Los tipos de té

Tipos de chá

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 19 junho 2023
Tipos de chá

Determinar exatamente quantas variedades de chá existem não é fácil porque tudo depende da classificação que você deseja usar. Basicamente, poderíamos dizer que esse número oscila entre 6 e 12 tipos (ou mais). Esta oscilação baseia-se no fato de contar os chás pelas cores: vermelho, verde, preto... mas também levando em consideração o local de origem de cada um deles, sem esquecer, ainda, as misturas que podem ser feitas com diferentes folhas de chá que dão origem a novas variedades.

É preciso esclarecer que qualquer chá, para ser considerado como tal, tem que provir da mesma planta, a camélia sinensis, originária da China, mas atualmente cultivada em vários países. São as folhas desta planta e, sobretudo, o processo a que são submetidas: oxidação, secagem, fermentação... que produz as diferentes variedades de chá. Descubra os tipos de chá que existem lendo este artigo do umCOMO onde serão detalhadas as características daqueles considerados como variedades primárias.

Também lhe pode interessar: Como fazer chá gelado

Índice

  1. Chá verde
  2. Chá amarelo
  3. Chá branco
  4. Chá preto
  5. Chá Oolong
  6. Chá vermelho

Chá verde

É um dos chás mais populares, cujas excelentes propriedades são conhecidas, pois seu alto teor de polifenóis o torna um poderoso antioxidante. No caso do chá verde, as folhas são recolhidas mantendo a clorofila intacta e secam ao ar e ao sol para terminar o processamento com a aplicação de técnicas específicas para evitar a oxidação.

Desta forma, as folhas de chá conservam praticamente intactos todos os nutrientes e princípios ativos que lhes conferem as suas boas qualidades. Entre outras, sua riqueza em antioxidantes tornam os chá aliados da saúde cardiovascular.

Entre as diferentes variedades de chá verde que você pode encontrar, uma das que mais ganhou popularidade nos últimos anos é o chá matcha, que é feito com folhas de chá verde finamente moídas, para que possa ser tomado em pó.

No umCOMO vamos te explicar os benefícios do chá verde para saber o momento ideal de tomá-lo durante seu dia.

Chá amarelo

Se o chá verde é um dos tipos de chá mais conhecidos, o amarelo, por outro lado, é um dos menos consumidos, apesar de ser tão benéfico para todo o corpo quanto o verde. É muito semelhante ao chá verde, embora o paladar seja mais suave, com menos amargor.

É um chá de primeira qualidade elaborado com os brotos ou primeiras folhas da planta, que são submetidas a um processo de fermentação parcial, responsável pela sua cor característica. O processo de oxidação mínima mantém inalteradas suas propriedades diuréticas e antioxidantes e seu alto teor de flúor faz com que o chá amarelo contribua para o bom estado dos dentes e gengivas.

Tipos de chá - Chá amarelo

Chá branco

O chá branco é uma iguaria valorizada desde a antiguidade pela sua extraordinária qualidade e pelo seu sabor delicado com nuances frutadas e aromas delicados. Neste caso, a Camellia sinensis é geralmente cultivada em áreas montanhosas em condições ótimas para o desenvolvimento da planta.

Além disso, para o preparo deste tipo de chá, extraem-se os primeiros brotos, as folhas mais tenras e quase sem clorofila (daí a sua cor pálida). Após a colheita, são colocadas para secar de forma mais natural para que conservem todas as suas propriedades. Diz-se que o chá branco ajuda a proteger o sistema imunológico e as habilidades cognitivas.

Chá preto

A oxidação completa de suas folhas é o que dá ao chá preto sua cor escura característica e seu sabor intenso. A colheita é feita com as folhas já crescidas e quando já está há certo tempo plantada, para secá-las completamente e atingir a oxidação total, obtendo-se assim um produto que requer um tempo de infusão mais longo do que outros chás como o verde.

O chá preto tem um alto teor de cafeína e fornece uma boa dose de minerais como: cálcio, magnésio, fósforo ou zinco. Algumas das variedades mais apreciadas deste tipo de chá são: chá preto do Ceilão, Assam e Dayerling (estes dois últimos cultivados na Índia).

Chá Oolong

O chá Oolong, que ganhou popularidade nos últimos anos, também é conhecido como chá azul por sua tonalidade particular. Na verdade, esse tipo de chá está no meio termo entre o verde e o preto, pois, em seu preparo, sofre oxidação parcial de suas folhas.

Mantém o alto poder antioxidante do chá verde e é especialmente rico em taninos, o que faz com que este chá tenha propriedades adstringentes e anti-inflamatórias. Seu tempo ideal de infusão é de três minutos e, em termos de sabor, é uma das variedades mais suaves e delicadas no paladar. Além disso, é considerado um dos melhores para promover uma boa digestão evitando quilos extras.

Descubra Como tomar chá azul para emagrecer.

Tipos de chá - Chá Oolong

Chá vermelho

Por fim, o chá vermelho, também chamado de chá Pu-erh, por ser uma variedade nativa desta cidade da região de Yunnan, na China, caracteriza-se por seu longo processo de fermentação, que causa uma oxidação lenta e progressiva.

O tempo de processamento pode durar vários meses e até anos, tempo em que as folhas secam e adquirem sua tonalidade avermelhada particular. Esta fermentação lenta faz com que o teor de cafeína seja mínimo apesar do forte sabor que a infusão apresenta. A baixa presença de cafeína (teína) faz com que o chá vermelho tenha propriedades calmantes. Também é considerado especialmente digestivo e eficaz quando se trata de ajudar a desintoxicar o corpo, eliminando gorduras e toxinas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de chá, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Tipos de chá