saudável. Além disso, o alecrim também promove uma limpeza profunda - por isso, recomenda-se o uso de xampu com alecrim para aqueles que possuem cabelo com tendência à oleosidade.

Mas como usar o chá de alecrim no cabelo? O ideal é fazer uma infusão de alecrim, armazená-la na geladeira e utilizar sempre após lavar o cabelo normalmente (ou seja, logo após o enxague do condicionador). Despeje um pouco do chá de alecrim no couro cabeludo e faça uma massagem por aproximadamente dez minutos. Após isso, basta enxaguar com água. Pronto! Você deve sentir seus fios mais fortes e saudáveis após algumas aplicações do chá. Se deseja um tratamento mais intenso, veja como fazer shampoo de alecrim caseiro nesse artigo.

Chá de alecrim: como fazer

Sabendo de todos os benefícios do alecrim, é irresistível a vontade de querer preparar um chá de alecrim tão logo quanto possível. Siga o passo a passo para aprender como fazer chá de alecrim:

  1. Ferva um litro de água e, após desligar o fogo, adicione uma colher de sopa de alecrim. Dica: dê sempre preferência ao alecrim fresco em detrimento do desidratado. Você pode cultivar alecrim em sua casa: veja como cuidar de alecrim em vaso.
  2. Deixe as folhas em infusão na água por cerca de dez minutos. Passado esse tempo, coe o chá e leve-o para resfriar. Para sentir todos os benefícios do alecrim, o ideal é tomar pelo menos um litro de chá por dia. Fique atento!

Chá de alecrim: contraindicações

Apesar de fazer maravilhas pela saúde de quem o consome, o chá de alecrim não é recomendado em alguns casos:

  • Principalmente para as gestantes: a depender da dose é possível que o chá de alecrim provoque um aborto.
  • Além disso, não se recomenda o chá de alecrim para homens que têm ou tiveram câncer de próstata.
  • Outro grupo que deve evitar o chá são aqueles que são alérgicos ao alecrim.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Chá de alecrim: para que serve? Usos e benefícios, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Chá de alecrim: para que serve? Usos e benefícios

Voltar ao topo da página